Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
Marcelod3sign   Rio de janeiro
Will   Pirapozinho - SP
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ

Portfólios Ver Mais

Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
javier porcel   Rio de Janeiro - AC
fabiopro   palmas-to - AC

FUTURO DO FUTURO - Uma forma de conjugar a ficção e o amanhã

Por: Marcelo Baglione  

Em: 09/05/2018 19:40

Andre e demais colegas, boa noite,

Estou abrindo este tópico que entitulei como FUTURO DO FUTURO - Uma tentativa de conjugar o amanhã através da arte digital, hoje.

São reflexões que vou jogar aqui, sem compromisso com tempo, regularidade e muito menos lógica formal que me obrigue a seguir uma norma ou roteiro. Portanto, vou introduzir temas que me são caros e importantes à reflexão e à abertura de consciência para o respectivo tópico. Cinema, ciência, literatura, pintura, moda, história e até coisas que não estejam obrigatoria ou diretamente relacionadas ao tópico em questão, mas que possam vir a ser importantes pontos de apoio a um melhor entendimento do que está acontecendo no universão da criação voltado à ficação e a um possível amanhã, onde a realidade pode ter inúmeras ou infinitas alternativas.

Não há limites para a criação - acho eu. No entanto, há limites para quem a cria - é o que também acho. Mas você tem a total liberdade de discordar absolutamente de tudo

Não há presente sem um passado; não existe um futuro que não seja feito dia após dia, certo? Mas estes dias estão contados, queiramos ou não, pois o tempo passam e eles se transformam em passado. Todavia é nossa consciência que vivência esta trajetória.

Vivemos um percurso existencial ou uma vida no espaço, por um determinado tempo. Dizem que o tempo é uma ilusão. Fala-se, do mesmo modo, que não existe um universo, mas um multiverso que se interpenetra em outras dimensões.

Espero que este espaço seja, portanto, um maneira de "tentarmos" "sentir" o que estamos passando, diante desta avalanche transrevolucionária de nossos dias que é a tecnologia digital da informação.

Escolhi para ilustrar o lançamento deste tópico ou sessão, a imagem de um Buraco Negro (Black Hole). Um fenômeno físico-astronômico tão incomensurável e ciclópico que é capaz de realizar a fagia da luz e de tudo o que se aproxime dele, inclusive o espaço-tempo.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Gostaria de agradecer aos administradores do 3D1, Andre e Elis pelo apoio e incentivo. Obrigado!
Parceiros de Fórum, boa noite,

Logo, logo estarei postando a minha primeira intervenção ou sugestão à reflexão sobre o FUTURO DO FUTURO, ok? Aguardem.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Prefácio Desnecessário

Tudo começou aqui, em uma troca de mensagens com o Andre que tinha publicado uma excelente notícia sobre "Animação de personagem vai acabar". A partir desta noticia, emergiu a vontade de começar a publicar extratos e reflexões a respeito da ficção. Darei início com este diálogo epistolar (digital, rs) que encontrou, em outras trocas, o verdadeiro ingresso na questão do Futuro do Futuro. Logo, o que vem a seguir é apenas a semente, a humilde gênese das reflexões que virão a seguir.

M.B.

P.S.: Obrigado, Andre.
====================
De todas os experimentos, acho que o do cara com o esqueleto foi o que mais me inspirou em relação à transição do jogo para o homem. É o futuro do futuro que passei a compartilhar contigo, enquanto reflexão, Andre. A aplicabilidade é praticamente infinita. Bio-medicina, ortopedia de próstese e reconstrução, medicina esportiva e aperfeiçoamento esportivo, o esporte em si. De cara, logo que comecei a ler, vi que era sobre IA. Chegará um dia em que poderemos dizer, não mais AI, mas RI - Será Realidade ou o homem, dentro de um plano ético seguro e em estado avançado civilizacional, introduzir a sua centelha de Mente (Manas dos hindus) no que era digital? Virou robô e passou a ser uma Realidade Inteligente. NADA DISSO EVOLUIRÁ SEM UMA ÉTICA PLANETÁRIA. Mas a civilização planetária caminha para esta "tendência". É como a inevitável união do "cientista analítico (junguiano) e do psicólogo quântico.

