Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

Binari   Vitória - ES - ES
gilbertorbr   porto alegre
3DER   São Paulo - SP - SP
Erick   Rio de Janeiro

Mais uma rasteira dos "profissionais 3D"

Por: Marcelo Guarrata  

Em: 30/03/2010 20:56

rogeriodilima - Fala Rogério!! DISCORDO com absolutamente tudo o que vc disse!! Então vc escolhe uma área de tecnologia, investe em máquinas potentes, estuda até rachar, absorve conceitos de fotografia, de cinema para se sujeitar a qualquer preço?? Ah meu amigo, para mim isso é a receita do fracasso!! Quem muito quer nada tem?? E quem não quer nada? Tem o que?? Por que jogadores de futebol são bem remunerados?? Todos eles são?? Claro que não... Eu não me ligo em futebol mas creio que é uma porcentagem pequena os jogadores que tem remuneração astronomica... Se um quiser o lugar do outro e assim um for cobrindo o preço do outro vira m.... também. Comparar a função 3d profissional com catadores de lata e de lixo... eu não tinha nivelado por esse patamar. Mas por essa visão faça uma idéia das razões pela qual o mercado anda como anda... É isso aí gente!! Vamos abaixando o preço dos serviços!! Fulano fez por cenhão!! Vou fazer por oitentão!! 2000 por mês é suficiente quando vc não faz nenhum investimento em equipamento, nem passa seus dias estudando e evoluindo. Não é que 2000 não é compatível com o meu perfil. 2000 não é compatível com o serviço. Alguns desses trabalhos (das imagens em questão) poderão levar 40 dias. Mesmo que fossem resolvidas em 5 dias!! O mérito é do profissional que se desenvolveu tanto ao ponto de oferecer imagens de alto nível em pouco tempo. Acho que uma posição melhor seria querer sim valorizar a profissão, brigar por isso para que se torne algo respeitável com serviços e remunerações dignas. Daí podemos até sermos empregadores e quem sabe investir nas pessoas e tirá-las de funções sub-humanas como catadores de lixo. Me parece mais nobre do que nos acomodarmos com o pouco que temos.
Infelizmente isso é o mercado... e as vezes "é culpa do cliente" minha ultima proposta de job foi uma area de eventos ao ar livre (tipo festa do peão, feiras) e passei um orçamento mais do que prostituido por que na cidade o 3d "fotorrealistico" num tem muita penetração. mesmo mostrando o meu trabalho, fiquei sabendo que o cliente fez com outro que cobrou 150 reais a menos por imagens que pareciam os blocos do warehouse do google no sket (sem preconceito) e sem nenhuma tecnica de iluminação... shader ou mesmo render... se eh q vcs me entendem. Para o trabalho dele acho que estava razoavelmente pago visto que sabemos o trabalho que temos depois de modelado. Vi no trabalho final dessa outra pessoa que ele fez tbem um trabalho de edição de vinheta em que usou descaradamente um arquivo de video aula do videocopilot (vcs deve conhecer) onde apenas editou o texto. Dai pensei... poderia mostrar pro meu cliente essa "sacanagem" que o concorrente fez por um preço ínfimo, alem de uma qualidade que para mim deixa muito a desejar. Mas pensei melhor e conclui... dizer ao cliente que ele foi feito de "otario" acho que só me fecharia mais uma porta, então deixei para lá. Nos sabemos a diferença entre um bom trabalho e um trabalho mediano... mas sera q o cliente percebe essa diferença? Por essas e outras to largando mão de vez de tentar 3d por aqui... conclui minha graduação em outra area e agora 3d só por hobby (usei essa semana pra fazer uma maquete da clinica que estou mobiliando) hehe E sim também acho que o problema é das microlins e das casas bahia da vida Eu comecei na area de arte final... corel... photoshop e ao negociar meu espaço no mercado esbarrava no pessoal que sabia fazer circulos e quadrados e cobrava salario minimo. O problema eh qdo o cliente fica satisfeito com isso e prefere esses profissionais... entao... que sejam felizes É esse tbem meu desabafo Abraços
Marcelo concordo com tudo que você afirma e também sou a favor de deixar um serviço de lado pelo baixo valor. Trabalho fixo como desenhista de um arquiteto e vejo a miséria que é salário de desenhista, e isso pode acontecer com 3D também se começarmos a trabalhar por preços baixos. Somos nós quem fazemos o mercado, hoje praticamente não faço mais trabalhos em 3D, pois se não querem pagar um preço pelo menos razoável, prefiro ficar parado à perder finais de semanas e noites pra ganhar miséria. Eu também investi nessa área, fui fazer cursos em São Paulo, comprei máquina forte e vi que o resultado não era o esperado, por isso comecei uma faculdade de engenharia e estou praticamente deixando de lado o 3D. Fico imaginando seu caso, você faz um investimento pesado, não só de dinheiro mas de tempo também e os valores começam a cair pela concorrência não valorizar o próprio trabalho. Meu desabafo também hehehe.... Abraços Marcelo
