kra, não quero desmerecer de forma nenhuma a profissão, o o tempo dedicado ao estudo, mas existem algumas faculdades que eu não faria nem a pau, uma delas é Design, não pela qualidade, mas justamente por não serem reconhecidos, e não ter nada que impeça alguém de dizer que é design, exatamente como jornalismo, vocês sabiam que saiu uma lei dizendo que qualquer pessoa pode ser jornalista, tendo ou não graduação na área? É claro que ajuda, pois na hora de conseguir emprego vão pegar quem? quem pelomenos estudo pra isso, mas infelizmente não acontece isso com o design, conheço várias pessoas trabalhando como design, de interior, de móveis, até mesmo de produtos, os únicos designers que realmente são reconhecidos, são os designers mecanicos, que trabalham, com carros, e máquinas, que aí sim precisa de um conhecimento além de formas... bom é o que eu penso, posso estar errado mas até agora é o que vejo.
Isso acontece na maioria das profissões que mexem apenas com o intelecto, ou alguma coisa relacionada com a arte, existem artistas que pintam, vendem quadros e são considerados como tal, e nunca fizeram uma faculdade na vida, apesar de existir curso superior em artes cênicas para ser ator só precisa ser bonito, qualquer besta bonitinha que souber chorar e rir é ator, bem como cantor, e tantos outros... Isso pq existe um órgão fiscalizador para essas áreas.. imagina o design que nem isso tem... por isso não faria uma faculdade de design, a não ser que fosse para adiquirir conhecimento e não para ter uma profissão, que qualquer um que aceitar ganhar menos do que eu que estudei 4 anos vira design no meu lugar...
Tenho alguns amigos designers formados que hoje estão fazendo algum outro curso para terem uma profissão, tipo engenharia, ou arquitetura, ou qualquer outra coisa.