nakhla, mto bem colocado, temos que primeiro definir parametros, o que é design e o que é designer, como sempre digo eu faço desings minha mãe fez um designer...rsrs
e antes de tudo:
Não, eu não sou técino em informática
Não, eu não faço seu retrato à lápis
Não, eu não passei a faculdade desenhando
Não, eu não faço LOGOMARCAS
Não, eu não troco meu serviço pelo meu nome no seu site
Não, eu não sou o carinha do marketing
Não, eu também não sou o cara da publicidade
Não, eu não estudei CORÉU DRAU
Não, eu não sou DESIGN e não fiz DESIGNER
Não, você não é designer, é CABELEREIRO
Não, você não é designer, é CONFEITEIRA
Não, você não é designer, só tira SOBRANCELHA
Não, a sua mulher não gosta de rosa com laranja salmão
Não, eu não to me achando, só sei o que to falando
Marinho, sou designer a mais de 10 anos, e posso te falar algumas coisas.
Antes de mais nada, esse "negocio de design" é uma das coisas mais importantes do mundo, tudo que vc tem a sua volta em algum momento passou na mão de um designer, tudo mesmo, a tinta na parede do comodo que esta, e estilo do teclado que vc usa, a mesa que esta apoiado seu PC/MAC, tudo mesmo.
Cada um desses objetos foi criado por um tipo de designer, o sistema operacional que vc usa pra se conectar na net e postar sua duvida foi feito por um designer de interface, o computador que vc usa, foi criado apartir da ideia de um designer de produto, a mesa por um designer de produto ou um designer de movelaria, um cara que fala que é designer tem que especificar, tal como um medico cada designer tem sua especialização.
Sendo assim cada empresa de design tem o seu foco e seu mercado, seguindo essa otica cada escritorio de design ou estudio tem sua forma de cobrar.
Uma produtora web pode criar desde designs de interface para sistemas, sites, games web, apps, newsletters entre outras inumeras coisas relacionadas a web, uma produtora 3D pode fazer quase td relacionado com 3D, desde modelos arquitetonicos para emprenteiras e construtoras, filmes até games, dependendo do foco dessa produtora.
Agencias de publicidade possuem diversos tipos de designers desde o "layouteiro" que é diferente do designer gráfico, diagramador, designers cross média, designers web, tipografos.
Como pode ver, o universo do design é muito grande vai desde o brainstorm, a ergonomia, aplicabilidade até a confecção final de td que existe a sua volta, por isso existe essa generalização de q qualquer um virou designer.
Isso é o que causa o problema com o reconhecimento de diversas categorias, o design grafico tem seu reconhecimento, o desig web não tem, o design de produto tem reconhecimento, o desgin de interior não tem.
É um assunto pra mta palestra, estudo e discução entre a classe, e eu sou totalmente afavor de uma credencial como os advogados tem, os medicos, engenheiros, etc
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer
www.danilotudisco.com.br