Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leochung   Londrina PR - PR
leochung   Londrina PR - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Sandro   Itararé-SP - AC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

AugustoCN   Rio de Janeiro - RJ
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
douglasbergamo   joinville - SC
fabiospinasse   Vitória - AC

Mais uma rasteira dos "profissionais 3D"

Por: Marcelo Guarrata  

Em: 30/03/2010 20:56

Mais um comportamento lamentável da concorrência. A uns 10 dias eu tinha fechado um trabalho com uma rede de cinemas para criar imagens do empreendimento. Tratava-se de imagens de bilheteria, foyer, sala de cinema e alguns outros pontos. 7 perspectivas no total. Meu orçamento não foi alto. Inicialmente passei 4200 cada empreendimento. Eram dois empreendimentos em estados diferentes do país. Total de 8400,00. Com o choro de costume e tal o valor unitário passou a 3500. Eu já não estava muito satisfeito com os 4200,00 pois eu já fiz 3 trabalhos para cinemas e sei o trabalho que dá. A princípio parece simples mas tem muitas luzes cartazes... mas enfim concordei com os 3500,00. Para minha surpresa recebi um e-mail do cliente dizendo que outra empresa havia passado um orçamento de 2300,00!!!!! Com nota!!! 3500 já estava de graça, 2300,00 é pagar para trabalhar num empreendimento deste tipo. O sentimento não foi nem de tristeza por perder o trabalho. Na verdade foi de perplexidade. É como ver um cachorro correndo atras do rabo... quer dizer... o que esses caras estão fazendo?? Pensei na hora: "Tô fora!! Deixa esse pessoal se matar!!" Não sei o que vai dar esse trabalho dos caras... provavelmente em m... O fato é que quem trabalha com 3D não ganha dinheiro por que não quer!! Tá certo baixar um pouco o valor para ganhar o trabalho ou oferecer alguma vantagem mas os caras jogaram 2400 pela janela!!! Vejam que o cliente nada tem com isso.! Ele faz o papel dele como cliente. Como todo cliente ele vai escolher o menor valor. Nesse caso não sei como avaliaram a qualidade. Pensar que a qualidade é boa nessa situação em questão só piora o quadro geral do ocorrido. Enganar o cliente nesta situação não é tão difícil. Podem mostrar uma edificação simples ou uma interna convencional de uma sala de estar que é bem mais tranquila de trabalhar. O cliente pode não entender que há uma diferenção enorme em desenvolver um empreendimento como um cinema e um comodo de uma casa. Enfim fica aí o meu depoimento. Que seja útil para alguém. Apenas um alerta, o mercado somos nós que fazemos. Não há como culpar terceiros por preços baixos se quem está na área faz o que faz. Se um cliente precisa de imagem 3d, vai a alguns profissionais e obtem valores como 5000 , 4800, 5200... ele não terá escolha. O diferencial estará na qualidade. Agora, se entre estes valores aparece um 2500... Uma maça podre na sexta vai estragando as outras. Vlw!
Sabe qual é o problema? Duas coisas... primeiro é a mão de obra muito desvalorizada no brasil. Parecee que o que a gente faz qq um pode fazer... o que realmente é a pura verdade não é mesmo? (ai ai.. vira a ironia) E segundo é que o pessoal pensa assim: Se o cara consegue fazer isso em sei la.. 4 horas ou 2 dias... ele não precisa ganhar tanto! É muita grana pra pouco tempo. Só que se esquecem do investimento que nós fazemos, do estudo que estamos em constante aprendizado, da manutenção da nossa infra estrutura, enfim.. de uma série de coisas.... O que me anima é saber que esse povo que cobra pouco, não sobrevive muito tempo no mercado. Olha cara... não sei quanto a vc, mas no seu lugar eu cobraria a mesma coisa que a empresa cobrou, só pra realmente não dar esse trabalho pra empresa. Acho que as vezes isso seria válido para dar um baque nos caras. É barato demais? É mas no fim acho que vc estaria fazendo algo bom para vc e outros tantos que querem fazer a coisa certa!
Joha: Blz cara? Acho que não é por aí hein... Esse trabalho é bastante exigente. Não dá para pegar só por pirraça. Outra questão é a seguinte, é um trabalho que absorverá um tempo considerável. Quando eu pego um trabalho eu pego para me dedicar a ele. Já pensou ter que recusar um outro trabalho melhor por ter pego esse só para medir força com a baixa concorrência? Acho que ser conivente com a situação seria péssimo em todos os aspectos. Ficar conhecido como um bom profissional que valoriza o próprio trabalho é bom. Ser considerado bom e "barateiro" que cobre qualquer oferta... acho péssimo!! Penso que é dar tiro no pé. Vamos e venhamos... no final das contas, tirando o valor do imposto sobra uns 2000... É muito... é pouco... do meu ponto de vista é um trabalho que exigirá bom conhecimento dos softwares, máquinas fortes, sensibilidade artística e muita mas muita paciencia mesmo para deixar as imagens do modo que o cliente precisa... Direcionar tudo isso para um trabalho ganho nessas circunstâncias, acho que não é uma boa!! E pra quem deseja ser um profissional respeitado é uma estratégia as avessas. Posso estar enganado mas eu vislumbro o que poderá acontecer. O cliente será exigente, por natureza esse é mesmo. Quem pegou o trabalho não sabe o calibre do rojão e depois de algumas alterações e reenvidicações do cliente, vai chegar um momento que argumentará: "Por esse preço... O que ele achou que fariamos!!!" E fica ambas as partes insastisfeitas... Cobrir preços de concorrentes é uma prática comum em qualquer setor embora as empresas mais éticas e profissionais estejam optando em dar vantagens e um produto de mais qualidade do que baixar preços. No caso em questão não se trata de cubrir o valor... de 3500 para 2300, convenhamos que há uma diferença grande. Trata-se de uma falta de noção do valor do trabalho mesmo. Não dá para competir com a ignorância. abraço
