Então pessoal, finalizando o blog, vou contar o que aconteceu na última tarde da SIGGRAPH.
Pixar no estande da Autodesk
Após o almoço voltei ao estande da Autodesk para ver uma das palestras mais interessantes de todas: desenvolvedores da pixar mostrando o mudbox exportando texturas em PTex, carregando no maya e renderizando com o Renderman for maya e criando shaders no slim. Para quem como eu nunca tinha visto o renderman em ação foi muito interessante. Começando pelo PTex, a Pixar esta trabalhando em conjunto com a Autodesk desenvolvendo a ferramenta que converte a textura pintada no formato PTex, onde cada polígono possui sua textura. Além disso estão implementando o vector displace extraído do mudbox, esse seria o modelo low poly visualizando seu mapa de vector displacement:
Diversas vezes eles digitavam alguns códigos para algumas funções, nesse caso estavam carregando o vector displacement no renderman:
Renderizaram então no Renderman utilizando um HDR para iluminação e o vector displacement aplicado, sem raytrace ou GI:
Depois foram carregando as texturas, shaders e renderizaram com diversos mapas de HDR, então para quem também nunca viu o renderman em ação segue um vídeo que eu fiz, são 3 videos que eu juntei em um só, vale ver no youtube em HD:
Pra quem quiser ver a apresentação inteira tem no área da autodesk: http://area.autodesk.com/siggraph/video23
Enquanto isso no estande ao lado, todos os dias eram assim: sempre lotado de gente vendo as novidades do zbrush, eles estavam repetindo o mesmo dos outros dias e ainda assim estava sempre lotado.
Palestra nVidia no estande da Autodesk:
Essa foi a ultima palestra do dia, começou mostrando um pouco do plugin physx, com o apex para simulação de tecido e outra de rope, muito legal, não comentaram mas espero que seja integrado ao Max em definitivo.
Depois um dos mais aguardados: abriram o Max em uma versão alpha do 2012 (sugestivo!) para mostrar o iray. Ele pode funcionar como um active shade para ser interativo, porém esse modo ainda não estava implementado para aquela apresentação, então mostraram uma previa dele funcionando como render final. Pra quem não conhece ele foi feito do zero, não é uma adaptação do mental Ray e é um render totalmente realista como o Maxwell, vrayRT, entre outros, onde não existe quase nada de configuração, como comentaram lá não precisa configurar final gather, photons, caustics, tweaks pra evitar flick ou qualquer coisa assim. O que ele tem de opção é o tempo que o render vai ficar trabalhando ou um nível de noise quando ele vai parar de refinar a imagem e só, são as maravilhas do render fisicamente correto. Na demonstração ele ficava um tempão fazendo o translate, mas disseram que tratava-se de uma versão experimental rodando debugs e outras coisas que deixavam o translate mais lento e a versão final é bem rápido como o translate que temos atualmente quando renderizamos com o mental Ray no Max. Agora o render, por ser acelerado tanto pela CPU como pela GPU, era muito rápido usando 4 GTX480 lá, mas comentaram que ele também é bem rápido em placa comuns.
Como eu comentei antes, o iray já foi lançado como standalone já faz uns meses e por isso eu vi ele implementado em alguns estandes na siggraph, o mais notável o Bunkspeed Shot. Por mais legal que seja pra mostrar algum produto, do meu ponto de vista esses aplicativos não são tão interessantes como os que são integrados os programas que usamos, principalmente pela necessidade de ficar exportando o modelo. Vejo esses renders interativos como o iRay ou o VrayRT muito mais vantajosos rodando dentro do Max principalmente pelo fato de trabalhar com os materiais que utilizaremos no nosso render final. Então vejo o iray como uma ótima ferramenta para mostrar para algum diretor ou cliente durante o andamento de um trabalho, sem precisar exportar, trocar material ou algo assim, é só abrir o render e usar os materiais do trabalho em andamento, pena que tem que esperar o Max 2012 pra termos o iray integrado.
A apresentação terminou mostrando a idéia de cloud computing, onde vc manda a cena e um grupo de computadores renderiza, muito promissor!
Pena que minha maquina acabou a pilha no começo da palestra e não tirei foto de nada além do cloth do physx, mas felizmente pra quem quiser ver esse também tem a apresentação inteiro no Area da autodesk, recomendo, tem toda a apresentação do iray no max 2012 sem cortes!
http://area.autodesk.com/siggraph/video22
É isso, com o fim da siggraph fomos ao encontro de usuários da Chaos Group, mas esse merece outro tópico. Pra quem ainda está acompanhando e ficou alguma duvida ou curiosidade, fique a vontade para perguntar.
[]'s
Flávio