http://marselmurakami.blogspot.com/
Perai...calma....deixa eu ver se entendi: Cobrar o que achamos o justo é errado porque queremos demais ou de menos ??? Pra mim, o que importa eh o resultado final, se for compativel com a grana tudo certo. Se for algo complexo de fazer custa mais e for simples custa menos. O diferencial de grana é a qualidade final do projeto. E tá errado o cliente procurar o menor preço abrindo mao da qualidade, deixa ele fazer por menos...Vai voltar pra voce marcelo e dai vc faz como eu faço quando acontece isso: cobro uma taxa de emergencia, porque o tempo que ele perdeu, é dele não seu que foi resduzido o tempo de produção. Veja: se for fazer um trabalho meia boca o dinheiro nao compensa o stress entao nao faça !!!! É isso que ferra o mercado, se o cara quer fazer por pouco deixa, ele talvez nao tenha que manter uma estrutura como a sua pra trabalhar, quando ele se tornar um profissional de verdade, com licenças oficiais, empresa, notas e etc ele vai ter que cobrar o certo. O que nao pode acontecer eh voce fazer algo meia boca por causa da grana, tem que mostrar como eh diferente quando um profissional mais caro faz e quando um mais barato faz. Se for fazer, faça bem feito e pronto, só não pode (depois de acordado o preço) dizer que pelo preço é o que o trabalho que dá pra fazer. Vlw !
Marcelo Guarrata , cara ja acompanhei alguns de seus trabalhos ,.. sao muito bons é uma m. essa área nao ser homologada sacas ! qualquer ze mane que o pai paga um curso faz um 3d pra pagar a balada dele de sexta a noite ! como ja disseram esse tipo de cara ta fora de mercado pq ele cobra 10 reais mas ele nao tem qualidade alguma !!! duvido que se essa empresa (o seu cliente) tivesse orçado com grandes empresas de grande nome ele iria correr atras de vc axando que vc estaria muito barato !!!! eu fico puto tmb com essas coisas mas ai me vem na cabeça o tanto de lixo de 3D que vendem por ai ! ai eu so do risada cara ! infelizmente a gente ainda conta com essas pessoas !!!! cara vamos estar sempre do seu lado nessa cara presciamos lutar para homologar essa profissao !!! pq ai acaba um monte dessas desgraças ve se alguem vende um projeto falando que é arquiteto vao pedir o crea no 3d deveria ser o mesmo ,..... conte com a gente aki cara entendo seu sentimento ,... abraçs,...
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Marcelo Guarrata - eu entendo o seu lado, e é logico que o correto é todo mundo valorizar o seu trabalho, tipo haver uma normalização de valores, onde todo mundo cobre o mesmo valor ou bem próximo disso, e ai sim o cliente teria que optar pelo que oferece a maior qualidade.... mais isto é utopia, não existe, todo mundo quer ganhar dinheiro, e por isso cada um usa uma forma para conseguir o trabalho, ums oferecem algo a mais pelo mesmo preço, outros fazem o mesmo trabalho por um menor preço e assim vai. e é assim em tudo, se vc acha pouco por exemplo um trabalho por 5000 , pode ter certeza que havera centenas de pessoas que vai achar este valor ótimo, e havera outras centenas de pessoas que farão o mesmo trabalho por 4500 e ai vai aparecer os que fazem por 4000 e assim vai.. e quem o cliente vai escolher? , obviamente o que cobrar menos..... e para sobreviver no meio da concorrencia, vc tem que se adaptar, agora se vc for a referencia, for o top, vc pode cobrar o dobro, o triplo.... dos outros, que mesmo assim os clientes vão procurar vc, mas pra isso as pessoas tem que considerar vc o top, mas se vc for considerado igual aos demais.. vc vai ter que cobrar menos pra conseguir o trabalho, senão sempre vai perder para a concorrencia. por isso que mencionei os jogadores de futebol, todos jogam bola, só que existem os 'super stars' que recebem salarios astronomicos e os que não são conhecidos.. por exemplo o jogador 'zé' bate um bolão mas ele é só o zé...então ele ganha apenas 1000 reais por mes. ja o ' david bechram' é inferior ao 'zé' mais ele é o bechram, é conhecido, tem fama, então ele ganha 5 milhões por mes, e se ele sair de um time hj, amanha ja tem varios times procurando ele.... ai tbm existe o ' joão' que tem o mesmo nivel do 'zé', mas tbm não é conhecido, só que o joão joga por 800 reais, ai quem o time vai contratat? o joão ou o zé? então fazendo uma analogia..... enquanto vc não for considerado um 'beckham' da vida, vc vai ter que concorrer com um joão e um zé, e se vc cobrar mais caro que eles, vc vai estar de fora.... agora concerteza, preço não quer dizer qualidade..
