diego.18.04... cara.. um portif;ólio é algo muito pessoal. cada um acho que sempre segue uma linha diferente. Mas ai vão algumas dicas do que vc pode fazer:
1 - Sempre bom ter um portifólio em pdf para mandar por e-mail. Acho que isso é básico!
2 - Abuse das mídias gratuitas disponíveis. Temos o youtube, blogs, twitter, deviantart, vimeo entre outros tantos que não me lembro agora que podem hospedar seu portifólio.
3 - Se for animação ou até mesmo arquitetura ou publicidade, crie um DVD personalizado. Mostrando seu demorell. Não é algo muito comum, mas um DVD feito para apresentar para uma empresa, eu acho que é um diferencial e tanto! Sabe.. sem papel, sem anexo de e-mail... ta ali no DVD, abuse de som, de cores, movimentos, frases... isso prende a atenção.
4 - Portifolio impresso tb é sempre bom ter. É uma opção viavel, não muito barata dependendo da qualidade de impressão e do acabamento, mas se souber fazer certinho, fica muito legal e muito atrativo.
5 - Cartão pessoal! É algo que considero imprescindível.. invista nisso.
6 - Formas de contato... cara.. MSN, SKYPE, MAIL abuse das formas de contatos disponíveis! Isso é bom principalmente se vc vai trabalhar para empressas ou pessoas que não são da sua cidade e o DDD anda caaaaaro! ehehehehe
Agora nada disso adianta se vc não sabe pra que lado quer correr! Uma dica é não misturar as áreas que vc atua! Crie sempre um portifolio para cada área diferente!