como uma empresa de design ganha dinheiro ??

Por: Marinhu  

Em: 05/05/2010 19:08

Eita! Aí vem mais polemica! rogériodilima, não sou designer formado, mas discordo de vc. Existem sim faculdades pagou passou, que embromam. Até na UFF, que é federal, não aprendi a fazer cinema, apenas me diplomei. Conheci ótimos professores e aprendi muito com eles, como tb tive péssimos professores. Mas se existe uma formação, seja academica ou não, o talento tb pesa muito... Mas uma boa base é muito importante e abre muitas portas. Pelo menos vc pode pegar os melhores trabalhos. Marcelo, eu tb entendo assim, valeu. Rogério Simões, tb se dermos um desconto pra época em que me formei (sou jurássico!), os cursos da uff tb devem estar bem mais atualizados hoje, mas é claro que cada formação tem o seu direcionamento. Na época percebi que não era publicidade e sim comunicação visual que eu queria ter feito. tanto que acabei trocando pra cinema, que tinha mais haver comigo. Pensei que ia aprender mais sobre criação de arte, etc.
hoo galera blz , o post cresceu bastante rsrsrs , bom pelo que eu entendi : 1-se voce quiser ser reconhecido e se voce quer pegar serviços de grandes empresas , tem que ser formar na area. 2-voce deve definir qual o seguinto de mercado quer atuar. 3- faz propaganda para as empresas que necessitam do seu serviço. (mas elas geralmente tem o departamento de design nao tem?) 4 -alguma empresa te contrata para desenvolver determinado produto (ai voce vai apresentando estudos até chegar em um resultado final que o cliente aprove? se ele nao gosta de nada nao te paga nada?? ) 5-voce define o preco baseado no seu tempo de servico (horas trabalhadas?), ou define o preco baseado no lucro que o produto vai proporcionar ao contratante? É mais ou menos assim que funciona ??? Outra coisa , quando voce desenvolve um produto para uma empresa contratante e ela vende esse produto em série, voce ganha alguma coisa a mais por isso ? tipo direitos autorais de musica ? ouvi falar que se voce patentia um desenho industrial, ou alguma invensao , a empresa que se interessa a usar seu produto tem que te pagar direitos ou coisa assim (desculpa mas nao sei os termos tecnicos) , mas se a empresa te pagou para desenvolver este produto, os direitos são seus ou da firma contratante ?? Quando digo produtos seriam , sofas, cadeiras, estamparia, copos , jarras ..... agradeço as dicas dos livros , acabei de comprar os dois em um sebo na net ehehhe brigadao.. Muito Obrigado a todos pelas contribuiçoes
Visite meu blog , www.MarinhuStudio.blogspot.com

www.Marinhu.com

www.MarioSantosBastos.blogspot.com

www.Meninadobico.blogspot.com
bagagem cultural, repertório visual são coisas que se leva para a vida... o "designer ctrl+C ctrl+V" simplesmente faz só isso, ele vê algo que agrada e a reproduz... não entende o 'porquê' ela agrada, os conceitos envolvidos ali, no caso do gráfico a ergonomia visual presente na peça, as teorias que compõem a obra, isso são coisas que uma faculdade pode proporcionar ao futuro designer, é claro que há momentos em que a gente questiona a própria "fé"... mas a experiência que é repassada ali não tem igual. hahahaha sim, quando falo sobre o tema, falo com uma certa paixão mesmo hahahahahaha... não dá pra evitar.
Vodka, the best alternative fuel ever!
esse negocio de questionar a propria fé acho que acontece em qualquer profissão rsrsr cada hora vem uma idéia loca na cabeça rsrs..
Visite meu blog , www.MarinhuStudio.blogspot.com