rogeriodilima - Veja Rogério, tudo o que eu estou querendo transmitir com o ocorrido é que a própria categoria é responsável pela situação que está. Há mercado? Sim, há. A procura por representações 3D só aumenta!! Qualquer coisa que seja comercializável precisa de ilustração (ou quase tudo). O 3d pode ser usado com vantagens em todas as mídias e segmentos comerciais. A concorrência nasceu junto com a comercialização. Qualquer um que se preste a vender uma mariola por exemplo vai ter que encarar isso. O que não pode ser visto como normal é o auto-canibalismo do pessoal aí!! Ao cliente basta esperar pq tem um monte de cachorro magro se matando para pegar um osso com pouca carne!!! Se adaptar a esse mercado é suicidio!! Concordo com vc quando vc diz que é preciso se destacar para poder valorizar o seu trabalho. Esta é uma das razões por eu estar desenvolvendo a minha própria biblioteca 3D. Ao mesmo tempo que passo a ter modelos exclusivos adquiro Know how para modelar qualquer coisa. A concorrencia sadia é necessária para nivelar abusos. Mas não é o caso. Se o trabalho vale 10.000 e vc sabe que vale e aceita faze-lo por 1.500 algo de muito errado está acontecendo aí!! No meu caso, veja que 3500 como eu tinha fechado não é nenhuma remuneração assombrosa. É um valor mediano a baixo para qualquer profissional de 3D responsável. Se eu estivesse falando em cobrar 20.000... aí sim concordaria com vc que seria coisa só para as estrelas do 3D. Se adaptar a isso... jamais!! Eu não farei isso e tenho fé que muitos também não farão. Tá tudo errado! Temos é que mudar isso aí!! Já falei abertamente com alguns clientes sobre isso. Alguns entende outros não... mas o fato é que prefiro ter poucos bons clientes do q estar envolvido em um monte de projetos tudo baratinho para conseguir passar o mês... não há a menor chance de evolução nisso. Ilusão pura! É claro que dá um medo danado de levantar essa bandeira... mas quer saber? Ganhei ainda mais a confiança de alguns clientes expondo tais fatores. abraço
Valeu Godon!! Vamos engroçar o caldo para normalizar a coisa!!! Um abraço!
cara nao é por nada nao mas eu acho que o teu cliente jogou um verde para voce baixar o teu preço. nao desvalorize o seu trabalho por nada. o valor está mais do que justo. quem investe em propaganda tem que pagar o preço. que @#$$%^^&&*( de cinema é esse que nao tem 4000 para pagar numa campanha de marketing.
O senso comum é o conjunto de preconceitos adquiridos antes de completar 18 anos. (Albert Einstein)
Marcelo, vc está certo cara, deixa o cara ir atrás do morto de fome e pegar um trabalho ruim. Eu também recuso trabalho se o cliente chora, eu cobro pela qualidade, infelizmente o mercado esta nivelado por baixo, a maioria dos clientes não fazem questão de algo bom mesmo, fazem questão de algo barato e pra ontem. Infelizmente o mercado aqui no Brasil é assim, mas ainda assim existem poucos que prezam pela qualidade e pagam a mais por isso, vc está certo em focar nesses clientes, chega de se prostituir! Quem baixa muito o valor pra "ganhar o cliente" ganha na verdade um cliente mal acostumado que vai sempre querer tudo barato, um verdadeiro tiro no pé. Por isso que temos que estudar muito e nos dedicar para estar um nivel acima desse pessoal que cobra preço de banana mas também não tem condição de entregar um trabalho de alto nivel.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 443, sendo 24 membro(s) e 419 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nandao, wdesign2006, zuanon82, look, gima47, Pedro, Ronaldo Junior, João Von Rondow, Victor Mendonça, Ale Marques, JMDesign, Lisandro, Fabio Catelleno, Gabriel.C, Moura, Osvaldo Arquiteto, Nuno, Tomas, Vladis, claro_lima, Reinaldo Silva, Roberto Movanni, Baldo, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.