[quote:33cbd55dea]1-se voce quiser ser reconhecido e se voce quer pegar serviços de grandes empresas , tem que ser formar na area. [/quote:33cbd55dea]
Básicamente sim, existem empresas grandes que pegam pessoas sem formação, mas quando eles querem alguem que responda por determinada criação, serviço, etc ai vão contratar alguem formado (não é regra é o praxe)
[quote:33cbd55dea]2-voce deve definir qual o seguinto de mercado quer atuar. [/quote:33cbd55dea]
Preferenciamente sim.
[quote:33cbd55dea]3- faz propaganda para as empresas que necessitam do seu serviço. (mas elas geralmente tem o departamento de design nao tem?) [/quote:33cbd55dea]
Depende da empresa, existem produtoras que tem o departamento de design e outras terceirizam com outras empresas ou com freelas, não tem regra pra isso vai depender do porte da empresa e ramo de atividade
[quote:33cbd55dea]4 -alguma empresa te contrata para desenvolver determinado produto (ai voce vai apresentando estudos até chegar em um resultado final que o cliente aprove? se ele nao gosta de nada nao te paga nada?? ) [/quote:33cbd55dea]
Isso é bem delicado, vc pode orçar um valor com por exemplo 3 provas, caso nenhuma das 3 seja aprovada vc apresenta outra proposta de mais 5, por exemplo, mas o cliente paga por todas essas provas contratadas (paga de acordo com o combinado o valor das 3 e se quiser mais provas com vc paga pela nova proposta de 5), novamente isso não é regra é praxe
[quote:33cbd55dea]5-voce define o preco baseado no seu tempo de servico (horas trabalhadas?), ou define o preco baseado no lucro que o produto vai proporcionar ao contratante?[/quote:33cbd55dea]
Sempre cobre por hora, mas suas horas podem variar dependendo do cliente e caso, vc não tem como saber exatamente se o que vc esta criando vai dar mto lucro pro cliente, como ja foi falado se for uma serie limitada vc pode cobrar mais caro por isso, quanto a royaltes, tudo o que vc como artista cria é seu, o cliente compra o direito do uso, o quanto ele vai lucrar com isso não é problema seu, ele pagou o direito de usar, por exemplo:
vc me contrata para criar um folder com seus trabalhos, nesse folder eu crio um mascote pra ti, quando eu t entrego o produto final estou incluindo no preço o desenvolvimento desse mascote, e lhe permitindo o direito de uso exclusivo do mascote naquela midia (o folder), se o mascote se tornar forte para a sua marca vc pode solicitar que eu lhe envie o arquivo do mascote, porem eu lhe passarei um contrato limitando o uso dele por exemplo para uma tiragem de mil peças em tamanho A4, e 2 Mil em meia folha A4, se vc fizer mais que isso tera que pagar mais, ai vc fala q sou um FDP por fazer isso, e que o mascote é seu pq é da tua marca, mas eu o criei, ai eu faço uma proposta de nenhentos mil reais pelo direito de uso irrestrito do mascote, ou seja tu paga usa como quer e eu calo a boca e fico com a grana... se vc ganhar nenheitos milhoes com o personagem eu poderia querer t cobrar royaltes pelo personagem certo? errado eu t vendi o uso irrestrito, agora se vc quiser compra-lo mesmo e enfiar um marca registrada todos os direitos reservados, ai vamos pra outro patamar com advogados e talz pq vc esta comprando uma obra intelectual
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer
www.danilotudisco.com.br