Mais uma rasteira dos "profissionais 3D"

Por: Marcelo Guarrata  

Em: 30/03/2010 20:56

"rogeriodilima" disse: o 'debate' continua..então continuarei também... - primeiro que tanto um produto 'original' quanto um 'pirata' tem as mesmas probabilidades de dar defeitos, a diferença é que original é conhecido e por ostentar uma marca, o preço é maior, e o que chamamos de pirata nem sempre é pirata, na maioria das vezes trata-se de um produto produzido na china cuja a marca desconhecemos, e ele custa barato justamente por que la a mão de obra é barata. - segundo desenvolver um software é bem diferente de trabalhar com com computação gráfica.... se o cliente chega pra vc e pede pra vc fazer uma maquete, ai vc faz, ele olha, se gostou, vc faz o render final,ele te paga , vc entrega o trabalho e ponto final, a imagem não vai dar erros, não vai precisar de updates...etc - já o software, hj vc faz e o cliente diz que esta bom, amanha ele ja vai precisar de mais alguma coisa, uma nova tela, um novo relatório etc, enfim vai estar sempre em constante evolução, sem contar os bugs que sempre aparecem, e vc leva meses para desenvolver... mas tanto um quanto o outro , faz quem quer, cobra quanto quer, e o cliente pode aceitar ou não, e sempre vai ter um que vai fazer mais barato que outro, mas analisando melhor, os trabalhos 3d deven ser caros sim, pq digamos, são coisas que vc não precisa realmente ter, se vc quer construir uma casa, o pedreiro constroi mesmo sem ver uma maquete todo bonitinha antes, ou seja é algo totalmente desnecessário, mas se vc quer ver como sua casa vai ficar depois de pronta antes mesmo dela ser construida(o que não é necessário), ai vc pode recorrer a um cara do 3d, e ai vc tem que pagar o quanto ele pedir, ja que é algo superfluo... e não concordo que preço menor quer dizer que não tem qualidade, como disse antes depende da necessidade de cada um se eu tenho uma divida mensal de 2000 reais, e ta no fim do mes e eu não fiz nem um trabalho ainda, se aparecer um trabalho que eu sei que vale 5000 mil, mais o cara só paga dois, é obvio que eu vou pegar por dois mesmo, pq preciso de dinheiro pra pagar a divida.. agora tem pessoas que não tem dividas e compromissos financeiros, ai se ele pede 5 mil e o cliente só paga 2, ele simplesmente recusa o trabalho e tanto faz... ou se o cara ja é estabilizado financeiramente falando, um trabalho a menos outro a mais.... essa é a realidade,
Caraca, tu misturaste tudo, colocou no mix e mandou ver. Nem vale comentário sério. Continua desenvolvendo seu pensamento que me faz rir.
Abraços, Jorpaes
hhhhhhhhhhhh .. eu recuso trabalho.. por menos doq eu cobrei.. já vi gente fazendo render de jóias por 30 reais ¬¬.. eu cobro X.. se quizer menos. vai com outro... e tenho as mesmas dividas que todo mundo.. a diferença é q nao sou PU.TA:D
Ola Marcelo! Concordo com tudo que você disse, e os trabalhos em 3d devem ser muito bem cobrados, pois quem faz estuda e investe muito para realiza-los, alguns com qualidade superior e outras com inferior, pois isso depende de quem faz, e pelo que eu vi no seu site, você é fera no assunto. Mas por outro lado, essa empresa que você disse que cobrou 2300 pelo serviço, será que ela sabe realmente quanto custa o serviço? Talvez não!!!. Não se sabe o que levou ela cobrar este valor, e quando o serviço estiver pronto, aí pode-se se ter uma noção pela qualidade do serviço. Acho que, deveria ser feito um levantamento, ou tipo uma tabela sobre os valores cobrados pelos trabalhos em 3d no país, dos mais diversos serviços, como Maquetes Eletrônicas, Animações 3D voltadas para Publicidade e Games...e assim por diante...Assim os artistas da àrea de 3d poderão ter a noção de quanto cobrar no mínimo pelos seus serviços, e que fique num valor justo, igual ou parecido. Por exemplo, eu gostaria de saber o valor que uma empresa de animação cobra para fazer animações publicitárias. O que custa mais? Uma Maquete Eletrônica de uma cena interna ou uma externa? ou o valor é igual? Essas questões são importantes para as pessoa que pretendem trabalhar com 3D, e que se for feito esta tabela ou levantamento, tornaria se mais justo... Este tópico está excelente!!!!! Abraço a todos!!! http://www.carlosrafaelmoraes.net
