Marcelo Guarrata - eu entendo o seu lado, e é logico que o correto é todo mundo valorizar o seu trabalho, tipo haver uma normalização de valores, onde todo mundo cobre o mesmo valor ou bem próximo disso, e ai sim o cliente teria que optar pelo que oferece a maior qualidade....
mais isto é utopia, não existe, todo mundo quer ganhar dinheiro, e por isso cada um usa uma forma para conseguir o trabalho, ums oferecem algo a mais pelo mesmo preço, outros fazem o mesmo trabalho por um menor preço e assim vai.
e é assim em tudo, se vc acha pouco por exemplo um trabalho por 5000 , pode ter certeza que havera centenas de pessoas que vai achar este valor ótimo, e havera outras centenas de pessoas que farão o mesmo trabalho por 4500 e ai vai aparecer os que fazem por 4000 e assim vai..
e quem o cliente vai escolher? , obviamente o que cobrar menos.....
e para sobreviver no meio da concorrencia, vc tem que se adaptar,
agora se vc for a referencia, for o top, vc pode cobrar o dobro, o triplo.... dos outros, que mesmo assim os clientes vão procurar vc, mas pra isso as pessoas tem que considerar vc o top, mas se vc for considerado igual aos demais.. vc vai ter que cobrar menos pra conseguir o trabalho, senão sempre vai perder para a concorrencia.
por isso que mencionei os jogadores de futebol, todos jogam bola, só que existem os 'super stars' que recebem salarios astronomicos e os que não são conhecidos..
por exemplo o jogador 'zé' bate um bolão mas ele é só o zé...então ele ganha apenas 1000 reais por mes.
ja o ' david bechram' é inferior ao 'zé' mais ele é o bechram, é conhecido, tem fama, então ele ganha 5 milhões por mes, e se ele sair de um time hj, amanha ja tem varios times procurando ele....
ai tbm existe o ' joão' que tem o mesmo nivel do 'zé', mas tbm não é conhecido, só que o joão joga por 800 reais, ai quem o time vai contratat?
o joão ou o zé?
então fazendo uma analogia..... enquanto vc não for considerado um 'beckham' da vida, vc vai ter que concorrer com um joão e um zé, e se vc cobrar mais caro que eles, vc vai estar de fora....
agora concerteza, preço não quer dizer qualidade..