Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Cjungles   Curitiba - PR
Hasluh   Sao Paulo - PR
EvandroGP   Paraná - PR
kybio   Porto Alegre - AC

Portfólios Ver Mais

JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT
HEBERSON   Macapá/AP - AP
RafaelMucio   Monte Alto - SP
CNC   Caçador -Sc - SC

Mais uma rasteira dos "profissionais 3D"

Por: Marcelo Guarrata  

Em: 30/03/2010 20:56

olha tive um aexperiencia dessa com um "cliente" que pediu para eu fazer um projeto de 4 residencias eu coloquei um preço bem abaixo do que eu normalmente cobraria. quando nao foi a minha surpresa o imbecil queria me pagar 200 reais (duzentos reais)!!!!! isso mesmo que voce tá lendo, pelos estudos preliminares. eu fui bem direto com ele. eu disse que isso nao pagava nem o tempo do meu pc ligado e disse para ele que ele nao era o tipo de cliente que eu estva buscando para a minha cartela. despedi ele na mesma hora. e o cara vive construindo casas em bragança paulista. um mala.....
O senso comum é o conjunto de preconceitos adquiridos antes de completar 18 anos. (Albert Einstein)
sr willbill - Quando eu recebi o e-mail com a proposta indecente imediatamente recusei o trabalho!! Mas o assustador não é que o cliente não tenha dinheiro mas sim o fato de que se ele esperar mais um pouco acabará encontrando algum mané que topará fazer por 2000 para cobrir o que ofereceu 2300!!! É de arrepiar velho!! É o que eu falei, briga de cachorro magro para pegar osso sem carne!!
Falando sobre essa parada... vocês sabiam que nos Estados Unidos eles fazem todas as perspectivas e vídeos 3D na china? Vou te dizer porque: -Lá não tem lei contra a pirataria e eles não respeitam as leis internacionais (não consideram válidas) então uma empresa pode utilizar software pirata a vontade, o governo dá cobertura para isso. -Lá a mão de obra é quase escrava, os kram trabalham por nada. -A maioria dos eletroeletrônicos são fabricados lá (pq se eles vão falcificar mesmo é melhor deixar eles fabricarem o original) -Enquanto estamos dormindo eles estão trabalhando por causa do fuso horário. Isso quem me contou foi um arquiteto dos States que chegou aqui a pouco tempo, e ele trabalhou na maior empresa de arquitetura dos US, só para você ter idéia eles possuem mais de 4.000 arquitetos trabalhando para eles, não são freelancers são empregados! A China cobra em torno de 200 dólares a imagem em alta resolução, eles passam o serviço no final do expediente, a china faz de noite e entrega no outro dia para eles.... vídeo lá é tão barato quanto a imagem...Resumindo, se continuar assim de duas 1, ou eu vou passar a pagar os chineses para fazerem meu trabalho ou então vou pra china explorar os chinglings pq eu não vou ficar no prejuizo, não tem como concorrer assim... Eu quase não pego trabalho, mas quando pego também é para valer a pena! NUNCA abaixo meu preço, se quizer pagar é isso que eu passei, E OLHA QUE EU COBRO CARO! A maioria não fecha mas pelomenos durmo tranquilo com a cabeça fria... quando tá quente e estressada pode saber que tem dinheiro caindo na conta!
"Marcelo Guarrata" disse: rogeriodilima - Veja Rogério, tudo o que eu estou querendo transmitir com o ocorrido é que a própria categoria é responsável pela situação que está.
Mas o problema está aí, tem muita gente que não é de nenhuma categoria, aliás nem isso tem, daí o mercado de trabalho é prostituido e prostituto. Se me entende. Já cansei de ouvir a célebre frase "conheço um cara que faz isso pra mim de graça." Pior que é verdade. Onde eu trabalho é perto do prédio da Firjan, onde tem um banner escrito assim: “A redução da jornada de trabalho é mesmo um negócio da China. É pra lá que os empregos vão”. E pior que é isso mesmo. Existem trabalhos gráficos que são impressos na China nem no Chile é mais. Preferem mandar pra lá do que imprimir aqui, sai mais barato.
Abraços, Jorpaes
