Eae pessoal, ontem nao consegui postar pois foi o dia de festas. São as festas com mais homens que eu ja vi na vida...
Bom, to separando umas fotos aqui pra postar, enquanto isso vou responder algumas perguntas:
Sobre filmagem, é proibido filmar aqui, mas fiz um filminho com a camera de uma impressora 3d imprimindo, mas no geral é bom cuidar pq se pegam filmando dizem que podem botar pra fora.
Sobre retopologia o mais interessante é o auto retopology do 3d coat, vale olhar no site deles.
E encontrei com o pessoal da Melies, na real teve um encontro de brasileiros que foi legal pra trocarmos umas idéias, ta aí a brasileirada, tem gente da globo, das produtoras, das universidades, foi muito legal:
E aí André, quanto tempo! Pois é cara, aqui é o sonho de todos... :D
O Renderman está por toda parte, nao tem jeito, os filmes todos são feitos com eles, algumas coisas como os robos dos transformers foram mental ray, mas o Renderman foi feito em 1986 quando tinham sérios limites de memória, então por isso ele gerencia tao bem o render. Então por mais que os computadores tenham evoluído muito, a complexidade do que é exigido no render também, então falaram que se fossem usar raytrace pra renderizar o avatar teriam levado 20 anos... mas também desenvolvem muita coisa pro renderman, como os spherical harmonics pra calcular IBL. Então o renderman vai continuar dominando a industria do cinema por um bom tempo ainda até o hardware evoluir para um ponto de conseguir renderizar uma floresta do avatar por raytracing.
Ah, tem o stand da pixar que tem algumas informações sobre o Renderman, mas tudo muito tecnico, impossivel de acompanhar pra quem nao trabalha com ele.
Pro meu amigo André, as novidades do stand da pixar:
Sobre o phoenix... bom, vou fazer outro post sobre ele mais tarde, parece muito promissor e foi apresentado pelo vlado em pessoa.
Bom, computadores do avatar sao pcs sim... teve coisas como a nvidia fornecendo um porrada de placas tesla pra usar o pantaray, mas foi só pra calcular os coeficiente dos spherical harmonics. Mas no geral sao computadores "comuns" se é que podemos chamar assim, apenas com os melhores hardwares possiveis, mas é por isso que o render tem que ser tao otimizado, nada de GI ou raytracing.
Sobre a participação no evento é aberto a qualquer um, me registrei e paguei quando estava no Brasil ainda. Tive uma grande ajuda da minha mae pra vir, pois a universidade nao paga nada, só se tiver doutorado e expondo algum paper, nao foi o meu caso, espero que ano que vem eu esteja no doutorado e consiga vir pela universidade, sera em Vancouver no Canada. També não fiz um levantamento total dos gastos, só a passagem foir R$2500 mas ficar aqui é muito caro, então quem quiser vir ano que vem é bom se preparar e juntar o dinheiro o quanto antes, mas vale cada centavo!
Bom a caneca eu tive que comprar, a camisa do max eu ganhei mas é bem regulado. :-P
O Lightwave eu ja botei uma foto antes do stand da newtek, eles estao animados com o lightwave 10 que é misturado com o core, mas sei la... nao achei nada impressionante, parece que ele apenas esta alcançando onde os outros ja estao.
O Mari eu acabei de ver... é animal... nao tem nem muito o que falar, pinta malha em alta resolução, com textura em alta resolução, acelarado via gpu, e por isso estava no stand da nvidia. Nessa foto estavam texturizando um personagem inteiro e deram um zoom no olho pra mostrar o nivel de detalhe absurdo que chegam, ele vai aumentando e reduzindo a textura na viewport de forma dinamica pra sempre ter otima performance e carregar na memoria só o que esta sendo visto na hora:
Sobre os softwares do avatar, usaram quase tudo no mercado pra diversas partes, mas os que mais apareceram foram o maya, o motion builder, renderman, mari e shake para a composição, mas todos, todos mesmo sem exceção, eram muito customizado e cheios de ferramentas proprietarias, entao nao da pra dizer que usaram o mesmo software que esta nas nossas maos, talvez o mari quando sair. :D
Ufa, consegui dar uma atualizada, depois eu volto pra postar mais.
[]'s
Flavio