Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
ti_roc   Mauá, SP - AC
luis.omar   São Paulo -SP - AC

Portfólios Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
LuizAlbertoDesigner   Rio de Janeiro - AC
Jho   ES - AC
lord3ddesigner   Goiânia - GO

Grupo de Estudos de Blender

Por: Leandro  

Em: 02/05/2018 09:54

Leandro:
SERPA:
Eita!

A forma do vídeo é mais prático pra quem está começando.

Cara, com todo respeito, mas vc tá me assustando. rsrs

Achei bem chatinho ter q colocar todas essas etapas só pra obter uma imagem de fundo na cena, rsrs.

Pelo que entendi. Aquele lance de colocar a imagem lá na câmera é só para orientar na hora de posicionar a cena em relação ao fundo.

Valeu pela ajuda. 

De tanto apanhar chega uma hora que não doi mais e é neste momento em que a gente percebe que aprendeu.

Por enquanto o Blender tem sido uma sequência de vapo vapo pra cima de mim. 

Estou igual a criança na praia com aquela sequência de ondas dando caixote. Quando pensa q tá aprendendo a nadar, toma outro caixote (aqui no RJ a gente chama de caixote aquele tapa q a onda dá na gente, seguida daquela embolada embaixo da água, onde vc morde até o calcanhar).

E olha q ainda nem me aventurei a ir depois da arrebentação. Estou só na beirinha ainda.

Como te falei, essa é minha segunda tentativa de encarar o Blender.

Uma hora a coisa vai fluir.


Legal, Serpa!

Cara, usar outro software é uma decisão bem consciente. Como eu já falei, já havia usado outros 3 softwares antes dele, ou seja, eu carreguei meus vícios para cada um deles, inclusive o Blender, no início. E todo software é assim. Tem coisas mais fáceis que outros e outras mais difícieis, isso por causa da natureza do programa. Lembro de quando comecei a usar Maya e só reclamava dizendo que no Max as coisas eram mais "lógicas". E hoje, sem querer suscitar brigas, não quero voltar pro Max. Nem pro Maya, hahahahaha. No geral, acho o Belnder bem mais produtivo, claro, dentro do que eu utilizo dele. 

Se vc quiser aprender, mesmo, tem usar todo dia, tentando fazer nele o que faz no seu software atual. Só assim, vc vai aprender e perceber se a mudança vai valer a pena, mesmo.

Abração,
Eu agora estou usando o Blender todo dia.

Estou mais afeiçoado ao programa, acabou aquela raiva que eu tinha dele no início, rsrs.

E agora estou super entusiasmado com a forma ágil de trabalhar com ele. Principalmente quando se começa a decorar os atalhos.

Aquele lance da câmera targert agora pra mim já faço de forma natural, inclusive mudando de uma câmera para outra o target. Estou empolgado fazendo uns testes de animação usando mais de uma câmera. 

Essa semana vi que o Eevee estará vindo com muitas novidades na versão 3.4, que promete ser revolucionária. 

Estou achando o Eevee sensacional. Eu adorava o Quicksilver do max pela sua velocidade. Mas o Eevee além de rápido tem mais qualidade. Inclusive essa semana ativei o plugin que vem com o blender com bibliotecas de materiais e lá tem alguns materiais de vidro que ficam bem convicentes. No quicksilver eu simplesmente desisti de fazer vidro com ele.

A autodesk parece que não investe mais nada no quicksilver.

Posso dizer que ultimamente as únicas coisas que ainda estão me fazendo voltar a usar o max são:A questão do tyflow e do Phoenix Fd que eu aprendi recentemente e achei muito bons.

Se o Blender tem algum plugin gratuito parecido com eles , ou se eles tem versões para o Blender, eu desconheço.

Estou fuçando várias coisas no Blender. Estou empolgado com o Geometry Nodes, pois lembra o Grasshopper do Rhino (aliás, nem lembro mais quando foi a última vez que peguei no Rhino, rsrs).

Olha que interessante que descobri essa semana. Não sei se o amigo já conhece este recurso.

Crie um cube na cena.

Ali na barra lateral, em item/tranform, entre no campo Location: e no eixo x digite "#frame/20". E no campo Rotation: digite "#frame/200" no eixo y. Quanto menos o número mais rápida a transformação.

Achei muito interessante isso. Deve permitir colocar umas formulas matemáticas bem loucas ali dentro.

Só que pelo que percebi, isso não cria nenhum quadro chave. 

Minhas metas atuais no blender agora são:

Mapeamento UVW (meu pesadelo). Mas estou com a impressão de que no blender será mais fácil aprender.

Fazer cerveja com espuma. No Phoenix já tem o preset pronto, só escolher e ele faz todo o resto.

Se eu aprender essas coisas : Líquidos com espuma, Mapeamento e algum plugin gratuito maneiro estilo tyflow. Ai acho que é o que falta para abandonar de vez o max.

Pretendo usar o Blender para motion. 

Aliás até instalei o Cinema 4D aqui pra começar a estudar essa área mas a versão 25 com aquele BUG da tela preta me fez desanimar.















