Fala! Rapaz.
Eu estive em Curitiba no Ano passado e consegui um bom estagio numa empresa de publicidade. O grande problema do mercado paranaense é que existem poucas empresas grandes especializadas em maquete 3D. As que existem geralmente sao pequenas, compostas por 2 ou 3 sócios e nao têm diheiro para manter estagiários, é algo muito chato isso. As alternativas que achei, após levar muito tapa na cara, foi achar ramos do mercado em que meu trabalho poderia ser útil, eu quero me especializar em animacao, entao, uma agencia de publicidade veio a calhar. Eles nao tinham a cultura do 3D dentro da empresa, entao comecava a jogar ideias sempre que possivel e fui conquistando meu espaco, no final do estagio eu fazia quase q exclusivamente trabalhos com 3D e finalizei 2 animacoes institucionais!
Para pessoas interessadas em maquete eletronica eu acho que é um pouco mais fácil, pois, pelo menos em Curitba, há muitos estúdios ou escritórios de arquitetura em que os arquitetos nao simpatizam com o computador e contratam projetistas para passar sketches de plantas para o computador. Acredito que Umuarama deve ser igual. Entao, o que voce pode fazer, eh tentar vagas em escritorios que ja facam renderizacao de maquetes (o q eh obviamente mais dificil) ou entra como projetista de Auto CAD e conquiste com paciencia seu lugar como artista 3D.
Uma coisa é importante, que curso voce está fazendo?
Rodrigo Janz
Designer e Artista Gráfico