Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
Max Idalgo   são paulo - MG
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS
Luiz Carlos   Carlos Barbosa - AC
wagnersenior   São Paulo - SP
Maycondss   Parauapebas - AC

Caloteiros do Freela

Por: CLEBER BA  

Em: 11/03/2010 16:41

Concordo com o doggone e digo mais, se nao aceitam esta forma de pagamento, nem grila pq eh calote a menos que vc leva...agora sobre os prostitutos do 3d, infelizmente nao da pra fazer grande coisa contra, pq o contratante geralmente vai preferir o menor preço à qualidade...
Blogfólio - http://3discreet.blogspot.com/ Youtube - http://www.youtube.com/user/pabl1toescobar
Olá pessoal, além dos caloteiros existem também alguns golpes dados pra roubar trabalhos. Por exemplo, eu costumava usar um site de empregos e freelance para oferecer meus serviços, só que desisti depois que se proliferou uma prática muito infeliz. Eu recebia pedidos de supostos interessados em fazer um trabalho, pedindo layouts para analisar. Uma vez me pediram proposta de um site, com layouts originais de pelo menos 5 páginas em pdf e psd. Achei estranho a pessoa querer esses arquivos e não somente uns jpg pra visualizar. Como tinha o endereço do site, acessei pra descobrir algum contato e liguei pro dono do site. Quando falei sobre o trabalho do site, a pessoa que atendeu me disse que já tinha contratado um freelance pra fazer. Então eu disse que o freelance que ele contratou tinha colocado anúncio se passando por ele, pra conseguir layouts de terceiros e usar. Daí caiu a ficha, ele me disse que achou estranho mesmo, porque já estava há mais de um mês esperando o cara apresentar algum layout do site e de repente de um dia pro outro ele chegou lá com uns 10 layouts. Então tomem muito cuidado com essas pessoas que pedem coisas demais pra avaliar o seu trabalho, como arquivos abertos, formatos que possam ser editados. Tem que ficar sempre de olho bem aberto.
ja ouviu fala em contrato??? existe sabia.. hahaha 50% antes 50% dpois... referencias.. haha
pelo jeito não é só na ditadura q existiu a censura. ¬¬
ja que é assim...é só pedir 50% antes....dai voce mostra uma imagem em jpeg (em media resolução) com uma marca d'agua bem grande no meio. feito isso...peça os outros 50% e em seguida de a imagem final em alta. infelizmente tem que ser assim. obs: escolha um local com bastante detalhes para por a marca d'agua...de preferencia no meio da imagem.
Bom, é lógico que ao fechar um trabalho com o cliente a gente tem como colocar tudo em contrato, cobrar uma parte pra iniciar, etc. O problema que eu descrevo é na busca de novos clientes, onde tudo que aparece é por concorrência geralmente entre 3 ou mais fornecedores. Já vi acontecer várias vezes inclusive com empresa onde trabalhei, de clientes abrirem concorrência só pra criar banco de idéias pra usar depois. Por mais que se tome cuidado, sempre existe o risco, não tem jeito. Já vi esse tipo de problema com cliente pequeno, médio e grande. Proteger imagens com marca dágua até ajuda se o trabalho for a imagem em si, mas quando o detalhe do trabaho é uma idéia, uma sacada diferente, não tem como proteger isso. E passar por esses problemas não é exclusividade de profissionais inexperientes, já vi pessoal de marketing de empresa grande abrindo concorrência com agências grandes, pra projeto arquitetônico de uma feira, daí um projeto ganha, e os outros que perderam a concorrência eles guardam as idéias pra usar depois, sem pagar.
É galera infelizmente existe muito picareta q adora se aproveitar dos artistas graficos em geral não só de 3D e pra ajudalos tem muitos proficionais q por falta de experiencia ou mesmo ingenuidade acaba caindo nos golpes. o melhor é oq a galera já disse logo a cima de usar marca d'agua, sinal seguido de efitivação no ato da entrega e outros pq se o cara não quer pagar nem um sinal de no minimo 30% é pq tem grandes chnces de quer enrrolar . Eu particularmente pesso 70% de sinal, se chorar muito aceito 50%, mas parcelamento ou pagamento posterios memso com cliente antigo vc fica num risco grande. quanto a lista de denuncia acho sim muito intereçante. assim como existe o SPC e afins q nos complicam a vida pra proteger o comercio e financiadoras contra os inadinplentes, tb seria intereçante termos um cadastro não oficial de freelas inadinplentes e até de contratações problematicas afinal muitos tb passam por empresas q não pagam em dia e quando demitem ainda ficam devendo uma grana. Demoro de os artistas de CG começarem a se unir e se organizar contra empresarios q só enrriquecem as nossas custas