Oi pessoal! Legal o assunto estar sendo debatido! Mas vamos tentar manter o assunto positivo, sem provocações. Creio que todos aqui desejamos a mesma coisa. Valorização da função, melhores condições, mais respeito... Algumas coisas mencionadas estão erradas. Não pq eu acho mas pq estão erradas por definição. - Imagem 3D não é "perfumaria". Muitos detalhes importantes (erros) são resolvidos quando a imagem 3D é produzida. É frequente eu ter que chamar o cliente para alertá-lo que o projeto de cobertura não funciona ou que determinado volume da casa está em conflito com outro. A definição de cores e revestimentos também são importantíssimos. Qualquer item, por mais simples que seja, podendo ser resolvido previamente pode significar uma economia no custo da obra muito superior ao valor investido nas imagens 3D. Logicamente que quem está fazendo as imagens 3D tem q ser qualificado para isso. Eu sou formado em engenharia civil e por tanto tenho facilidade em detectar tais problemas. - Um trabalho, qualquer que seja, (não falo apenas de computação gráfica) precisa ser previamente orçado. O cliente aprovou aí sim é executado. Fora isso vc fica refem do cliente. Quanto ao programa, não creio que seja o fator determinante para a criação de qualquer imagem. Mais vale um bom piloto que um bom carro. Claro q estou falando entre um carro bom e um carro ótimo. Há um programa gratuito que já vi produzir bons trabalhos partindo de bons profissionais. Acho que é Blender o programa. Um dia faz por 2000 outro dia faz por 5000... Como se justifica para o cliente isso?? Algo do tipo: Tô precisando de grana então vou fazer a preço de banana!!" Não. Isso não é adimissivel como conduta de um profissional responsável e sério. Como fica a credibilidade numa situação dessa? Quando se trabalha por conta a renda pode variar muito dependendo da época então é preciso ser um pouco "cigarra" é preciso ter reserva para uma época com menos trabalho. Num universo tão cheio de facilidades (muitas ilegais) é relativamente fácil criar imagens usando pré-setagens de render e modelos prontos de todos os tipos. Acho que esse é o "esquema" do pessoal que esculhamba sucateando o serviço. Sem criação nem personalidade, tudo é chupado. A boa notícia é que até mesmo a demanda por imagens vem dando preferência por algo mais exclusivo. Se um cliente pede por um determinado móvel ou peça e tudo o que vc pode fazer é mostrar opções parecidas na tentativa de substituir o que precisava ser feito então preocupe-se!!
Olá pessoal. A discussão sobre o assunto como sempre é interessante, mas infelizmente eu não vejo como mudar esse cenário. Como citaram o trabalho de programação, vou colocar um exemplo. Certa vez fui substituir uma pessoa em uma empresa, no meio de um projeto, onde eu tinha sob minha supervisão um programador freelancer que foi contratado provavelmente por ter cobrado mais barato. O trabalho era criar um cadastro pra colocar em uma área do site onde certas pessoas trabalhariam em um projeto de pesquisa. Entrada de dados, classificação e relatórios, ao meu ver nada muito complicado pra quem entende do assunto. Mas logo comecei a perceber o seguinte, o "programador" a cada pedido que se fazia, ficava desesperado pesquisando na internet pra descobrir como fazer. Certo dia fui dar uma fuçada no trabalho do cara e comecei a olhar os códigos da meia dúzia de páginas que ele tinha colocado pra testar. Era uma bagunça completa, créditos de outros autores, cada código de um jeito, era uma colcha de retalhos de copia e cola da internet. Duvido que ele tenha pensado em uma linha de tudo que estava ali. Então como o trabalho se arrastava por muito mais tempo do que o pessoal esperava, outro dia resolvi sacanear mesmo com o cara. Ele desenvolvia o trabalho dentro da empresa, um escritório pequeno com três salas, então dava pra eu fazer tranquilo o que eu planejei. Desligar a internet por algumas horas e fingir que a gente estava esperando o técnico pra trocar o modem que queimou. (maldade, heheheh) Pedi a ele pra me gerar uma página puxando os dados do pessoal cadastrado no sistema de testes até agora, uma planilha com os nomes em ordem alfabética e os demais dados do cadastro (coisa simples). Era pra colocar pra testar no servidor php mysql local, que rodava no meu notebook. Passou meia hora o cara teve uma dor de barriga e precisou sair. Não voltou mais naquele dia, acho que nem naquela semana. Quando apareceu pra acertar com o pessoal, disse que estava vendo um trabalho numa produtora, que ia trabalhar com 3D!!! Vejam, esse tipo de coisa vai continuar acontecendo, e os clientes vão continuar aprendendo. É difícil explicar isso pro cliente antes dele tomar uma volta dessas? Claro que é. Além do que é muito cansativo sempre ter que repetir a mesma coisa, justificar seu custo e qualidade, etc. Mas o negócio é se preocupar mais com a sua capacitação e competência, que a recompensa vem com o tempo. O mercado vai amadurecendo e os bons clientes vão se revelando.
Eu sei quem são cada um dos clientes que eu passei um preço e eles não fizeram, se um dia eles voltarem a cotar comigo vou cobrar o dobro, por um motivo muito simples, se eles voltaram é porque onde fizeram o trabalho "mais barato" não deu conta do recado, e se voltaram é porque estão dispostos a pagar pela qualidade, e a minha qualidade tem PREÇO! Sem contar que vão voltar muito mais exigentes, e eu para aguentar isso só ganhando muito bem rs... Ótimo exemplo mp. E o kra foi trabalhar com 3D? hehehe aposto que não durou muito lá também.
