Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

the borba   santa catarina
Walter   Cascavel - PR - AC
Weverson M   Guarapari - ES
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
VFX Daniel   rua das domésticas - SC
Ghostydac   Brasilia-DF - DF

FUTURO DO FUTURO - Uma forma de conjugar a ficção e o amanhã

Por: Marcelo Baglione  

Em: 09/05/2018 19:40

Andre e demais colegas, bom dia,
 
Para concluir em definitivo estas lembranças, antes de falarmos da estética de Metropolis, vale muuuito à pena pensar no magnífico filme O Iluminado (The Shining), 1980, direção de Stanley Kubrick (1928-1999) e história do romancista norte-americano Stephen King, com performance histórica, antológica de Jack Nicholson como o escritor e zelador, o obsediado Jack Torrance.
 
O grande perigo que sempre rondará as altas tecnologias estão enebriantemente encerradas no eterno canto de sereia da sedução mefistofélica que cerca a todo o momento o gênero humano.
 
O grande exemplo desta perigosíssima experiência fronteiriça que leva o homem a trilhar o caminho das trevas ou da obscuridade pessoal e coletiva - esteja ele consciente ou não desta passagem - é apresentada com raríssima sutileza em uma passagem, cena genial de O Iluminado, onde o personagem Jack Torrance (Jack Nicholson), acessando outra dimensão do ambiente ou de sua própria psique, praticamente "assina um pacto demoníaco", no diálogo que mantém com o "bartender Loyd" (Joe Turkel).
 
Jack Torrance (Nicholson) diz, ao desejar profundamente um copo de brand com gelo: "Goddamn my soul". O contrato foi "re-assinado" e o pacto mefistofélico efetivado, inconscientemente, neste preciso momento. Aí, já é tarde demais.
 
Este é o perigo do homem ter em mãos um avanço tecnológico absurdamente brutal, sem um censo moral de elevada estatura.
 
Este é o perigo...
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione

P.S.: Eu afirmo que o pacto foi re-assinado, porque há muito o que ser dito a respeito desta obra-prima e da passagem seguinte, a cena com o garçom psicopata Delbert Grady (Philip Stone), no banheiro, com o mesmo Jack Torrance (Nicholson). Estas são, portanto, as duas cenas chave para a compreensão da invasão do sombrio na psique de Torrance. O Prenúncio de tudo isso, vem através de um sonho, um pesadelo tenebroso que ele, Torrance, tem antes da ocorrência destas duas cenas. É um quebra-cabeça de um esquizofrênico psicopata, obsediado, no presente, por uma passado distante.
 
Ande, boa noite,

Desde o início, sabemos que o objetivo deste tópico não é IBOPE, mas apenas e simplesmente para nós dialogarmos sobre a ficção científica, seus novos possíveis veios de alternativa criativa, sempre em unidade com os avanços das altas tecnologias, os caminhos disruptivos e os clássicos do cinema no século passado.

No entanto, uma novo entendimento me veio.

Devemos compreender que provavelmente este século XXI será o início do verdadeiro e concreto ponto do derraderio encontro e interseção entre visionismo estético da arte com a realização objetiva do que foi projetado por esta em unidade com a ciência.

Os passos estão sendo largos e esta aproximação se estreita cada vez mais. Chegará um momento em que vamos ultrapassar o ponto conhecido como limiar e vamos entrar em contato com um novo - e ao mesmo tempo antigo - horizonte de possibilidades e eventos nos mais variados compos de realização da humanidade.

O ponto de encontro entre a realidade e a ficção - e a espiritualidade, principalmente - não irá demorar muito, creio eu, Andre. A ponte já foi construída, esta muito bem sedimentada e pavimentada atualmente pelos incríveis avanços que não param de acontecer, através das gigantes das inúmeras indústrias das ciências biomédicas, automobilítica, naval, aérea, militar, da arte e da física avançada, por exemplo.

O tempo está se acelerando e, por sua vez, o espaço de realização se encurta.

Ética e moral serão essenciais nesta nova fase - ou oportunidade de realização civilizacional?

Mais uma oportunidade será alcançada, só que agora em um novo nível da espiral evolucional da raça humana.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Em breve, vou publicar, agora, sim, o Metropolis - IX. Aspectos estéticos ou coincidência ou visão profética?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707734.

Total de membros registrados: 135330

Últimos membros registrados: El puto, FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected].

Usuário(s) on-line na última hora: 474, sendo 15 membro(s) e 459 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Daniel Monteiro, Alberto Santos, emersonforentin, Victor Mendonça, magster, Willmitnick, Sergio1987, Reinaldo Silva, Eng Damasceno, Vladis, Archiviz, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Adalberto Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.