OI, pesso permissão para me meter no post,
Não sou formado em nada, gosto muito de 3d e mais ainda de Efeitos visuais/especiais...
Sobre ser formado ou não:
Sim temos que respeitar todos que estudaram 4 anos ou mais para ter uma profissão, mas não podemos esquecer que uma faculdade não consegue dar o principal, o talento, o curso pode sim dar recursos para que o talento seja desenvolvido.
Não trabalho com design nem 3d, apenas gosto de participar de produção de videos amadores e até "trash". mas confesso que se algum produtor maluco quiser me contratar para uma produção, eu aceito na hora, mas somente se eu tiver certesa que vou conseguir fazer um bom trabalho, senão eu "passo a bola" pra outro.
Sobre quanto cobrar, isso é complicado, aqui em Porto alegre se te pedirem, por exemplo, para editar um video, querem te pagar 50 reais, claro, não estou falando de grandes empresas, essas contratam proficionais não um autodidata feito eu.
As pessoas em geral não tem noção do trabalho que da para ter um dvd editado e pronto para ser assistido pelos amigos, clientes etc...
observação:
Acho estranho que uma grande parte dos que se formam em arquitetura acabam virando decoradores ou designers, porque? será que escolheram o curso errado?
Essa profissão deve sim ser regularizada, não só para os formados em faculdades, como para cursos tecnicos, e até auto didatas, desde que prestem uma prova para receberem algum tipo de registro, esse registro é que definiria os limites de atuação dos tecnicos e autodidatas.
Sou autodidata por hobby.
Abraço a todos
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS