SBSAR NOS OUTROS PROGRAMAS- Imagem 1
Agora podemos abrir o material em qualquer programa que aceite Substances e todos os parâmetros que criamos estarão disponíveis nestes programas.
A primeira imagem em anexo mostra o material no
Substance Player, programa gratuito da Allegorithmic para ler arquivos SBSAR e exportar as texturas, assim, o Substance pode ser usado por qualquer pessoa mesmo nos Softs que não aceitam Substance, pois vai extrair as texturas para aplicar como imagens comuns, mas também é útil para quem trabalha com o Substance Designer, pois pode usar os recursos que criar sem precisar abrir o Substance Designer, por exemplo o
Gerador de Pisos e os
Geradores de Revestimentos que fiz para os membros da 3D1, se eu for usar para gerar alguma textura vou preferir abrir no Substance Player que é mais prático.
- Imagem 2
A segunda imagem em anexo mostra a renderização no 3ds max com o Substance que criamos, como eu queria usar realmente o arquivo SBSAR em vez de apenas as texturas geradas por ele, para ter acessos aos parâmetros que criamos, fiz o teste usando o Mental Ray porque não sei como alterar o Gamma de uma do Substance com o V-Ray.
No Mental Ray tem o Shader Gamma Gain que você pode aplicar em primeiro lugar e depois aplicar o Substance no Gamma Gain, desta forma a imagem gerada pelo Substance ficará com a claridade correta, caso contrário, ficará muito mais clara do que deveria por sobreposição de Gamma.
Uma coisa importante é que o Plug-in Substance do 3ds max está completamente obsoleto e desatualizado, eu não sei que acordo a Autodesk fez com a Allegorithmic para inserir o Plug-in Substance lno 3ds max logo que essa tecnologia foi lançada, mas depois não atualizaram mais o Plug-in, enquanto que, nos outros programas que não têm o Plug-in integrado, a Allegorithmic oferece o Plug-in de graça e sempre atualizado.
Recentemente divulgaram um novo Plug-in como
noticiamos aqui na 3D1, porém, o Plug-in é apenas para o 3ds max 2018.
Entretanto, ainda tem uma gambiarra que pode ser feita nas versões anteriores, que foi a que eu fiz neste teste.
As DLLs necessárias para o Plug-in do Substance no 3ds max ler os arquivos SBSAR vem junto com o próprio Substance Designer, já que ele também usa, então, você pode copiar estas DLLs e sobrescrever as que vêm com o 3ds max e desta forma ele aceitará ler arquivos recentes do Substance, mas continuará não aceitando Input de imagens e resolução máxima.
As DLLs são estas:
substance_linker.dll
substance_sse2_blend.dll
Elas ficam na pasta de instalação do Substance Designer e devem ser copiadas para a pasta de instalação do 3ds max, sobrescrevendo as que já estão lá.
- Imagem 3
A terceira imagem em anexo mostra o material que criamos no Substance Painter, e da mesma forma que aconteceu nos outros programas, exibe todos os parâmetros que criamos no Substance Designer.
O mesmo vai acontecer no Unreal Engine, no Unity, no MODO, no Cinema4D e em todos os programas que possuem Plug-in para o Substance.