Leandro:Eu agora estou usando o Blender todo dia.SERPA:Legal, Serpa!
Eita!
A forma do vídeo é mais prático pra quem está começando.
Cara, com todo respeito, mas vc tá me assustando. rsrs
Achei bem chatinho ter q colocar todas essas etapas só pra obter uma imagem de fundo na cena, rsrs.
Pelo que entendi. Aquele lance de colocar a imagem lá na câmera é só para orientar na hora de posicionar a cena em relação ao fundo.
Valeu pela ajuda.
De tanto apanhar chega uma hora que não doi mais e é neste momento em que a gente percebe que aprendeu.
Por enquanto o Blender tem sido uma sequência de vapo vapo pra cima de mim.
Estou igual a criança na praia com aquela sequência de ondas dando caixote. Quando pensa q tá aprendendo a nadar, toma outro caixote (aqui no RJ a gente chama de caixote aquele tapa q a onda dá na gente, seguida daquela embolada embaixo da água, onde vc morde até o calcanhar).
E olha q ainda nem me aventurei a ir depois da arrebentação. Estou só na beirinha ainda.
Como te falei, essa é minha segunda tentativa de encarar o Blender.
Uma hora a coisa vai fluir.
Cara, usar outro software é uma decisão bem consciente. Como eu já falei, já havia usado outros 3 softwares antes dele, ou seja, eu carreguei meus vícios para cada um deles, inclusive o Blender, no início. E todo software é assim. Tem coisas mais fáceis que outros e outras mais difícieis, isso por causa da natureza do programa. Lembro de quando comecei a usar Maya e só reclamava dizendo que no Max as coisas eram mais "lógicas". E hoje, sem querer suscitar brigas, não quero voltar pro Max. Nem pro Maya, hahahahaha. No geral, acho o Belnder bem mais produtivo, claro, dentro do que eu utilizo dele.
Se vc quiser aprender, mesmo, tem usar todo dia, tentando fazer nele o que faz no seu software atual. Só assim, vc vai aprender e perceber se a mudança vai valer a pena, mesmo.
Abração,
Estou mais afeiçoado ao programa, acabou aquela raiva que eu tinha dele no início, rsrs.
E agora estou super entusiasmado com a forma ágil de trabalhar com ele. Principalmente quando se começa a decorar os atalhos.
Aquele lance da câmera targert agora pra mim já faço de forma natural, inclusive mudando de uma câmera para outra o target. Estou empolgado fazendo uns testes de animação usando mais de uma câmera.
Essa semana vi que o Eevee estará vindo com muitas novidades na versão 3.4, que promete ser revolucionária.
Estou achando o Eevee sensacional. Eu adorava o Quicksilver do max pela sua velocidade. Mas o Eevee além de rápido tem mais qualidade. Inclusive essa semana ativei o plugin que vem com o blender com bibliotecas de materiais e lá tem alguns materiais de vidro que ficam bem convicentes. No quicksilver eu simplesmente desisti de fazer vidro com ele.
A autodesk parece que não investe mais nada no quicksilver.
Posso dizer que ultimamente as únicas coisas que ainda estão me fazendo voltar a usar o max são:A questão do tyflow e do Phoenix Fd que eu aprendi recentemente e achei muito bons.
Se o Blender tem algum plugin gratuito parecido com eles , ou se eles tem versões para o Blender, eu desconheço.
Estou fuçando várias coisas no Blender. Estou empolgado com o Geometry Nodes, pois lembra o Grasshopper do Rhino (aliás, nem lembro mais quando foi a última vez que peguei no Rhino, rsrs).
Olha que interessante que descobri essa semana. Não sei se o amigo já conhece este recurso.
Crie um cube na cena.
Ali na barra lateral, em item/tranform, entre no campo Location: e no eixo x digite "#frame/20". E no campo Rotation: digite "#frame/200" no eixo y. Quanto menos o número mais rápida a transformação.
Achei muito interessante isso. Deve permitir colocar umas formulas matemáticas bem loucas ali dentro.
Só que pelo que percebi, isso não cria nenhum quadro chave.
Minhas metas atuais no blender agora são:
Mapeamento UVW (meu pesadelo). Mas estou com a impressão de que no blender será mais fácil aprender.
Fazer cerveja com espuma. No Phoenix já tem o preset pronto, só escolher e ele faz todo o resto.
Se eu aprender essas coisas : Líquidos com espuma, Mapeamento e algum plugin gratuito maneiro estilo tyflow. Ai acho que é o que falta para abandonar de vez o max.
Pretendo usar o Blender para motion.
Aliás até instalei o Cinema 4D aqui pra começar a estudar essa área mas a versão 25 com aquele BUG da tela preta me fez desanimar.