Bom, vamos lá... vou dar minha opinião sobre o assunto.
Depende se vc quer ser um profissional 3d ou um artista 3d, vejo como coisas bem diferentes.
Mas tanto um quanto outro vai depender apenas de você, e com certeza qualquer um que queira pode aprender.
se vc quiser ser um modelador, digamos de maquete, ou modelador, texturizador, iluminador em uma produção, vc vai trer que estudar muito (muuuito) a parte técnica do 3d, não vai precisar saber a teoria por trás disso, mas vai saber modelar e desenvolver a parte técnica facilmente.
Se vc pretende se tornar um artista, aí é diferente.
Digo isso com o respaldo de grandes ídolos meus como artista, como Alex Oliver, Glauco Longhi... converse com eles e vc vai ter uma opinião invariável: Um artista 3d começa com alguém aplicado em arte tradicional (seja desenho, escultura, fotografia...).
Para estudar 3d não basta software (esse é "fácil) mas vc tem que estudar muito teoria, desenho, fotografia, física, anatomia, literatura, biologia, anatomia ou seja todo tipo de arte e ciência influi num bom artista 3d.
Assim, não é regra geral, mas se vc souber desenhar, o 3d flui naturalmente, e se vc conhecer proporções, teoria das cores, efeitos de câmera e tiver um bom senso artístico vc vai conseguir mais facilmente bons resultados.
Se vc acha que não tem o "dom"... corre atrás e estuda esses conceitos, Van Gogh só começou a desenhar aos 27 anos e é um gênio da arte, rsrs
Inglés não é indispensável, mas é importante saber entender pq muito material de 3d na internet se encontra em inglês, mas vc pode muito bem aprender com um enorme acervo nacional também, a 3d1 é um exemplo disso.