Render e GPU
Algo que chamava a atenção por todo o pavilhão era a abundancia de GPU, Depois foi possível notar uma abundancia de GPUs renderizando, logo no começo ao lado da autodesk estava a chaos group, onde vi o Vray RT 2.0 via GPU:
O equipamento era razoavel, estava rodando com 3 geforces GTX480 em SLI:
Achei algo realmente absurdo com a vantagem de ser algo que necessita de zero aprendizado para quem ja trabalha com vray e vray RT, foi um dos poucos onde notavamos a confiança dos que demonstravam o software, sem o desespero de ter que provar que o software era bom ou algo assim, parece que a chaosgroup conseguiu obter uma confiança muito importante para o grande mercado de CG. Teremos para o final do ano muitas novidades deles, conheci pessoalmente o Vlado, criador do vray e ele estava muito confiante com os lançamentos que teremos até o final do ano: vray 2.0, vray RT 2.0 GPU, Phoenix para simulação de fluidos para concorrer com o fumefx, e ainda inventaram um rendrizador via web chamado de f-box, é um vray rt rodando em um servidor e com interface para web, algo realmente inovador.
Aparentemente o principal concorrente é o Shot da bunkspeed, utiliza o iray e já disponível no mercado, por isso estava presente em diversos estandes:
Este era de uma fabricante de workstations se 3 GTX480 para o vrayRT ja parecia muito, que tal 4 dessas placas?
Também estava presente no estande da nVidia (ja que oiRay é da mental images que pertncee à nvidia) e colado a esta estava o estande da propria bunkspeed, onde pude conversar um pouco com os desenvolvedores e ganhei convite para uma festa amanha, convites pra festas de empresas são bem disputados por aqui, todos falam muito da festa da blur mas ninguém sabe como conseguir convite. :D
Bom, as festas ficam pra depois, continuando no render via GPU temos correndo por fora o octane, um render barato ($120) e facil de usar, parece promissor.
Enquanto o vray usava 3 placas GTX480, o octane 4 ou mais algumas teslas no stand da nvidia, chegamos a olhar para a maquina do octane em seu pequeno stand e falar: "Ah... só duas?" :D
Ah, esse não demonstrava nada, era apenas um fabricante de workstations mostrando ter no catalogo 6 placas de video na mesma maquina! Aparentemente nem eles sabia o que fazer com 6 placas ao mesmo tempo...
Falando em render ainda, por outro lado a Cebas parecia acanhada, enquanto a concorrente chaos group tinha um estande grande ao lado da autodesk, a cebas ficava um pouco mais longe com um estande pequeno como o de pequenas editoras e pesquisadores, apenas destacando o uso de suas ferramentas (final render, thinking particles, volume braker) no filme 2012, mas nada que chamasse muita atenção.
Ah, respondendo a pergunta:
"zulmar jr" disse: sobre mental ray alguma novidade?
Não vi nada, nem uma palavra... vou ver melhor amanha, mas a mental images não possui estande e nem um espaço no grande estande da nvidia... vou ver se descubro algo algo.