Pessoal...pessoal...vamos parar com divergências, cada um tem sua opinião e não vamos nos atacar aqui, pois o fórum é principalmente para trocar idéias e nos ajudarmos, essas brigas não vão levar a nada. Mas já que estamos desabafando lá vai meu caso. Me formei em desenho e plástica, mesmo assim não sou artista plástico. Porquê? Porque não dei prosseguimento ao meu trabalho, não fiz exposição bombástica regada a vinho importado e não tem trabalho meu em museu nenhum, eu trabalho com desenho técnico e 22 anos e ele me trás um retorno mais imediato. Porém aqui na minha pequena cidade (8.000 habitantes) tem artistas plásticos que assim se entitulam por copiar florzinhas daquelas revistas de artesanato que vendem nas bancas. Precisa ter formação acadêmica para ser artista plástico? Não, pois grande parte dos artistas plásticos do Brasil e do mundo não tem nível superior, mas isso não quer dizer que não estudaram, possivelmente estudaram e praticaram com tanto afinco que conseguiram criar um trabalho expressivo e principalmente original, originalidade e criatividade são características fundamentais de um artista. Portanto copiar quadros de revistas não é arte e nem te faz artista, você tem técnica boa, mas ainda não é artista. De repente não tem nada a ver com o assunto desse tópico, mas dá para fazer uma pequena comparação.
Já me procuraram para fazer logotipo, até fiz alguns, mas quando eu cobrava uma merreca e ainda achavam caro, desisti e parei de tirar o ganha pão de empresas que cobrariam o preço correto. Os clientes valorizam o resultado final que tu mostra e não as horas que tu fica matutando.
Bueno galera era isso, abraço a todos e paz e amor, se alguém não concorda com o que escrevi acima, não tem problema, não precisa me odiar por isso.