como uma empresa de design ganha dinheiro ??

Por: Marinhu  

Em: 05/05/2010 19:08

ola pessoal , eu gosto bastante do assunto de design , criacao de objetos , esse tipo de coisa , acho o nome design legal tambem ehheheh , acho que o pessoal aqui tem mais experiencia no assunto, gostaria de saber como um escritorio de design ganha dinheiro , como que eles cobram , que tipo de serviço faz ? se alquem poder da uma ideia , agradeço Obrigado
Visite meu blog , www.MarinhuStudio.blogspot.com

www.Marinhu.com

www.MarioSantosBastos.blogspot.com

www.Meninadobico.blogspot.com
Movido de Perguntas de Computação Grafica
Eu sou formado em design. passei 4 anos estudando só isso... e vejo em td que é lugar gente dizendo q faz design. só pq sabe mexer no 3d ou pacote adobe... mas voltando ao seu assunto... Design não é um design geral. existem varios segmentos... design de interiores.. de produto.. design grafico.. agora... design de sombrancelhas. e esses diabos a mais q estao falando por ai. nao tem disso... como cada escritório ganha dinheiro, como cobra e o q faz.. depende mto do ramo. e do escritório... meu conselho é.. procure uma faculdade de design... é o melhor recurso p/ aprender sobre design... eu tive aulas.. de como abrir meu escritório de design,, ramos a seguir.. como fazer isso tudo. como lidar com clientes... como cobrar.. quanto cobrar... é isso ae..
oi nakhla tudo bom , cara esses dias eu vi uma mulher dizendo que era design de unha ahhahah , tem cada loco , mais sei lá rsrs , por favor como voce teve aula sobre isso da uma idéia melhor pra mim dessas coisas , como abrir escritorio , como cobrar , quanto cobrar, o ramo a seguir , sei que realmente a forma de saber isso é entrando em uma faculdade , mas acabei de terminar uma (arquitetura e urbanismo) e nao to quero voltar tao cedo nao ehheheh por favor da uma ajudinha , se tiver como indica algum material ou algum site onde possa achar isso blz brigadao
Visite meu blog , www.MarinhuStudio.blogspot.com

www.Marinhu.com

www.MarioSantosBastos.blogspot.com

www.Meninadobico.blogspot.com
Mas para ser design propriamente vc precisa de uma faculdade tanto quanto precisou de uma para fazer arquitetura. O que acontece é que o termo design se tornou mais amplo devido ao uso generalizado. Assim como vc pode ser design de interior, eu posso ser design de cenarios, (leia-se desenhista), rsss mas para fazer uma logomarca e entrar no INPI pra registrar exigirão de vc que seja formado, assim como para fazer o design de um produto. Em linguagem o termo foi banalizado e acabamos usando para facilitar o entendimento do usuário, mas tecnicamente está errado.
Oh meu camarada Marco Rocha só elucidando: o ramo da atividade que faz projetos é design, e o profissional que faz design é designer. Marinho sua dúvida é mais comum do que vc pensa, até mesmo nós formados (me formei em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual) não temos exatamente um parâmetro para seguir (principalmente porque no Brasil a profissão não é reconhecida nem tem sindicato), assim pinta dúvidas de como cobrar, como abrir seu escritório, em que área atuar. Eu te aconselho a fazer um curso que me abriu os horizontes de todas essas dúvidas: o curso de Prática de Escritório de Design com a mestre em Design Isabella Perotta na Puc-Rio. O curso é muito bom e é uma chance de vc saber se é exatamente design que vc quer fazer ou não. Outra dica é ler o livro de Gilberto Strunck: Viver de Design. Muito bom e vai tirar todas essas suas dúvidas. Abraços amigos.
O loco...rezendeh! como a profissão designer grafico não é reconhecida? existe uma associação (ADG Brasil) que tem tabela de preços e tudo mais. não sou associado, mas sei que existe...e tem muito tempo...na época que me formei ja existia. se não me engano até no INSS ja consta essa profissão. eu não tenho certeza, fiz o meu cadastro em 2000...dai entrou como outros serviços.
nakhla, realmente é complicado. tinha que ser igual a medico....onde quem exerce a profissão sem ser formado vai em cana. na minha epoca de faculdade ja existia o tal "micreiro" que se aventurava em fazer sites e tudo mais. não preciso nem dizer como era o layout da bagaça. hoje existem os "benditos" cartões impressos à laser...é uma aberração pior que a outra...da pra perceber que quem fez não tem a menor noção de design.
acho q design n é reconhecido ainda... me formei ano passado e até ano passado era uma briga p/ ser reconhecido... ter uma associaçao acho q n tem haver com isso, pode ser um grupo de pessoas q se reuniram p/ tentar melhorar o esquema.. assim como uma associação de moradores hahaha mas n é reconhecido. e n tem nem piso salarial.. acho q quando for reconhecida vai ter.. um tp de crea ou sei la... poisé marcelo.. sempre tem esses micreiros.. mas como quem manda no mercado é o preço.. é facil micreiro ganhar cliente...
pelo jeito não é só na ditadura q existiu a censura. ¬¬
kra, não quero desmerecer de forma nenhuma a profissão, o o tempo dedicado ao estudo, mas existem algumas faculdades que eu não faria nem a pau, uma delas é Design, não pela qualidade, mas justamente por não serem reconhecidos, e não ter nada que impeça alguém de dizer que é design, exatamente como jornalismo, vocês sabiam que saiu uma lei dizendo que qualquer pessoa pode ser jornalista, tendo ou não graduação na área? É claro que ajuda, pois na hora de conseguir emprego vão pegar quem? quem pelomenos estudo pra isso, mas infelizmente não acontece isso com o design, conheço várias pessoas trabalhando como design, de interior, de móveis, até mesmo de produtos, os únicos designers que realmente são reconhecidos, são os designers mecanicos, que trabalham, com carros, e máquinas, que aí sim precisa de um conhecimento além de formas... bom é o que eu penso, posso estar errado mas até agora é o que vejo. Isso acontece na maioria das profissões que mexem apenas com o intelecto, ou alguma coisa relacionada com a arte, existem artistas que pintam, vendem quadros e são considerados como tal, e nunca fizeram uma faculdade na vida, apesar de existir curso superior em artes cênicas para ser ator só precisa ser bonito, qualquer besta bonitinha que souber chorar e rir é ator, bem como cantor, e tantos outros... Isso pq existe um órgão fiscalizador para essas áreas.. imagina o design que nem isso tem... por isso não faria uma faculdade de design, a não ser que fosse para adiquirir conhecimento e não para ter uma profissão, que qualquer um que aceitar ganhar menos do que eu que estudei 4 anos vira design no meu lugar... Tenho alguns amigos designers formados que hoje estão fazendo algum outro curso para terem uma profissão, tipo engenharia, ou arquitetura, ou qualquer outra coisa.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1334, sendo 9 membro(s) e 1325 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: aljamenjitu, MarcioBottega, Geraldo Nunes, Alessandro.Marcos, Willmitnick, Fabio Catelleno, Vladis, Victor Mendonça, Frederico Wagner N. R..

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.