Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lord3ddesigner   Goiânia - GO
David Sousa   Salvador / Alagoinhas-BA
6/7   Rio de Janeiro
danilovfx   Marilia - SP
waldemar   Porto Velho

Portfólios Ver Mais

elieziocborges   Porto Velho-RO
RafaelCordeiro   Rio de Janeiro - RJ
ozielcarvalho   Santa Barbara d\'Oeste - SP - SP
ronyvaldo   sao luis ma - AC

Oscar 2010 e AVATAR

Por: MarcosPrado  

Em: 08/03/2010 09:17

Bom gente... sinceramente, Avatar é o filme mais completo que eu já assiti! tem efeitos especiais, romance, aventura, uma crítica politico-social, personagens bem estruturados, é original e de quebra é um marco na história do cinema! Gente, eu assisti avatar num imax 3d, aquele espetáculo de efeitos especiais, ótimo! mas juro que a história prendeu mais a minha atenção que os efeitos, diferente, por exemplo de transformers, que é pura pirotecnia. Agora, não vamos desmerecer guerra ao terror né, q é um baita filme tbm... pra quem nao sabe, esse filme foi cortado dos lançamentos comerciais e saiu direto em dvd por nao ter apelo comercial... ou seja, uma bela volta por cima! de quebra levou a estatueta desbancando um franco favorito.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Bem pessoal, li todos os comentários, e concordo 100% com o nosso amigo e colabarador "dudamel", se eu tivesse postado antes dele, teria escrito a mesma coisa que ele. Não se esqueçam que os julgadores da Academia do Oscar americano, ou Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é para julgar filmes, não é produção cinematográfica de Computação gráfica, uma coisa é um belo filme produzido como Guerra ao terror (apesar de não o ter assistido ainda), mas vi o trailer e fiquei impressionado e outra coisa é um filme mais ou menos "épico" como é Avatar. Na minha opinião, eu achei que Avatar apesar de ter revolucionado o mundo da Computação gráfica no cinema, pelos seus efeitos especiais, técnicas avançadas de renderização via G.P.U e muitos outros detalhes, mas o filme custou uma fortuna; o diretor James Cameron gastou 500 milhões de dólares, porém arrecadou bem mais do que isso. Quando “Guerra ao terror” foi lançado diretamente em DVD no Brasil, ninguém poderia imaginar que dez meses depois o filme se tornaria o grande vencedor do Oscar 2010. Na verdade, nem mesmo os produtores do longa-metragem, que não esconderam a surpresa ao subir ao palco da premiação na noite de domingo (7), poderiam sonhar chegar tão longe com uma produção independente, de baixo orçamento, que teve dificuldades até para conseguir um contrato de distribuição. Feito é ainda mais improvável se lembrarmos que seu principal concorrente era a superprodução “Avatar”, dirigida pelo já oscarizado James Cameron e recordista de bilheteria, com mais de R$ 2,5 bilhões acumulados em faturamento mundial, porém gastou algo em torno de U$ 500 milhões de dólares para fazer o filme Avatar contra somente U$ 11 milhões de dólares de Guerra ao terror. Portanto “Guerra ao terror” poderia ser uma das maiores zebras da história do Oscar, mas não é. Nas semanas que antecederam a premiação da Academia, o filme ganhou prestígio, faturou um prêmio após o outro e conseguiu transformar suas próprias fragilidades em vantagens na corrida pelo Oscar. Tudo bem pessoal que todos nós somos fãs número 01 de Computação gráfica, mas vamos ser sinceros, o julgamento do Oscar não é só de filmes com apelo tecnológico, é mais uma história marcante, que tenha uma série de critérios, como lógica no encadeamento da história, sequência de cenas com lógica, pode ser até um documentário mas que bem produzido, mostre o retrato fiel de algo. Na minha opinião Avatar foi um filme fantástico, recheado de lindos e maravilhosos efeitos especiais, coisa fantástica mesmo, só faltei chorar de emoção quando vi os efeitos especiais, mas pecou como o nosso amigo e colaborador "dudamel" falou: o Oscar é uma premiação para filmes, produções, não é uma premiação para êxitos extraordinários em tecnologia e computação gráfica. Para isso, ele tem a premiação para EFEITOS ESPECIAIS, que não poderia ser dada a nenhum outro este ano, a não ser AVATAR, que o arrematou com o merecido direito, e só. O "dudamel" tirou as palavras da minha boca: Avatar infelizmente não teve uma boa história, apesar de revolucionar o mundo 3d. Uma historieta razoável, um mundo em muitas vezes implausível, situações desconcertantes ( como os n-avis em transe, dançando com os braços ao redor da grande