Eu não quero e nem vou discordar de você. Acho que vc tem toda a razão, e provavelmente isso que vc escreveu, vai acontecer mesmo! O que eu escrevi na realidade é errado em vários aspectos, mas considerando o fato da concorrência injusta, creio que em algumas situações é isso que nos resta fazer para tentar barrar alguns caras de pau. Não quero também dizer que tal empresa seja ruim ou prestará um serviço ruim, pois eu realmente não sei! E o muito ou pouco é um ponto de vista. Vc iria pedir 3500 pelo trabalho.. muita gente vai achar muito, mas realmente qual a quantidade de trabalho que vc teria? Eu acho um preço baixo para alguns casos (lançamento de prédios por exemplo). Bom meu caro... desejo tudo de bom na sua carreira profissional e vamos torcer né para que a empresa de com os burros na água hehehe! Ahhh vai.. as vezes uma secada faz nos sentimos melhores hehehehe! Feliz Páscoa!
Não retiro nenhuma letra do que nosso colega Marcelo comentou. A gente estuda tanto, passa noites em claro às vezes pra conseguir entender sobre um trabalho em 3D; criamos imagens que às vezes nós mesmos, que trabalhamos no meio, ficamos perplexos: "Cara eu fiz isso?"; e quando mostramos o nosso trabalho pra alguém que não tem idéia de como nós criamos tudo aquilo, aquele alguém olha e diz: "É, tá bonitinho". É revoltante quando aparece esses "caras" e considera, os próprios trabalhos deles, apenas "bonitinhos" quando não cobra o valor devido e merecido do que foi feito. Abraços!
infezlimente e assim... preço barato nao significa qualidade.
Joha - Então cara, nem discuto se 3500 é caro ou barato. O fato é que o cliente tinha aprovado o valor! Isso significa que é um valor perfeitamente praticável!! É um montante que o cliente avaliou compatível com o trabalho. Por aí vc vê como a própria classe de trabalhadores de CG se auto destrói!! O cliente tá na dele, quanto mais os fornecedores de imagens se debaterem no abaixa abaixa de valores para cobrir o concorrente melhor!! Não é o que todos nós fazemos?? Apenas acho que é uma estupidez sem tamanho dar valores sem critério. Eu acho que sou de outro planeta, só pode ser!! O que eu tento fazer é sempre forçar os preço para cima!! Se um cliente pagou x, o próximo trabalho eu tento x +10%. O meu esforço é de valorizar o meu trabalho e consequentemente a atividade de produção de imagens 3D. Não consigo conceber a idéia de evolução de técnica e qualidade para oferecer trabalhos cada vez mais baratos.
marcio alain - Acho que é bem o contrário hein... Tenho isso como regra: Se vc é bom não pode ser barato... Se é barato, não é bom. Logicamente, isso não vale para alérgicos a dinheiro. abraço!
Olá Marcelo, Isso é muito comum no mercado digital. Sempre brinco quando digo que tudo é culpa do Carrefour. O cidadão vai comprar arroz, feijão e saía com um PC com Word e Corel instalado. Daí o cara dizia que sabia fazer cartão, degradê (gradiente nem sabe o que é) e outras coisas mais. Das dua, uma: Ou eles estão jogando pra ver se você baixa o preço (você poderia blefar dizendo que poderia pensar em 2 mil só pra ver qual era a deles) ou eles são ruins de pagar e pra evitar problemas soltaram essa pérola. Não é so em 3D que isso acontece, em todos os segmentos é muito comum. Trabalho com editorial e vejo todo dia isso acontecer. Diversos orçamentos e cada um mais baixo do que o outro, pessoas pagando pra fazer o trabalho. Um exemplo particular: um pintor cobrou 3 mil reais pra pintar meu apto, o outro? 800 reais. Que tal? Isso acontece até dentro da nossa casa, ou você vai querer pagar mais caro? Se você conhecer o trabalho do profissional, tudo bem, senão, claro que você irá pagar pelo mais barato. O ideal é fazer todo o tipo de trabalho, as vezes até levando prejuízo, construir seu nome, montar sua carteira de clientes e aí sim você poder cobrar o justo e real pelo seu trabalho.
Abraços, Jorpaes
''nem tudo que é barato é ruim, assim como nem tudo que é caro quer dizer que é bom'' ''quem muito quer, nada tem'' acho que estas duas frases resumem a situação... e concorrência tem em todo lugar, e tudo depende de suas necessidades, tem pessoas que tem que catar lixo reciclavel na rua para sobreviver, outras trabalham o mês inteirinho em alguma industria para ganhar miseros R$ 510,00, Jogadores de futebol ganham milhões por ano... é a vida Creio que você não iria levar um mês para concluir o trabalho, e mesmo assim segundo a sua própria informação, após ser descontado imposto de renda, iria lhe sobrar por volta de R$ 2.000,00, que é bem melhor do que R$ 510,00 não acha? Agora se você pode se dar ao luxo de escolher quanto você quer ganhar, e assim recusa trabalhos que vc julga não serem compativeis com o seu perfil profissional, quem sou eu para lhe criticar...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707691.

Total de membros registrados: 135299

Últimos membros registrados: MBS, Rinte1943, sc900dumps, Harrysapgar, bunta02, Bunta026, jeffshaw, tauan.

Usuário(s) on-line na última hora: 575, sendo 4 membro(s) e 571 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: MBS, ISAIAS ARAUJO SANTOS, RAPH, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.