Me perdoe apenas por não está acompanhando muito junto, pois, como você sabe, tenho que resolver assuntos familiares daqui e de lá... Logo, só hoje estou podendo ler esta sua ótima resposta. Andre, tenho uma penca de títulos para ver e rever para ir redigindo, sem compromissos, o Futuro do Futuro.

Confesso, de público, que às vezes dou muita sorte com leads e subleads, rs, mas ainda não encontrei um..., como vou dizer, contra lead à expressão AI - Inteligência Artificial. O que "sinto" - e faço questão de repetir: sinto - é que esta expressão-conceito será superada, não sei quando (?!), no momento em que ela realmente se tornar o que deve ser ou começar a caminhar pelo seu verdadeiro propósito em meio à raça humana, Andre.

Todo um passado civilizatório e suas culturas, já foram extintos do dia para à noite, num estalar de dedos, por causa ou pela ausência absoluta da ética e da moral.

Não existe caô com a Totalidade (ver Rudhyar 1895-1985). Quero dizer que o mal existe e que estas avançadíssimas propostas de transrevolução representam o progresso, caso estejam em mãos eticamente voltadas ao gênero humano. Caso contrário, em posse de hordas faustianas, nada mais seriam do que uma reprise de tragédias que a história recente já tem registrada em seus anais.

Portanto, não sejamos ingênuos: o mal existe e também quer isso!

A fissão nuclear do urânio foi alcançada com êxito, uns sete anos antes de Hiroshima e Nagasaki, no Instituto de Química Kaiser Wilhelm, em Berlim no ano de 1938. Portanto, os nazis estavam avançadíssimos nas pesquisas de um futuro projeto de arma nuclear, mas o seu Adofo moscou, graças a Deus, deu uma de Napoleão, pensando ser um mongol e levou ferro ao invadir a Rússia durante o inverno.

Andre, isso é só um exemplo do que o homem é capaz de fazer, tanto para o bem como para o mal.

A AI já é uma realidade em pleno desenvolvimento, mas o bem e o mal sempre estarão dividindo igualitariamente ou não, a outra face desta mesma moeda.
Abração fraterno,

M.
Pra começar, o vídeo que você cita é algo digno da NVIDIA, mesmo. Sei que assisti aqui, mas já não sei onde, rs.

Sabe o que penso a respeito?

A ficção possui várias vertentes básicas de realização e expressão, através, por exemplo, da literatura e do cinema. Existem livros e filmes que são praticamente "estruturais" à ficção - às vezes nem sendo propriamente ficção, ok? Mas uma coisa - me aponte ou me ajude se estiver equivocado - eu já notei: os caminhos ou modelos de realização da ficção já apresentam seus naturais "retentores de evolução". O que vem a ser isso? Os modelos básicos, por isso estruturais da ficção atingiram - acho... - um limite. Acredito que ele possa ser transposto, mas como a evolução se dá em etapas e não a pontapés, os limites do que seria ou possa vir a ser o amanhã, o tão preconizado futuro, está retido ou psicologicamente recalcado.

Se olharmos com toda atenção, a obra prima do gênio austríaco Fritz Lang deu suas dicas, no início do século passado, quando lançou Metrópolis em 1927, ao fazer ficção-profecia ao mesmo tempo.

Há, acredito, elementos estruturais ou como se diz na psicologia analítica, arquétipos do amanhã, da ficção na psique da humanidade como protoexistência. Alguns já foram alcançados. A maneira mais fácil de perceber isso hoje é através da arte digital, dos inúmeros artistas desta área.

Como gosto sempre de dizer, o futebol não começou na semana passada com o Neymar. Da mesma forma, a ficção científica.

Não estou dizendo que é solução, minha proposta aqui não é esta, mas apenas apontar possíveis caminhos ou elementos para mais reflexão, a respeito do que vejo e sinto como retentores - naturais - à ficção que a torna, até certo ponto, repetitiva.