Que legal, cara! É isso aí.
Sobre expressões nos campos de Transform, sim eu já conhecia.
Sobre fluídos, cara, o Blender tem nativo. Tá melhorando, mas ainda acho que não tem as facilidades desses plugins. Mas dá uma olhada em vídeos sobre o assunto pra vc se inteirar deles.
Vou voltar a postar vídeos sobre Blender e vou começar sobre Unreal e Blender + Unreal.
Abração!
Ah, UV no Blender, pra mim, é o melhor processo que tem. ;)
Leandro, bem que vc me falou!

O Blender é realmente muito ágil.

Estou apaixonado pelo programa agora. 

Viciei!

rsrs

Olha o que descobri essa semana.

Bgraph.

Um conjunto de ferramentas para facilitar a criação de Motion no Blender!

Agora que o Cinema 4D vai ter que se virar nos trinta. Ainda mais com esse poderoso renderizador eevee e o Cycles rodando na GPU. Puts

Estou doido pra botar a mão nesse bgraph. 

Já fiquei doido quando vi o animation nodes e o geometry nodes.

Esse cara do academiacriativa mandou muito bem, tá parecendo até o cara que criou o tyflow, o Tyson Ibele.

https://www.academiacriativa.com/bgraph/

Eu já baixei aqui, mas preciso baixao vídeo pra ver como que usa, ainda estou engatinhando em geometry nodes/Animation nodes. Mas como gostei bastante do Grasshopper do Rhino e não tive muitas dificuldades em fazer várias coisas nele, estou empolgado com esse BGRAPH.

Em breve veremos isso incorporado ao Blender e esse carinha lá nas alturas como o Tyson.

Valeu pelo incentivo Leandro. Aliás, vou lá no seu canal pra ativar o sininho pois eu tinha me esquecido kkkk.

Hoje fiquei igual um doido tentando lembrar seu nome e nada. Lembrar o canal e nada (eu sou meio prego com essas coisas de redes sociais, não sei ver quais canais sou inscrito). Tenho até que aprender pois estou pensando em criar um canal tbm. Quem sabe, ensinando Geometry nodes, animation nodes, hehe.

E olha pra vc ver como o universo conspira a favor das pessoas que pensam em ajudar ao próximo.

Quando vi essa notícia sobre o Bgraph a primeira pessoa que me veio a mente foi você.

Mas como chegar até vc se eu não lembrava seu nome e não sei como vejo os canais que sou inscrito no youtube? Pra falar a verdade nem me liguei de procurar ali, kkk.

Pensei, já sei. Eu acho que conheci o Leandro no grupo de estudos de Blender do forum.

Mas que forum?

Ora bolas, o único forum de 3D no qual sou inscrito (ainda bem, senão estaria até agora te procurando...).

Ou seja, o André me conectou a vc por meio deste site, você me incentivou a continuar os estudos com o Blender.

Quem me indicou a 3D1? Já nem lembro mais, mas com certeza foi alguém com energia genuinamente positiva como nós.

Melhor coisa que inventaram na internet são os forums. Eles conectam as pessoas de boa vontade. E aqui é um ambiente incrível, feito por pessoas incríveis e com usuários incríveis.


abraço.


hahahahaha Que legal, cara! Me desculpa pela demora em responder. Só vi que tinha mensagem agora.
Geometry Nodes é incrível, e é algo que eu preciso estudar.
Esse ano fiquei dedicado ao Unreal, então, em breve, preciso voltar a estudar coisas no Blender que vão contribuir com meus noivos projetos.
Se vc criar um canal sobre Geometry Nodes, me avisa, hehehe

Grande abraço!
Tem Geometry Nodes, Animation Nodes, o Blender tá avançando muito rapidamente. Eu conseguindo pegar esses dois já dá um grande passo pra começar a abandonar o max. 

Fluidos e partículas, as únicas coisas que ainda me predem ao Max.

E aquela ferramenta de PolyBuild do Blender eu ainda não consegui me entender com ela, rsrs.


A versão 3.5 Alpha do Blender já está disponível para download assim como a 3.4, que melhorou a velocidade do Cycles, entre outras coisas.

E não para por ai.

Lançaram um novo node dentro do Geometry Nodes chamado Simulation node, ele faz coisas incríveis!

Só que tem que baixar pra usar.

Geometry Nodes Simulation Branch Available for Download! - BlenderNation


É animal, mesmo! Depois me mostra o que vc anda fazendo.
Leandro, 

Tu sabe me dizer como faço para interromper o liquido (fechar a torneira)?

No realflow basta zerar a velocidade, usando keyframe.

A propósito, acabei de entrar no seu portifólio no Artstation e dentre os trabalhos o que mais me amarrei foi naqueles renders "Wolpac Devices".


Alguém sabe como explodir um cubo?

Mas não explodir ele em partes, mas o todo.

Exemplo. Um cubo mágico é composto por vários cubos. Quero gerar uma explosão desses cubos, mas que eles se descolem todos de forma inteira e saiam voando pela cena.

Se puderem descrever, basta descrever como se faz com apenas 1 cubo.

Eu fiz hoje, sem querer e não estou conseguindo repetir a façanha, rsrs.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707687.

Total de membros registrados: 135292

Últimos membros registrados: tauan, Anacelina, ALDENE JOSE, maria china, [email protected], piry hustiles, William76931, vdsambua.

Usuário(s) on-line na última hora: 552, sendo 14 membro(s) e 538 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Baldo, marcola, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, magster, Anderson Miguel, gago, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, emersonforentin, Celso Borttoloto, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.