MATERIAL PEDRINHASVamos criar um material simples para entender o trabalho com os Nodes e as técnicas de composição, no final poderemos exportar o material em SBSAR para utilizar no 3ds max, Substance Painter, Unreal, Unity e outros Softs 3D.
O Substance Designer consegue criar materiais com um alto grau de realismo porque permite misturar vários materiais diferentes no mesmo material para adicionar um grande nível de detalhes.
Porém, é comum ver em vídeo tutoriais e até no download gratuito de arquivos Substance a criação de todos os materiais no mesmo gráfico, tornando o arquivo pesado, demorado para atualizar os Nodes e super confuso, cheio de ligações sobrepostas para todos os lados.
Isso acontece porque um material é composto de vários canais como cor, reflexão, rugosidade, Normal Map, Height Map, entre outros, e você precisa mesclar corretamente cada um destes canais de cada um dos materiais que usar na composição, para que a textura final de cor tenha as cores de todos os elementos, a textura final de rugosidade tenha a rugosidade de todos os elementos e assim por diante.
Portanto, não vale a pena trabalhar desta forma e o próprio Substance Designer oferece os recursos para a compartimentação dos gráficos e composição entre diversos materiais.
É muito melhor criar os materiais separados e depois misturá-los como desejar do que compor vários materiais diferentes no mesmo gráfico.
Uma coisa simples de criar no Substance Designer é rocha e tem várias formas de fazer, algumas usam poucos Nodes e poucas configurações, facilitando o processo, então, vamos criar um solo de areia com pedrinhas.
Baixe os materiais criados no tutorial clicando aqui.OBS: Eu sugiro que não baixe os materiais e siga o tutorial para criar o seu material a partir do zero, apenas utilize o meu se tiver algum problema na confecção do seu.