árvore, ou da comunicação sensorial entre os tentáculos da cabeleira dos n-avi e os animais, e também, um raciocínio bem simplista entre a ideologia natureba/ecológica do bem, e os capitalistas/exploradores do mal. Por isso não era um grande filme, apesar de ser um delírio para quem admira Computação Gráfica. Eu também, fiquei mais fascinado vendo as matérias de making of do filme do que o vendo propriamente. Você esquece na semana seguinte. O longa-metragem “Guerra ao terror” derrotou a superprodução "Avatar" e foi consagrado com seis Oscars na noite deste domingo, em Hollywood. O longa-metragem de Kathryn Bigelow, que concorria a nove estatuetas, venceu nas categorias melhor filme, direção, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som. É a primeira vez que uma mulher vence o Oscar de melhor direção. E lembrando a todos que a Kathryn Bigelow é a ex-mulher do diretor de Avatar, James Cameron...hehe! ;) "Avatar", que dividia com "Guerra ao terror" a liderança na disputa, levou para casa três estatuetas, todas de categorias técnicas: melhor direção de arte, fotografia e efeitos visuais. "O que nós fizemos com 'Avatar' foi pegar coisas que estão aí fora no mundo diariamente e torná-las maiores, mais brilhantes. Toda nossa inspiração veio do mundo real, e eu queria encorajar as pessoas a saírem e olharem para elas", disse o diretor de efeitos visuais Loe Letteri, ecoando as mensagens ecopacifistas da fantasia épica de James Cameron. Na minha opinião, achei que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood julgou muitíssimo bem todos os filmes, dando a Avatar 3 oscars contra 6 de Guerra ao terror, o que prova de uma vez por todas que eles não usam o critério de ESPECIALIZAÇÃO E ÊXITO EXTRAORDINÁRIO em tecnologia e Computação gráfica, e sim usam outros critérios a meu ver muito mais importantes que esses últimos, se não fosse assim "Avatar" teria ganho a estatueta de melhor filme do ano, coisa que não aconteçeu. Isso mostra que eles tem bom senso e sensatez. Guerra ao terror gastou somente U$ 11 milhões de dólaares contra um gasto exorbitante de U$ 500 milhões de dólares de Avatar, mas Guerra ao terror teve lógina na história e não com uma história simplista como foi a de Avatar. O forte de Avatar a meu ver é claro, foi somente a parte de Efeitos especiais, "fotografia" e som, critérios esses que foram concedidos justamente a Avatar. A única vantagem nisso tudo é que "Avatar" superfaturou e foi o filme que arrecadou a maior bilheteria da história do cinema mundial, com arrebatadores R$ 2,5 bilhões de reais acumulados em faturamento mundial, menos mal, para um filme que custou uma fortuna. :D Eles já produziram sabendo que iam arrecadar bastante. Um grande abraço a todos e achei muito justo a premiação do Oscar, pra mim, melhor do que aquilo, impossível. __________________________ [i:5fff49c00f]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:5fff49c00f]
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) A minha única crítica pra ser bastante sincero com vcs, foi o filme Up- altas aventuras da Pixar, ter arrebatado o Oscar de melhor animação, porque o Oscar não foi concebido ao filme Avatar?? teve tanta animação em Avatar quando vi o making of que só faltava ficar louco. Se Avatar foi consagrado pela magia da Computação Gráfica e esfeitos especiais, fotografia e som, teria que ser também por animação gráfica. Com certeza no corpo dos julgadores da Academia do Oscar americano, ou Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não tinha nenhum profissional em C.G. Não estou aqui querendo desmerecer Up- altas aventuras, muito pelo contrário, é um ótimo filme e muito bem feito, inclusive não sei se vcs sabem mas um dos animadores de Up- altas aventuras, é um brasileiro que reside no Rio de Janeiro. Portanto esse foi o único e real motivo que me deu orgulho de Up- altas aventuras, quando soube que tinha ganhado Oscar de melhor animação, quando soube que dentre a equipe de feras em animação tinha um brasileiro. Ponto e méritos para todos nós brasileiros. ;) Mas na minha opinião, Avatar ao invés de receber 03 Oscars, deveria ter recebido mais um, como melhor filme de animação também, arrebatando 04 Oscars ao todo. Abraços pôvo!! __________________________ [i:a7056e4f81]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:a7056e4f81]