O espetacular filme Metrópolis (1927) é uma destas obras-paradigma que praticamente falou tudo - e ponto final. Fornceu dicas, também, de como transpor os tais "retentores" à criação artística do amanhã ou do futuro. Onde estão eles? Hem? Vou responder com uma pergunta, pode ser?

O que teriam a ver as obras dos notáveis pintores flamengos Pieter Bruegel, "O Velho" (1525-1569) e Hieronymus Bosch (1450-1516) como fonte de solução e inspiração ao avanço criativo da ficção, ajudando, assim, a transpor a crise de retenção que gera repetição de modelos já realizados?
(Continua...)

P.S.: As ilustrações são, respectivamente, as obras  Hieronymus Bosch (1450-1516) Garden of Earthly Delights e Pieter Bruegel (1525-1569) Temptation of St. Anthony.
Oi Marcelo, tudo bem?

Fico feliz de ver que deu início ao tópico Futuro do Futuro aqui no fórum, vou acompanhar com o maior interesse.

Gostei muito das imagens que postou, principalmente as duas mais psicodélicas no final, e por ter replicado aqui as reflexões que estava fazendo no tópico da animação por AI como a que indica o filme Metropolis de 1927, pois acho importante para o pessoal conhecer os primórdios da ficção científica.

Aquilo que a gente estava conversando no tópico O Futuro Chegou também tem tudo haver com esse aqui.

Como você sabe, me interesso muito pelos estudos de metafísica e gostei bastante da introdução que fez sobre passado, futuro, multiverso e sentir a vida. Parabéns.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
 
Antes de dar continuidade a postagem anterior - coisa que muitas vezes não vão acontecer, rs! -, quero destacara o que o Andre e o Fox disseram no tópico O Futuro Chegou, onde eu saliento que estamos vivendo mais do que uma simples mudança ou revolução, mas uma transrevolução e estabelecimento de um novo paradigma ou "Turning Point" na "disciplina" renderização. Vejam lá, leiam lá onde falo que estamos atravessando um "limiar". Vamos seguir, seguindo...

P.S.: Usei esta ilustração para mostrar a importância dos limites, delimitados, na imagem, pelo perímetro da luz.
Metropolis - I

"As Transparências Encanam"
(Dito popular, século III a.C.)

P.S.: A foto mostra os personagens Tahei & Matashichi da obra The Hidden Fortress ou Fortaleza Escondida (1958) do diretor japonês Akira Kurosawa (1910-1998).
Metropolis - II

"As Transparências Encanam"
(Dito popular, século III a.C.)

P.S.: Nesta foto vemos o personagem Frankenstein, na atuação de Boris Karloff [1931].
Metropolis - III

"As Transparências Encanam"
(Dito popular, século III a.C.)

P.S.: Nesta, a escultura Prometeu (1762) do artista escutor francês Nicolas-Sébastien Adam (1705-1778).

Obs: Começarei a falar um pouco sobre o filme Metropolis agora, a partir do título Metropolis - IV.
Oi Marcelo, tudo bem?

Muito interessante a imagem que postou das mãos, pés e folhas.
São imagens da aura?

Sobre a imagem do Frankenstein, acho que essa é a que todo mundo tem na cabeça quando fala de Frankenstein, com esta testa imensa e quadrada, personagem inesquecível.

A escultura também é linda, dá até vontade de brincar um pouco no Z-Brush quando vejo estas coisas, imagine um artista deste com o Z-Brush, pois fazer na pedra não é para qualquer um. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135224

Últimos membros registrados: saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs.

Usuário(s) on-line na última hora: 1102, sendo 24 membro(s) e 1078 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Saone, Starter, Frederico Wagner N. R., pinart, Reinaldo Silva, Nuno, Thiago Couto, Ronaldo Junior, Fabio Amorim, Eber.Silva, Jorge Henrique, Duda, Henrique Ribeiro, Flávio, Gauchu, Allen Anderson, Willmitnick, wdesign2006, saulo favero, mixel.amorim, Fernando Cunha, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.