Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

julioras   Curitiba
renatoconti   Londrina - PR - AC
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
Shal   São Paulo
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

maykjose   Rio de janeiro - RJ
Ataualpa   RIo de janeiro
Pedro Nobre   Rio Claro - São Paulo
Eme-M   São Paulo - AC

como uma empresa de design ganha dinheiro ??

Por: Marinhu  

Em: 05/05/2010 19:08

Saber usar um programa de design não t torna designer. T torna um operador de software, o q t torna um designer é o conseito, aprender na net pode sim t tornar um designer autodidata... Mas pra isso vc tem q estudar não só programas mas conseitos, e isso tbm tem na net... Existem sim designer autodidatas da mesma forma q existem diretores de cinema como o tarantino q são autodidatas, mas isso pq eles tem o conseito e não a manha de um determinado software
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
software, qualquer mané.. com pc e internet aprende... conhecimento só os mais espertos tem =Dc=
pelo jeito não é só na ditadura q existiu a censura. ¬¬
o que me preocupa seriamente é a generalização do termo Designer
Vodka, the best alternative fuel ever!
é muito bom o rumo que esse tópico tomou, seria bom que tb houvessem tópicos pra outras atividades que foram afetadas da mesma forma, pela banalização da internet e dos softwares. Alan, no teu caso, assim como no meu, está mais pra um artista 3d. design, como o Tudisco colocou, precisa saber mais do que modelagem, renderização, etc. Precisa dominar técnicas de comunicação visual, composição, diagramação...uma série de regras...Enfim, só com curso em faculdade de excelência se consegue isso, entende? Vi o meu mercado de cenografia ser invadido por arquitetos e senti a mesma coisa que um designer profissional deve sentir ou um projetista quando é ameaçado por um cadista. poder pode, mas não vai nem chegar aos pés dum profissional qualificado. A cocacola, Petrobrás, etc vão te chamar pra executar um projeto de design? Não vão. vc vai ter que se contentar em comer o mingau pelas beiradas. Digo nós que de certa forma tb entramos nestas áreas.vi certa vez um garoto de uns 15 anos entregando um cartãozinho de visitas pra um pequeno comerciante (despachante de veiculos) e este ficou felicissimo, cem cartões, incluindo a arte sairam por 150 reais. Dei uma olhada no cartão e vi que m. o garoto tinha feito. Um ma composição bizarra, de mau gosto mesmo, mas eles se mereciam e o garoto levantou uma graninha... que mal há nisso? Vamos chamar isso de biscate, né?
hhaa exatamente marco... biscate... samuka.. infelizmente isso ta acontecendo com tudo.... mas eu acho.. alias.. tenho certeza. q é moda essa banalização do termo design... aos poucos... as pessoas estão se tocando que design nao é apenas.. deixar alguma coisa bonitinha.. e como o marco falou... empresas grandes e renomadas.. ja sabem disso... e não vao contratar um mané... que sabe operar software só :D vou falar por experiencia própria... eu tenho um estudio de design.. a pouco tempo nós fazemos de tudo.. eu sou designer de produto... e mexo com produto e 3d de arquitetura.. q é o foco da empresa... tem um designer grafico.. uma pessoa de administração e uma de marketing....td mundo formado e no seu devido papel.... eu poderia fazer tudo eu mesmo.. e ganhar td sozinho.. mas fico só com o meu departamento :D
tá vendo kra, esse é o ponto... "eu poderia fazer tudo eu mesmo". Você se acha capaz de assumir as responsabilidades do que os outros fazem, pois se vê capaz, e talvez até seja mesmo, mas não estudou como eles para isso. Você me julgou quando disse que não faria uma faculdade de Design para me tornar um Designer formado, quando aqui no meu estado eu vejo pessoas passando dificuldades com isso, mas não leu todo meu post, na verdade estava indignado com tudo isso, até citei outras áreas, uma pessoa que estuda 5 anos uma faculdade de artes cênicas, talvez viva para sempre comendo migalhas de apresentações baratas, em teatros poucos conhecidos, quando uma pessoa bonita, faz um concurso no Luciano Huck, e ganha milhões, sem nunca ter estudado antes pra isso. Acontece em muitas áreas, e mais uma vez, não estou querendo influenciar ninguém e nem desqualificar a profissão ou estudo de qualquer um aqui. Só coloquei meu ponto de vista, que pode não ser a verdade, mas é o que eu vejo. Quantas pessoas eu conheço, que nunca fizeram arquitetura, mas projetam (e bem por sinal, nem todos são biscateiros, alguns são autodidatas e muito bons) e um arquiteto vendido assina o projeto cobrando um biscate (o papel se inverte aqui).... na verdade estou expondo as falhas e a realidade, sem querer criar caso. Acho que em outros lugares do mundo existe uma idéia diferente, ou até mesmo em outros estados, mas vejo, por exemplo, nos Estados Unidos, designers muito bem qualificados ganhando muito bem. Mas o que o marco falou é verdade, grandes trabalhos mesmo, não vão pegar pessoas sem diploma, sempre vão procurar proficionais gabaritados, mas quantas vagas existem para esses trabalhos hein? O negócio é ser bom no que faz além de ter um diploma... bom, deixa pra lá, esse foi meu ultimo post sobre o assunto, a menos que tenha que me defender de algum possível ataque às minhas idéias de forma a deturpa-las.