"danilo_icf" disse: inclusive não sei se vcs sabem mas um dos animadores de Up- altas aventuras, é um brasileiro que reside no Rio de Janeiro. Portanto esse foi o único e real motivo que me deu orgulho de Up- altas aventuras, quando soube que tinha ganhado Oscar de melhor animação, quando soube que dentre a equipe de feras em animação tinha um brasileiro. Ponto e méritos para todos nós brasileiros. ;)
Há um tópico aqui no BUTECO sobre o Guilherme Jacinto, brasileiro na PIXAR. Assistam a entrevista!! www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=58368
3d Max / Mental ray
"LiloJones" disse: inclusive o José Wilcker ontem na globo disse que filmes que usam muita CG não deviam ganhar prêmios de Melhor Fotografia... fiquei tão indignado que mudei para a TNT, onde quem estava analizando era realmente um crítico de cinema. mas a tradução da mulher tava péssima. Acho que ela estava muito nervosa, nem vou culpar ela. Achei muita injustiça tb Transformers revenge of the fallen não ser nem indicado a efeitos visuais mais uma vez. Acho que eles esquecem do tranformers na hr da premiação. Simplesmente acho muita injustiça com o que fazem com filmes que usam muito o recurso do 3D e da computação gráfica, e com certeza foi injustiça o que fizeram com AVATAR ontem. achei ridículo. Previa isso desde a primeira premiação de "Guerra ao Terror" em cima do AVATAR. Fiquei indignado, vou assistir GAT mais uma vez pra comprovar, mas não achei que passou nem perto.
Cara, é muito simples: é um espetáculo visual. E só. Ganhou o Oscar técnico de efeitos especiais? Mais que merecido. A história é um clichê com personagens bidimensionais em uma trama rasa chupada de Pocahontas, Dança com Lobos, Na Montanha dos Gorilas e tantos outros. É um filme para adolescentes, sem profundidade ou originalidade. E usando modelos CG ridículos, misto de thundercats com smurfs. O dia que usarem CG para fazerem personagens sem grandes olhos cartoon, enfim, em que CG estiver a serviço de uma história ao invés de tomando conta do palco... esse vai ser o dia em que não vai haver mais preconceito contra CG. Vai ser igual eletricidade: você só vai dar conta de que existe em sua ausência... Cameron devia ter ganho Oscar de melhor filme por Terminator 2, mas foi ganhar com a melação de Titanic. Avatar ganhou os tubos em dinheiro e isso já tá mais do que bom para esse filme mediano.
http://umavozatroz.wordpress.com/
Pegue leve, namekuseijin. Seu post foi bastante agressivo.
às vezes sou meio troll. Ok, quase sempre sou meio troll. :D Mas a agressividade não é direcionada à ninguém daqui, só a esse filme mixuruca... ;)
http://umavozatroz.wordpress.com/
Discordo. A agressividade é para todos quando você usa termos pejorativos que partem da sua opinião sendo usados como se fossem a verdade absoluta. Porém, se você tivesse deixado pelo menos um "eu acho" eu com certeza te defenderia se alguém te criticasse, mesmo que eu tenha amado Avatar :P É só uma questão de manter o papo civilizado.
"Caio Santana" disse: Discordo. A agressividade é para todos quando você usa termos pejorativos que partem da sua opinião sendo usados como se fossem a verdade absoluta. Porém, se você tivesse deixado pelo menos um "eu acho" eu com certeza te defenderia se alguém te criticasse, mesmo que eu tenha amado Avatar :P É só uma questão de manter o papo civilizado.
Me desculpe, mas acho que falar "acho que" em toda frase em um post meu que obviamente expressa opiniões pessoais é, além de enfadonho de escrever, extremamente redundante. Até fui lá no post editar pra exprimir minhas opiniões dessa forma, mas começou a soar ridículo... :P Tenho certeza de que muitos aqui amaram Avatar pelo que representa para o campo de CG. Mas acho que deveriam saber separar a qualidade técnica da qualidade do filme em si... e não se aborrecer só por causa de uma opinião desfavorável ao filme em si, não à sua qualidade técnica...
http://umavozatroz.wordpress.com/
Tudo bem... apenas comentei porque achei seu post agressivo ;) vamos deixar isso de lado porque continuar a falar disso não leva muito longe.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135507

Últimos membros registrados: orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam.

Usuário(s) on-line na última hora: 541, sendo 16 membro(s) e 525 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, gago, Abilio, Geraldo Nunes, nicozampiron, alessfilms, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, orodrigo, Victor Mendonça, HALTTEMBERG, João Von Rondow, Vladis, marcola, kmsn, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.