E aí My Friends, Blz. Testes q eu fiz aq no final de semana. Vamos lá:
Máquina: i7 // 4g Ram // Video 8400gs 1Gb.
Sist. Operacial: Win7-64bits (service pack1. "Héhé, vai que....").
OBS: Não encostei no Help do max, foi tudo no "só acredito vendo". Portanto se escrevi alguma besteira, favor corrigir.
Tô entrando no max pelo "Change Graphics Mode" e em princípio escolhi o OpenGL.
Abri o arquivo "abix-fall-splineIK.max" e rodei a animação no view. Mto bom.
Sai do max e entre novamente agora usando o Direct3D. Abri o mesmo arquivo e rodei a animação. Absurdamente + lento q o OpenGL. Sombreamento diferente.
Sai do max e entre novamente agora usando o Nitrous. Abri o mesmo arquivo e rodei a animação. Desempenho similar ao Direct3D, sombreamento um pouco diferente. Por default, o viewport ativo vem no modo Realist. Assim que vc para de rodar a animação, o view continua redesenhando (uns pontinhos pretos vão sumindo até limpar o view, como se fosse um tipo de render). Se vc trocar o modo do view para Shade, ai sim, redesenha mto rápido (tá certo, o fundo azul (pela iluminação) some).
Durante modelagem e construção da cena.
OpenGL
De longe, o que responde + rápido. Porém reparei que o sombreamento do Viewport é limitado, por exemplo, não é possível ver sombras de objetos na cena.
(a não ser que esta já tenha sido configurado anteriormente em Direct3D ou Nitrous).
Direct3D
Achei a performace boa tb. É claro, se vc modelar com um ou mais viewports em Smooth+Highlights, com as melhores opções de sombreamento (já com luzes na cena com cast shadow) e transparência (se houver materiais transparentes na cena), a performace vai cair (cair em interatividade, tipo Edit Poly ou Mesh em seguida transforms, modifys e outros comandos).
Nitrous
É, esse é meio enjoado. Por default o veiwport Perspective vem no modo Realistic. O que acontece: Cada coisa que vc cria ou transforma ele "renderiza" o sombreamento, que por default já vem com cast showdows (mesmo sem luzes na cena, ele usa a luz default do max já com projeção de sombras) e as melhores configurações de sombras. Portanto sugiro que vc mude o sombreamento Realistic por outro (shaded, por exemplo) durante o processo de modelagem.
Use o Realistic apenas em etapas importantes do projeto (partes da modelagem, ajuste de iluminacao e camera).
Quando a cena estiver quase pronta ou acabada, aí sim, volte ao Realistic.
Se vc quer prever animações (de forma descente), sugiro que desabite o Realistic, já que ele é um tipo de mini-render por quadro (vc vê o viewport redesenhando após parar de rodar a animação) ou quando vc usa um comando de visualização (pan, zoom, arc rotate).
Além disso, o Nitrous vem com aqueles sombreamentos que parecem filtros do photoshop (tipo meio inuteis) Graphite, Color Pencil, etc.
Nao posso afirmar (posso até estar errado); mas acho que parte do tal do cuda está ligado ao viewport Nitrous e seus respectivos sombreamentos.
Minha placa de video não é top de linha (mto longe disso), assim sendo durante a mondelagem de um objeto ou durante a montagem de uma cena (principalmente com sombreamento Realistic) deu uns bugzinhos aqui (quando minimizava, maximizava). A tela às vezes ficava preta, às vezes xadrez (branco e cinza). Porém sempre que eu maximizava, minimizava novamente, o view voltava normal ("travada total ou não exibição correta" sem ter como voltar, não ocorreu). A outra parte desse cuda está ligado ao iray (eh, isso tenho quase certeza).
IRay
Testei mto pouco. O que tenho certeza:
- As luzes Standard são totalmente ignoradas. Tem efeito no render MR mas não no render IRay. Pense nisso antes de iniciar uma cena.
- Se vc não tiver uma placa de vídeo violenta (ou modulo Tesla), sugiro que vc sempre mantenha habilitado o render MR "no F10" (nunca o IRay), antes de aplicar materiais na cena. Tanto no ME tradicional como no Slate a performace cai drasticamente (aqui pode Travar de vez, dependendo da cena).
Como disse, testei pouco o 2012. Espero ter colaborado.