COR BASE
- Imagem 1
Agora vamos criar a cor, que precisa ser bem elaborada como disse acima, portanto, precisamos mesclar alguns padrões diferentes com cores diferentes para chegar na cor final.
Para iniciar é melhor arrumar espaço no gráfico para criar a composição numa área adequada sem deixar um monte de conexões sobrepostas.
Como vamos puxar as cores dos padrões das pedras e do Microsurface, abri um espaço no centro como mostra a primeira imagem em anexo.
- Imagem 2
A técnica para criar um padrão de cores bem elaborado é a mesma que usamos para criar os mapas de Normal e Height, primeiro precisamos definir a coloração geral e depois criar um padrão mais fino para para adicionar detalhes.
Clique no ícone do Gradient Map na barra dos Atomic Nodes ou tecle barra de espaço sem digitar nada para exibir os Atomic Nodes.
Conecte o Gradient Map no Ambient Occlusion do padrão das pedrinhas, como mostra a segunda imagem em anexo.
O Gradient Map permite atribuir cores nas imagens em tons de cinza, então, se criar um ponto na cor preta e colocar azul, o tom preto na imagem passa a ser azul.
Existe o Node oposto, chamado Grayscale Conversion, para converter imagens coloridas em tons de cinza.
Em Nodes como o Blend, se você tentar conectar uma imagem em tons de cinza num Input colorido, automaticamente será criado um Node Gradient Map para converter a imagem de tons de cinza para colorido, mas obviamente mantendo o aspecto cinza da imagem, ela apenas passa a ser RGB.
O mesmo acontece se tentar conectar uma imagem colorida num Input em tons de cinza, automaticamente será criado o Node Grayscale Conversion para converter a imagem em tons de cinza.
As vezes a conexão entre os Nodes é mostrada com uma linha pontilhada em vermelho, significa que um dos Inputs está errado, precisa ser em tons de cinza ou precisa ser colorido para ficar correto.
Selecione o Node Gradient Map para exibir as configurações dele no painel lateral, como mostra a segunda imagem em anexo.
Para alterar a cor do Gradient você pode clicar diretamente nele, assim, aparece o ponto na barra do Gradient e clicando no ponto abre o Gradient Editor, onde tem o quadro de cor que estamos acostumados para definir uma cor, você também pode clicar na barra do Gradient no Gradient Editor para criar novos pontos e aplicar mais cores.
No momento queremos criar uma cor suave para definir a coloração geral das pedras, então, para obter uma transição suave de cores usamos poucos pontos no Gradient e geralmente definimos as cores manualmente.
Eu criei apenas dois pontos como mostra a segunda imagem em anexo, coloquei um tom de cinza mais escuro e levemente azulado do lado esquero e um tom de cinza mais claro, também levemente azulado, do lado direito.
Não se preocupe com a precisão nas cores porque não faz diferente, além disso, depois poderemos mudar qualquer parâmetro como quiser.
- Imagem 3
Agora clique no ícone do Atomic Node HSL ou tecle a barra de espaço.
Conecte o HSL no Gradient Map como mostra a terceira imagem em anexo e veja as configurações que ele oferece no painel lateral, o HUE para alterar a cor, o Saturation para controlar a saturação e o Lightness para controlar a claridade, igual o HUE do Photoshop.
Portanto, agora você pode alterar a cor facilmente e usando valores numéricos, então, também pode conectar parâmetros para controlar estes valores e modificar a cor do material nos outros Softs ou mesmo no Substance Designer.
Muitas vezes criamos o HSL no final de uma corrente de Nodes que geram a cor do material apenas para poder adicionar os parâmetros para alterar as cores.