na Unifieo, por exemplo, dão bolsa auxilio de até 75%... é preencher a papelada e fazer. Na época consegui 30%...
www.viartualisar.com.br Realidade aumentada 3d fotorrealista
sim.. todo lugar eu acho tem bolsa... só falta procurar melhor...
Andeciuala, como voce mesmo falou nos seus posts....voce não se formaria nem a pau em design...entretanto voce trabalha como design de interiores e ainda ministra cursos. como pode? isso ja justifica sua autodefesa desde o começo. sinceramente....espero que a profissão tenha um CREA o mais rapido possivel...justamente para impossibilitar ese tipo de coisa. o fato de só um designer formado poder registrar uma logomarca (termo que na verdade é incorreto, apesar de muito conhecido) ja é um grande passo, mas é muito pouco perto da infinidade de produtos que somos capazes de CRIAR e executar. agora...digo mais. pode ate ser polemico o que vou dizer, mas acredito que se a area de 3D tivesse um CREA e tudo que tem direito....ganhariamos a mesma coisa, ou mais, que um engenheiro ou arquiteto...alem de poder falar de igual para igual. isso seria muito ruim para os foruns e cursos que tem por ai, mas reduziria muito a prostituição. basta ver o inumeros topicos de visualizações 3d que temos todos os dias de usuarios novos, inclusive alguns menores de idade que nem estão no 2º grau. não tenho nada contra isso...muito pelo contrario, quanto mais precoce melhor, mas em termos profissionais...deveria ser exijido muito mais que apenas uma imagem bonita. é por isso que temos a concorrencia de pessoas que cobram 100,00 por visualização, pois são sustentados pelos pais e não possuem qualquer responsabilidade na vida e que qualquer 100,00 que ganhe num trabalho ja da pra pagara a saida do final de semana. não é nada pessoal é apenas a real.
É o paradigma da computação gráfica e como ficam direitos autorais, formação profissional, etc? Se na internet podemos aprender e baixar tudo e de graça? Eu nem imagino qual seja a solução. Ao invés de apontar o dedo, vou procurar refletir e fazer uma autocrítica. Como o André Ciuaba falou, no meu caso houve uma inversão de papéis. Apesar de ter uma boa base acadêmica e conhecimento um pouco mais à fundo de determinadas áreas onde atuo, pela minha formação. Desenvolvo projetos arquitetônicos para um arquiteto como se fosse um segundo arquiteto associado, cobrando como tal. Enquanto ele prefere assinar e conquistar novos clientes. Não que não seja capaz mas é das antigas e tem aversão ao computador e tb reconhece que sou capaz e tenho criatividade e bom gosto. Mas é responsável final e assina os projetos. Foi uma opção dele, acho que não encontraria um segundo parceiro nestas condições e fazemos projetos para clientes muito sofisticados e praticamente garanto minha renda só com isso. Já fui sondado diversas vezes pra fazer projetos de casas pra quem sabe do que sou capaz. Ou neguei ou aceitei sob a condição de que antes houvesse um arquiteto responsável e eu apenas colaborasse desenvolvendo o projeto, como um cenógrafo pode fazer. Acho que com uma certa flexibilidade e responsabilidade, todos podemos conviver com esse paradigma. Por exemplo, precisei fazer um site de 3D, para ter uma vitrine de meus trabalhos e contratei um web designer que não está se saindo lá muito bem. Como não precisava de uma logo de qualidade e não podia pagar, estou penando até hoje com ele e recusando todas as provas que me apresenta... Me arrependi muito! Agora estou montando uma mini pizzaria com minha mulher (ela é a patroa!) e resolvi fazer da forma correta, vou procurar um designer pra desenvolver e registrar a logo (Qual seria o termo correto pra logomarca?) no INPI, pq acho que tem potencial. Mas a criação do nome e do personagem que deu origem à logo é minha. O conceito tb. É até onde posso ser design... como diretor de arte sou apto para criar, desenhar e compor mas não posso atuar em certas situações. Vou tb revisar meu blog e meu site gratuito, onde erroneamente, usei o termo design. Acho que tópicos como este para diversas atividades, só farão esclarecer os desavisados. formem-se, e depois busquem as ferramnetas pra desenvolver seus projetos, mas não sejamos hipócritas ao ponto de achar que basta isso. Como impedir uma ex BBB de virar atriz?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 356, sendo 6 membro(s) e 350 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Junior, ale.bs1, Duda.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.