http://victormcsousa.blogspot.com/
Nunca se deve mandar arquivos abertos, nem para clientes nem para "possiveis clientes", sempre se manda arquivos fechados e para visualizacoes rapidas, imagens com marca d´agua bem localizadas. agora com relação as ideias serem reutilizadas isso é mais que normal nesse ramo, afinal a "base" do que esta dando certo sempre é mantida e reaproveitada. A melhor maneira que vejo para nao levar um calote é ter clientes de confiança ou de confiança de conhecidos, já que até GRANDES empresas dão calote.
Pra quem nada espera o pouco muito representa.
Seria legal também além disso a gente poder trocar umas idéias sobre como proceder com certos tipos de trabalhos, e já aproveito pra colocar um exemplo que acontece direto comigo. Geralmente alguma agência me chama como freelance pra criar um 3D de um evento, stand, display, materiais promocionais em geral. As condições do trabalho são as seguintes, eu entrego as imagens, eles orçam a produção, se tiver ajustes eu refaço o que for preciso, o material é produzido, acontece o evento, feira, etc, 30 dias depois eu recebo, porque a agência alega que o cliente só paga 30 dias depois. E apesar disso, toda vez eu me finjo de burro e apresento o contrato pedindo 50% no fechamento e 50% na finalização, só que não tem santo que dê jeito, não rola. Bom, o meu argumento é que eu estou trabalhando pra agência, e não pro cliente deles, e que a agência precisa ter capital de giro pra poder trabalhar, e não só repassar quando recebe do cliente. Resultado. Eu não tenho feito mais esse tipo de trabalho e muitas vezes não é nem pelo risco, mas pela folga dos caras de ficar jogando a responsabilidade do pagamento pro cliente deles e não pra eles. O que vocês fariam?
é mp... cara, sinceramente acho isso muita falta de responsabilidade por parte da agencia, e se o cliente não pagar? vc vai ficar sem receber? acho assim, trabalho só com, entrada, principlmente se for grande o trampo, pô, 30 dias depois? atraza a luz pra ver se a copel aceita 30 dias depois aí, acho que não né. pede uma entrada de 50% no mínimo, e claro um contrato onde eles se comprometam com data, e joga uma multa em cima de atraso! qlqr coisa vc ta com a faca e o queijo na mão, o trabalho em mãos e um contrato assinado. Eu penso assim, quanto a criar lista de empresas inadimplentes... pessoal, antes de tudo que vcs possam provar né! cuidado para falar uma coisa publicamente e dps nao ter como provar, mesmo que vc esteja certo! mas acho que muito importante para a comunidade de artistas saberem sobre essas empresas, como falaram é como o SPC, é a mesma coisa. Agora uma questão complicada mesmo são trabalhos remotos, tenho muita duvida quanto a isso. sempre deixo registrados os e-mails e tal, mas queria saber do pessoal, oq vcs fazem para tomar precauções? claro, a entrada... e a entrega do arquivo final só mediante pagamento, mas e aí? como fica um contrato? PS: Mp, essa do layout viu, q pilantra! muita sacanagem.
tb já vi acontecer com projetos em cad enviados para copiadora... um funcionário desviava projetos para um arquiteto chupar idéias dos concorrentes... por isso só mando plotar em dwf ou pdf... pelo menos não dá chance de usarem projeto sem ter um pouco de trabalho.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707935.

Total de membros registrados: 135501

Últimos membros registrados: Kaio Grigolato, bannerliam, boyerbarry, xxncsxx, nexaslimanmeldel, Mizzuki026, Unitedfarmscbd, emma.

Usuário(s) on-line na última hora: 601, sendo 13 membro(s) e 588 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WinterPT, Zabor, Abilio, Carlos E. Nogueira, deathstars, Junior, Kaio Grigolato, RAPH, bannerliam, mastermax, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.