www.Marinhu.com

www.MarioSantosBastos.blogspot.com

www.Meninadobico.blogspot.com
Marinho, o "questionar a Fé" é por causa de alguns profs mesmo hahahahaha, têm momentos em que o dia tenso ¬¬ agora vou tentar responder algumas de suas perguntas: [quote:eaadf317d7]4 -alguma empresa te contrata para desenvolver determinado produto (ai voce vai apresentando estudos até chegar em um resultado final que o cliente aprove? se ele nao gosta de nada nao te paga nada?? )[/quote:eaadf317d7] se a empresa contatou você para desenvolver algum produto, peça gráfica, um ambiente, um coleção de roupas, etc... a partir do momento em que o contrato foi fechado o taxímetro começa a rodar. [quote:eaadf317d7]5-voce define o preco baseado no seu tempo de servico (horas trabalhadas?), ou define o preco baseado no lucro que o produto vai proporcionar ao contratante?[/quote:eaadf317d7] bom, cada situação pode ser aplicada de acordo com a necessidade do projeto, cada contrato tem a sua peculiaridade um exemplo pode ser voce assinar uma série limitada de cadeiras, você pode escolher receber pelas horas trabalhadas (ou não) e ainda receber (ou não) um royalty por cada peça produzida/comercializada. tenha em mente que cada caso é um caso, ou seja, se você vai produzir algo exclusivo, série limitada, então você pode cobrar um pouco a mais do que o habitual justamente pelo fato do preço final ser superior ao dos produtos similares ex.: Nokia N97 = R$ 1.500,00 Aparelho VERTU (exatamente o mesmo hardware) = U$ 15.000,00 normalmente estúdios de design têm pessoal que cuida dessas contas de "quanto cobrar"... no caso dos freelancers, eles mesmos têm de saber como e quanto cobrar pelos serviços. espero ter ajudado
Vodka, the best alternative fuel ever!
CARA a medida que vc vai acumulando mais conhecimento, melhorando os trabalhos, e conquistando melhores clientes o seu valor vai aumentando, tem pessoas super valorizadas que cobram só para fazer uma consulta e dar uma opinião, por isso eu digo que o importante eh nunca para de estudar seja em faculdade ou não, vc pode ter talento, mas tem que manter a técnica sempre atualizada !!!!!!! no inicio eu pedia um valor os clientes choravam bastante, hoje eles sempre acham que o valor esta bom pois agora confiam no meu trabalho, e já me sinto seguro para alçar voos maiores... mas nada eh de um dia para o outro, outra coisa o cliente quer sempre coisas boas não importa de onde venham essas coisas boas, por isso isso sempre faça o melhor que ai vc vai se dar melhor e quando menos esperar vc vai ganhar mais do que achava que poderia ganhar !!!!!!!!
Osires Mathoso, o conceito de marca é bem abrangente. a marca pode ser um simbolo sim, mas não é o unico significado. marca corresponde ao nome fantasia de uma empresa...quando voce compra um carro da marca tal, uma roupa da marca tal ou um cigarro da marca tal. entende. agora, logotipo como eu falei...pode ser escrito ou não. tanto que citei o exemplo do avatar que era um logotipo misto...contendo um logotipo figurativo e outro nominal. dizer que o logotipo DEVE conter tipos/letras/fontes é errado....o correto é PODE conter...não vou discutir conceitos e significados aqui...pois são de facil acesso no google e similares. aqui o assunto é outro...só respondi uma pergunta do nosso amigo.
lembrando os tempos de faculdade, marca é isso mesmo. Um ford será sempre um ford... o logotipo sofre modernizações e até limpezas, como cocacola virar Coke, por ex, mas o produto será sempre um ford
Ou melhor..Uma cocacola será sempre uma cocacola...rsss
[quote:33cbd55dea]1-se voce quiser ser reconhecido e se voce quer pegar serviços de grandes empresas , tem que ser formar na area. [/quote:33cbd55dea] Básicamente sim, existem empresas grandes que pegam pessoas sem formação, mas quando eles querem alguem que responda por determinada criação, serviço, etc ai vão contratar alguem formado (não é regra é o praxe) [quote:33cbd55dea]2-voce deve definir qual o seguinto de mercado quer atuar. [/quote:33cbd55dea] Preferenciamente sim. [quote:33cbd55dea]3- faz propaganda para as empresas que necessitam do seu serviço. (mas elas geralmente tem o departamento de design nao tem?) [/quote:33cbd55dea] Depende da empresa, existem produtoras que tem o departamento de design e outras terceirizam com outras empresas ou com freelas, não tem regra pra isso vai depender do porte da empresa e ramo de atividade [quote:33cbd55dea]4 -alguma empresa te contrata para desenvolver determinado produto (ai voce vai apresentando estudos até chegar em um resultado final que o cliente aprove? se ele nao gosta de nada nao te paga nada?? ) [/quote:33cbd55dea] Isso é bem delicado, vc pode orçar um valor com por exemplo 3 provas, caso nenhuma das 3 seja aprovada vc apresenta outra proposta de mais 5, por exemplo, mas o cliente paga por todas essas provas contratadas (paga de acordo com o combinado o valor das 3 e se quiser mais provas com vc paga pela nova proposta de 5), novamente isso não é regra é praxe [quote:33cbd55dea]5-voce define o preco baseado no seu tempo de servico (horas trabalhadas?), ou define o preco baseado no lucro que o produto vai proporcionar ao contratante?[/quote:33cbd55dea] Sempre cobre por hora, mas suas horas podem variar dependendo do cliente e caso, vc não tem como saber exatamente se o que vc esta criando vai dar mto lucro pro cliente, como ja foi falado se for uma serie limitada vc pode cobrar mais caro por isso, quanto a royaltes, tudo o que vc como artista cria é seu, o cliente compra o direito do uso, o quanto ele vai lucrar com isso não é problema seu, ele pagou o direito de usar, por exemplo: vc me contrata para criar um folder com seus trabalhos, nesse folder eu crio um mascote pra ti, quando eu t entrego o produto final estou incluindo no preço o desenvolvimento desse mascote, e lhe permitindo o direito de uso exclusivo do mascote naquela midia (o folder), se o mascote se tornar forte para a sua marca vc pode solicitar que eu lhe envie o arquivo do mascote, porem eu lhe passarei um contrato limitando o uso dele por exemplo para uma tiragem de mil peças em tamanho A4, e 2 Mil em meia folha A4, se vc fizer mais que isso tera que pagar mais, ai vc fala q sou um FDP por fazer isso, e que o mascote é seu pq é da tua marca, mas eu o criei, ai eu faço uma proposta de nenhentos mil reais pelo direito de uso irrestrito do mascote, ou seja tu paga usa como quer e eu calo a boca e fico com a grana... se vc ganhar nenheitos milhoes com o personagem eu poderia querer t cobrar royaltes pelo personagem certo? errado eu t vendi o uso irrestrito, agora se vc quiser compra-lo mesmo e enfiar um marca registrada todos os direitos reservados, ai vamos pra outro patamar com advogados e talz pq vc esta comprando uma obra intelectual
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1223, sendo 13 membro(s) e 1210 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, robsonhti, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.