assunto sério pessoal... mas é meio generalizado.. pelo menos no mundo da "tecnologia".. eu trabalho com desenvolvimento de software (3d ainda é diversão... ainda.. rssr espero que nao por muito tempo)..... um conhecido meu ficou no meu pé uns 10 meses me pedindo p/. desenvolver um (como ele mesmo dizia) "sisteminha" p/ a lojinha dele... eu sabia que era caixão.. e ficava me esquivando... frequentávamos a mesma igreja e eu não queria pegar uma indisposição com ninguém... até que um dia ele me chamou p/ conversar sério sobre o assunto.. e eu tive que ser bem direto.... falei assim: olha.. pagar p/ um profissional desenvolver um software do zero com a cara e o jeito da sua emprea (sim eu sou profissional e dos bons com mais de 10 anos de experiencia na área... sem falsa modéstia)... p/ eu fazer isso que vc me pediu (ele deu um breve escopo do que precisava).. eu te cobraria não menos de 10 mil .. p/ fazer preço p/ amigo ... é muito caro o conhecimento... modelar uma base de dados, projetar as telas do sistema, "amarrar" as funcionalidades, fazer os diagramas de relacionamento, função, fluxo de dados.. etc... etc.. etc... só o custo sairia isso que comentei.. em cima ainda teria que por meu lucro.. pq ninguém trabalha por preço de custo e sobrevive... e esse valor vai ficar muito caro p/ vc.. eu tenho outras atividades e não posso dedicar 8 horas diárias p/ esse projeto.. levaria vários meses p/ desenvolver... de forma que é mais barato e rápido vc procurar um software de prateleira.. que vc acha por milão ou menos.. tem uns até grátis na net p/ vc baixar... mas por menos desse valor eu não vou perder minhas noites de sono nem meus fins de semana com a família... aí ele parou de me encher as paciencias... pq ele achou que eu faria tudo por um milão... sem contar com treinamento e suporte depois né... então.. eu acredito sim no que o marcelo falou, o tundroo e o Andeciuala... nao aceito trabalhar por menos do que eu sei que valho... não é questão de ser muito ou pouco dinheiro, pois isso é muito relativo... quer meu trabalho.. tenho o meu preço.. quer .. paga.. não quer... próximo por favor...
Me lembro que uma vez meu fone de ouvido do celular estava ruim. Decido então comprar um novo. Pesquisei preços em lojas e em bancas de camelôs. Pensei comigo... Na loja o original tá uns R$40,00. No camelô não é original mas a qualidade é "satisfatória" e custa R$12,00. Vou dar R$40,00 num fone que sabe-se lá por quanto tempo vai me servir? Fui no camelô e comprei um "made in Paraguai" mesmo!! Fiquei satisfeito. O fone me atendia no que eu esperava. Não tinha muitos recursos mas pelo que paguei, tava bom. Pensei comigo: Só quero ouvir música. Não preciso de botões de regulagens, que seja estéreo, etc. Três meses depois comecei a ter problemas. Começou a falhar até que, não aguentando mais, joguei ele fora e fui atrás do da loja que só encontrei por R$ 51,00. Conclusão: Por tentar me dar bem, peguei um produto de qualidade duvidosa e, no final, pra não ficar na mão, acabei gastando bem mais do que eu pagaria se tivesse optado pela qualidade do original no início. Entenderam né? Não quero dizer que tudo o que se vende pelos camelôs é ruim. Por favor não me entendam mal. Até em lojas isso acontece mas, essa minha experiência serve bem de ilustração do que se está discutindo. Não sejam camelôs 3D !! Você nao se dedicará tanto ao projeto por saber que receberá pouco e, com isso, sua qualidade não será a melhor que pode oferecer e você poderá "vender" uma só vez ao seu cliente. Insatisfeito, ninguém volta a comprar. Lembre disso!! [ ]'s
Você é o resultado das infuências que recebe sob o filtro de suas escolhas.
O exemplo do chthome é ou não prostituir-se? Se você acha que vale 10 mil e aceita a contra-oferta de 1 mil estará se prostituindo,não acreditando no seu trabalho. O problema é fazer todos pensarem igual. Pior ainda, é que quem aceita fazer o trabalho por qualquer preço não é profissional, não estudou a fundo, não tenho conhecimento de base do trabalho, é apenas um "teórico" digamos assim. O problema é sério porque o dito profissional as vezes precisa de dinheiro para sustentar a família, pagar as contas e daí vai... é realmente um assunto complicado esse.
Abraços, Jorpaes
