nakhla, mto bem colocado, temos que primeiro definir parametros, o que é design e o que é designer, como sempre digo eu faço desings minha mãe fez um designer...rsrs
e antes de tudo:
Não, eu não sou técino em informática
Não, eu não faço seu retrato à lápis
Não, eu não passei a faculdade desenhando
Não, eu não faço LOGOMARCAS
Não, eu não troco meu serviço pelo meu nome no seu site
Não, eu não sou o carinha do marketing
Não, eu também não sou o cara da publicidade
Não, eu não estudei CORÉU DRAU
Não, eu não sou DESIGN e não fiz DESIGNER
Não, você não é designer, é CABELEREIRO
Não, você não é designer, é CONFEITEIRA
Não, você não é designer, só tira SOBRANCELHA
Não, a sua mulher não gosta de rosa com laranja salmão
Não, eu não to me achando, só sei o que to falando
Marinho, sou designer a mais de 10 anos, e posso te falar algumas coisas.
Antes de mais nada, esse "negocio de design" é uma das coisas mais importantes do mundo, tudo que vc tem a sua volta em algum momento passou na mão de um designer, tudo mesmo, a tinta na parede do comodo que esta, e estilo do teclado que vc usa, a mesa que esta apoiado seu PC/MAC, tudo mesmo.
Cada um desses objetos foi criado por um tipo de designer, o sistema operacional que vc usa pra se conectar na net e postar sua duvida foi feito por um designer de interface, o computador que vc usa, foi criado apartir da ideia de um designer de produto, a mesa por um designer de produto ou um designer de movelaria, um cara que fala que é designer tem que especificar, tal como um medico cada designer tem sua especialização.
Sendo assim cada empresa de design tem o seu foco e seu mercado, seguindo essa otica cada escritorio de design ou estudio tem sua forma de cobrar.