Oi pessoal
Gostaria de deixar meu comentário:
Eu comecei ano passado a trabalhar com maquete eletrônica, mas já havia três anos que vinha estudando 3Ds Max e Mental Ray, e se sei 2% disso é muito e já comecei a trabalhar.
Gostaria de comentar o seguinte, na minha cidade há muito arquiteto e engenheiro que faz a safadeza e com a cara de pau deles de pedir para "criar alguma coisa", o que seria fazer um design ou no caso de perspectivas externas, de criar um paisagismo ou um detalhe para que fique bonito o projeto, e eles saem ganhando o mérito sendo que na maiorias das vezes é apenas o kara lá que mexe com 3d que fez tudo.
Quando vou criar uma maquete, não me titulo como Designer, pois não sou formado como tal, me intitulo como FreeLancer e ofereços meus serviços como visualização 3D de projetos e protótipos. E deixo bem claro aos arquitetos e engenheiros que "ELES" tem que mandar o projeto completo e muito detalhado, pois vou criar o projeto em 3D de acordo com o que eles planejaram, e nada mais. Para isso cobro um valor X.
Se um cliente me pede para criar "alguma coisa" dai cobro muito caro para que ele procure um profissional na área, pois não vou ficar perdendo tempo pensando, pesquizando e escolhendo para criar um design, e cobrar barato, sendo que fazendo apenas a visualização, ganho mais tempo, dinheiro e aindo já estou sendo bem reconhecido, mas não como design, como maqute eletrônica, assim como exitem pessoas especializadas em criar maquetes fisicas.