o 'debate' continua..então continuarei também... - primeiro que tanto um produto 'original' quanto um 'pirata' tem as mesmas probabilidades de dar defeitos, a diferença é que original é conhecido e por ostentar uma marca, o preço é maior, e o que chamamos de pirata nem sempre é pirata, na maioria das vezes trata-se de um produto produzido na china cuja a marca desconhecemos, e ele custa barato justamente por que la a mão de obra é barata. - segundo desenvolver um software é bem diferente de trabalhar com com computação gráfica.... se o cliente chega pra vc e pede pra vc fazer uma maquete, ai vc faz, ele olha, se gostou, vc faz o render final,ele te paga , vc entrega o trabalho e ponto final, a imagem não vai dar erros, não vai precisar de updates...etc - já o software, hj vc faz e o cliente diz que esta bom, amanha ele ja vai precisar de mais alguma coisa, uma nova tela, um novo relatório etc, enfim vai estar sempre em constante evolução, sem contar os bugs que sempre aparecem, e vc leva meses para desenvolver... mas tanto um quanto o outro , faz quem quer, cobra quanto quer, e o cliente pode aceitar ou não, e sempre vai ter um que vai fazer mais barato que outro, mas analisando melhor, os trabalhos 3d deven ser caros sim, pq digamos, são coisas que vc não precisa realmente ter, se vc quer construir uma casa, o pedreiro constroi mesmo sem ver uma maquete todo bonitinha antes, ou seja é algo totalmente desnecessário, mas se vc quer ver como sua casa vai ficar depois de pronta antes mesmo dela ser construida(o que não é necessário), ai vc pode recorrer a um cara do 3d, e ai vc tem que pagar o quanto ele pedir, ja que é algo superfluo... e não concordo que preço menor quer dizer que não tem qualidade, como disse antes depende da necessidade de cada um se eu tenho uma divida mensal de 2000 reais, e ta no fim do mes e eu não fiz nem um trabalho ainda, se aparecer um trabalho que eu sei que vale 5000 mil, mais o cara só paga dois, é obvio que eu vou pegar por dois mesmo, pq preciso de dinheiro pra pagar a divida.. agora tem pessoas que não tem dividas e compromissos financeiros, ai se ele pede 5 mil e o cliente só paga 2, ele simplesmente recusa o trabalho e tanto faz... ou se o cara ja é estabilizado financeiramente falando, um trabalho a menos outro a mais.... essa é a realidade,
rogeriodilima, você parece não trabalhar profissionalmente mesmo! não é?!... viagem essa sua hein kra... como é que é, vc faz a maquete para mostrar aí se ele gostar ele paga e vc renderizar a imagem??? KRAKA HEIN (não falo palavrões)! Pirataria não é pirataria... existe um software 3d studio max por aí igualzinho mas com outro nome e mais barato... alguém aí me ajuda a achar esse software que vou comprar, mesmo sendo chinês... a questão não é dar problema na imagem, usar software pirata é crime, indepente de qual país seja, a questão não é imagem boa ou ruim, é a ÉTICA. Vou parar por aqui pq eu vou me exaltar... que argumentos fracos e descabíveis esses seus! A única coisa racional que falou é a questão da dificuldade financeira, o resto pode jogar fora que é lixo.
Também não acho nada profissional essa atitude, mas esse exemplo do Rogerio é o típico "morto de fome" que pegou um trabalho que valia 5 mil por apenas 2 mil só pra pagar uma dívida... um coitado que não planejamento e estabilidade financeira, é óbvio que não vai conseguir entregar a mesma qualidade que alguém que faz o trabalho sendo bem remunerado, impossível não haver uma queda de qualidade em uma situação dessas. Cobrar preço de banana pra pagar dividas existe em qualquer profissão, mas em qualquer situação o cara não vai muito longe, espero que esse não seja o teu caso mas se for é melhor se planejar melhor, fazer um controle de custos e um bom planejamento pra não cair nessa de "divida de 2 mil reais"... se for o teu caso, sinto muito por você.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 335, sendo 12 membro(s) e 323 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel, marcola, look, Victor Mendonça, Saviel, Baldo, Fabio Catelleno, Vladis, claro_lima, HALTTEMBERG, new, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.