Andre e demais colegas, bom dia,
Para concluir em definitivo estas lembranças, antes de falarmos da estética de Metropolis, vale muuuito à pena pensar no magnífico filme O Iluminado (The Shining), 1980, direção de Stanley Kubrick (1928-1999) e história do romancista norte-americano Stephen King, com performance histórica, antológica de Jack Nicholson como o escritor e zelador, o obsediado Jack Torrance.
O grande perigo que sempre rondará as altas tecnologias estão enebriantemente encerradas no eterno canto de sereia da sedução mefistofélica que cerca a todo o momento o gênero humano.
O grande exemplo desta perigosíssima experiência fronteiriça que leva o homem a trilhar o caminho das trevas ou da obscuridade pessoal e coletiva - esteja ele consciente ou não desta passagem - é apresentada com raríssima sutileza em uma passagem, cena genial de O Iluminado, onde o personagem Jack Torrance (Jack Nicholson), acessando outra dimensão do ambiente ou de sua própria psique, praticamente "assina um pacto demoníaco", no diálogo que mantém com o "bartender Loyd" (Joe Turkel).
Jack Torrance (Nicholson) diz, ao desejar profundamente um copo de brand com gelo: "Goddamn my soul". O contrato foi "re-assinado" e o pacto mefistofélico efetivado, inconscientemente, neste preciso momento. Aí, já é tarde demais.
Este é o perigo do homem ter em mãos um avanço tecnológico absurdamente brutal, sem um censo moral de elevada estatura.
Este é o perigo...
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
P.S.: Eu afirmo que o pacto foi re-assinado, porque há muito o que ser dito a respeito desta obra-prima e da passagem seguinte, a cena com o garçom psicopata Delbert Grady (Philip Stone), no banheiro, com o mesmo Jack Torrance (Nicholson). Estas são, portanto, as duas cenas chave para a compreensão da invasão do sombrio na psique de Torrance. O Prenúncio de tudo isso, vem através de um sonho, um pesadelo tenebroso que ele, Torrance, tem antes da ocorrência destas duas cenas. É um quebra-cabeça de um esquizofrênico psicopata, obsediado, no presente, por uma passado distante.