Entendi a sua dúvida. Bom! O que vc está colocando é reconhecer ou não reconhecer, mas faltou o esclarecimento que reconhecer algo não quer dizer que isso será 100% do seu reconhecimento. Porque não reconhecer é deixar o plane todo opaco sem nenhum nível de transparencia (e não é o que ocorreu nos testes). Agora quando falamos de reconhecer a transparencia, não devemos pensar que será sempre um reconhecimento de 100%, e menos ainda dizer, por não reconhcer 100% da transparencia, que não reconhece. Porque se não reconhecesse, como eu já disse seria um plano totalmente opaco, e pela prática já vimos que não é assim. É o que está faltando vc entender é só isso. Não reconhecer completamente não quer dizer que não reconheça, da mesma forma que há materiais totalmente opacos, parcialmente opacos com certa transparência e totalmente transparentes. Não podemos dizer que um material com uma parcela de transparência é totalmente opaco. Isso que coloquei é só pra vc entender melhor o que quero dizer.
Pode falar a verdade. Depois de ter lido novamente aí em cima, percebi que repeti de forma demasiada as frases. Acho que só recoloquei as palavras de forma diferente. Mas vou deixar assim mesmo. Melhor para mais do que para mesnos! HE!HE!HE! Apesar de não ser muito bem visto em textos. Eita!
Sobre o que eu disse primeiramente com o reconhecimento de transparência com Exact AO habilitado e não reconhecimento quando este parâmetro não estiver habilitado, foi meio que falar antes de testar, e aí dá nisso. HE!HE! Mais embaixo eu fiz os testes e ambos mantem o mesmo resultado ou efeito com a diferença de que com o Exact AO desabilitado ele fica mais forte nas sombras.
Voltando um pouco sobre a utilidade do AO. O que ele faz eu já disse lá em cima (simular GI por meios ou efeito de sombreamento). A função dele é fazer com que apareça detalhes da cena de forma mais fácil e otimizada, em relação ao tempo de render, ao invés de usar somente os recursos de iluminação. Vou dar um exemplo do FG e configuração manual do raio (pois não conheço muito sobre o v-ray). Quanto menor for os valores configurados no raio do FG mais detalhes da cena consegue ser alcançados no render tornando-os visíveis, mas há um grande preço no tempo de render. O AO foi feito para ajudar a alcançar estes detalhes sem gastar muito tempo de render, ou seja, de forma otimizada. HE!HE! Isso é bom! Mas ele também, muitas vezes, é usado de forma exagerada. Fica tão forte que parece com sujeira ou até cartoon. Há um tutorial que eu fiz mostrando rapidamente o uso do AO junto com o raio do FG. O link é este caso surge o interesse:
http://emersondesigner-design.blogspot.com.br/2011/09/configurando-o-raio-do-fg-e-ao.html
Este efeito de GI que o AO gera na cena (ao usar da forma convencional - AO aplicado no canal surface) irá gerar um sombreamento mais parecido com tempo nublado, o que se torna incompatível com um tempo de sol forte, pois o sombreamento é bem diferente. E é justamente nestes casos que vemos a maioria das cenas de maquetes eletrônicas, sol forte e sombras nítidas (algumas nem tanto), e é aí que o AO deve gerar efeito acompanhando o sombreamento gerado pela iluminação. Agora entramos na situação que vc disse que o AO se tornaria inútil. Veja esta imagem, que adicionei aí. Ela nos mostra que é bem diferente do que vc sugeriu. Sem ele habilitado os objetos parecem não sentir o chão. Tanto com iluminação direta como iluminação indireta.
Aqui há mais alguns links mostrando mais sobre o AO do arch design:
http://1.bp.blogspot.com/-yeD_TyWmrx0/TiDInW841oI/AAAAAAAAAU0/STD6Nj4lzlo/s1600/Snap_2011.07.15_12h38m37s_001.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-S654NpPUJNg/TiDIp_uuZ8I/AAAAAAAAAU4/Lw9q8-cM7j8/s1600/Snap_2011.07.15_13h09m36s_002.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-LiB41dAeQPE/TiDIs6rBM4I/AAAAAAAAAU8/KjcOxZUp398/s1600/Snap_2011.07.15_14h54m39s_004.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-E4yUsGzlbx8/TiDIvcWnKgI/AAAAAAAAAVA/Vwe-EO0E6I4/s1600/Snap_2011.07.15_15h41m14s_005.jpg
E aqui eu mostro um problema que ocorre quando a opção Exact AO não está habilitado:
http://4.bp.blogspot.com/-fAbNVwYCFDA/TiDIyH86jvI/AAAAAAAAAVE/r8COb7EoLlI/s1600/Snap_2011.07.15_18h10m49s_001.jpg
Em uma situação em que a iluminação da cena for mais nublada ficaria adequado o uso do AO na sua forma convencional (aplicado no canal surface de um material qualquer). Já que ele simula GI com sombreamento mais borrado ou diffuso, o mais comum em cenas com iluminação bem indireta (tempo nublado). Não estou dizendo que se torna mais adequado do que com o AO do arch design, e nem acho isso, mas que se torna mais compativel com esse tipo de iluminação.
Nó! Gastei mais de 40 minutos só para construir esse texto. HE!HE!HE! Pensar e escrever ao mesmo tempo sempre foi algo que fiz de forma bem lenta Na verdade acho que é mais causa da minha digitação meio precária (o teclado tem culpa no cartório também. HE!HE!). Fazer o quê.