Comigo aconteceu um fato hilário e acho que sem concorrente...Veio um rapaz que é meu conhecido, está fazendo um prediozinho de 3 pisos, me mostrou o projeto e pediu o preço, dei um valor não muito alto e já me sentindo um prostituto. Ele deu uma pensada e me saiu com essa: - Vou ter que falar com meu sócio sobre esse valor, nós pensávamos que com 100 ou 150 "pila" tu fazia bonitinho. Estou a duas semanas decidindo se devo chorar ou gargalhar... Não sei se acharam um pica pau que faça por 100 ou 150 "pila" ou não vão fazer, pois não voltou... A coisa tá ficando preta!
kra isso é fogo, os camaradas vão construir um prédio de talvez 300.000,00 as vezes 1.000.000,00 gastam milhares de reais só com o projeto, arquitetura, cálculo de estrutura, e no 3d querem pagar 200,00.... brincadeira.. Mal sabem eles que o 3d não é só para ver uma imagem bonitinha, mas se resolvem grandes erros de projeto com ele! É tão fundamental quanto o projeto em si, ou a construção do mesmo. Eu mesmo já corrigi vários projetos depois do 3d, e já tinham passados pelo arquiteto e engenheiro. No 3d que vemos mesmo o que funciona e o que não funciona. O pior, e o que me deixa mais triste são os amadores, que destroem o mercado com esses preços baixos. Tem um camarada em formosa, que faz um prédio inteiro por 80,00 a imagem. Quando eu morava lá, ninguém se preocupava com qualidade então ele fazia todos os trabalhos e eu nenhum, pq me recusava a cobrar essa mixaria, não sei nem como ele paga o aluguel dele com isso... pq acho que não dá nem para pagar a luz que ele gasta. A qualidade dele não era ruim, a modelagem era muito boa e a texturização também, mas o render era um skanline com luz default, sem bump, sem relfexos, sem nenhum shader, só a cor mesmo. Era horrível, mas eles não queriam nem saber... o importante era pagar 80,00 por isso.
cara na hora que acabar com os softwares ilegais já vai dar uma mudada, mas isso com certeza vai demora, pode esperar sentado, enquanto isso eu já tive vario problemas, e mesmo assim em 90% o cliente volta com o "rabo entre as pernas" pedindo para corrigir o problema que o outro fez, hoje ainda não estou num padrão de qualidade que gostaria, mas cobro como se fosse, abro exceções sim, mas no geral quando o cliente vem com essa historia que fulano cobra menos, eu digo que eu indico um guri que faz pela metade do valor que ele esta pedindo, e indico mesmo... (a sorte que eles nunca pediram isso pois eu não conheço ninguém) além disso se vc cobra barato o cliente vira um encosto que nem macumba tira, pois eles acham que podem ficar pedindo varias alterações e mesmo depois de um ano ainda te incomodam ! e ai de vc cobrar a mais por alguma alteração. já se vc cobra caro, o cliente sempre esta satisfeito pois o que eh caro eh bom, eu nunca me queimei com cliente que pagou caro, já cliente que pagou barato, uma vez eu cobrei de um amigo para fazer uma logo 30% do valor, ele disse que eu estava querendo me aproveitar dele, é mole, já o vizinho dele eu fiz o mesmo serviço cobrei o valor cheio, como sempre chorou, mas tem o maior orgulho de dizer para todos que foi eu que fiz que é caro mas vale a pena... e não vi ninguem sobreviver cobrando barato tb.... eles sempre caem... um grande abraço galera tudo de bom para nossa familia 3d1
olá a todos, Essa discussão é complicada, afinal não tem como medir o trabalho que cada um tem para se fazer um trabalho. O que pra mim pode ser muito difícil de fazer pode ser muito fácil para outra pessoa, abaixando o valor do serviço. Com isso não quero disser que o mesmo trabalho sairá por R$ 200 se eu fizer ou R$ 5000 se for outro, existe uma diferença de preço no mercado, que não pode existir é uma diferença absurda. Não posso falar como profissional de 3D porque faço 3D apenas pra mim, não vendo. Mas como arquiteto sou profissional e ja teve vez que abri exceção no valor, cobrando mais barato do que devia pois o cliente era amigo meu e fui dar um desconto na camaradagem, foi a 1° e ultima vez que fiz isso, não vale a pena perdi de ganhar dinheiro e perdi o amigo (que na verdade descobri que não era tão amigo assim). A pior coisa para um profissional, em qualquer área, é ser desvalorizado, pior ainda é quando ele mesmo se desvaloriza, dae meu amigo, pode enfiar a viola no saco e ir pra casa que não tem mais jeito Abs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711053.

Total de membros registrados: 138523

Últimos membros registrados: JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026, Mvyeira , luciano pr, Davis123.

Usuário(s) on-line na última hora: 1313, sendo 4 membro(s) e 1309 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: psoriol, LumiLeanAvis Prix, holtenodro, JointCare11.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.