Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

kayqueart3d   Volta Redonda
rafaelboliver   Goiânia - AC
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

bernardoneri   Uberlandia Minas Gerais - MG
claudiothepower   São Miguel do Iguaçu - Pr - AC
guarabana   Galicia, España
KikoGarcia   São Paulo - AC

Logomarca

Por: donato  

Em: 16/11/2010 16:56

oi
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
eu te recomendaria rafiar (fazer vários rascunhos, esboços) bastante e depois de ver algo que gosta , usar o processo de reconstrução, analisar como chegou na forma que te atraiu, decompor a idéia pra ver se é condizente com seu trabalho, sua personalidade ou sua ideologia de trabalho. Nem sempre um logo é a personificação do produto ou pessoa. Um logotipo ou marca pode estar representando uma ideologia, algo abstrato e o processo de desconstrução acho fundamental. Eu costumo usar a imagem do pigmaleão. Minha filosofia é que sou uma pessoa apaixonada pelo que faz e sempre em busca da perfeição. Pigmaleão, na mitologia grega, buscou criar uma estátua que fosse a materialização da mulher perfeita. A estátua ficou tão perfeita que ele se apaixonou por Galatéia ( a estátua) e foi pedir a uma deusa que deve vida à sua obra pra que ele casasse com ela. Sentiu a viagem?
Eu também concordo que ir atraz de "fontes de inspiração" é uma boa ideia, assim voce pode ver também na prática o que um logo deve conter, claro que sempre tem uma excessão a regra. Voce é livre para criar, ate mesmo com letras de iniciais, não acho que isso diminui em nada, afinal temos exemplos otimos de empresas cujo logos são letras iniciais, como a IBM ou uma das maiores empresas de marketing do brasil, a DM9. O que importa é o logo ser bom de memorizar, afinal ele que vai fazer a "cara" do seu "produto", é ele que quando alguem ver, vai lembrar na hora do seu produto, hoje em dia se vemos uma Maçã, na hora vem a Apple na cabeça, e por ai vai. Segue um dos melhores sites que eu conheço sobre logos, eles tem logos de praticamente todas empresas e outras companias do mundo todo, tem até de times brasileiros da serie B kkkk. www.brandsoftheworld.com Da para tirar muita ideia legal dai, se voce estudar bem os logos, pode encontrar algum estilo que combine mais com voce. Também não esqueça de pesquisar um pouco sobre teoria das cores, pelo menos para mim, é uma das partes mais importantes (e mais legais) do trabalho de design, por que se voce souber combinar direitinho as cores, o mesmo trabalho pode mudar drasticamente. Antigamente eu não gostava de colorir pois não sabia, todos meus desenhos eram em Preto e branco com sombreamentos em grafite, até que eu tive teoria das cores na faculdade, desde então nao faço mais nada sem cor hehehe. Pessoal agora soh tenho uma duvida sobre a vetorização, eu tenho um logo em 3D feito pelo Max que salvei em PNG, se eu quiser vetorizar ele, vou ter que importar para o Illustrator e lá contornar o logo e em seguida pintar por lá tbm???
Douglas, gostei da viagem rs, achei bem interessante de verdade... pode apostar que vou cuidar desse lado ai tbm para fazer meu logo. fcluk, valeu pela força tbm, e sobre seu logo, pelo que ja entendi acho q vc pode fazer no photoshop mesmo.
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
Dependendo da qualidade da imagem, vc pode levar pro corel e usar o comando bitmap/rastreio do contorno/imagem de alta qualidade, que ele vai fazer automaticamente. Mas pra não ficar falhas tem que ser imagem de boa qualidade. Ou então usa a ferramenta bezier pra vetorizar.
fcluk, eu prefiro usar o illustrator mesmo, e o processo é todo esse que vc disse mesmo, leva a imagem pra lá, pra facilitar seu trabalho vc "da um CTRL+2" nela pra prender ela na folha e aí vc faz todo o desenho dela e faz o colorido ali mesmo, se vc usar o photoshop fatalmente acabará criando um bitmap aí já n é mais vetor... Se precisar de uma ajuda grita aê!
Stherno - Design de Interiores - Artista Gráfico
www.atualarts.com
Twitter @revistaatualart @stherno
Opa consegui pelo illustrator, ficou muito bom apesar de eu nao manjar muito trabalhar com a caneta, nas curvas eu fiz varios pontos mesmo. Mas ainda tenho umas coisas para terminar nele, assim q acabar coloco aqui para suas opiniões (ou criticas construtivas hehehe).
Portifólio: www.felipecluk.com
"Stherno3D" disse: Bom amigão, quando for fazer a sua logo eu te daria algumas dicas, e uma delas seria não ir atras de outras ideias a fim de não influenciar a sua criatividade...
Todo design que pretende ser sério deve se basear em pesquisas e alicerçado em referências. Não existe essa de "influenciar a criatividade". Aliás, um dos fatores que contribuem para aumentarmos nosso "vocabulário formal" é observar vários estilos e artistas. O que ocorre em decorrência da observação é que mesclamos e transformamos todas essas influências criando um vocabulário próprio. O único meio disto ocorrer é observar muito. quanto mais referências tivermos, mais expandiremos nossa criatividade!
Doe medula óssea! Doe vida!
olha soh o topico ressurgiu hehehe. vou aproveitar para colocar o logo que criei aqui e gostaria que dessem suas opiniões. Imaginei para o site/portifolio que eu vá criar futuramente, que se chamaria fcdesign, então para o logo pensei nas letras C e D juntas, mas nao tinha ficado legal então tirei a lateral do "D", então achei que ficou bem legal criando um simbolo formado por duas letras bem discretamente. Fiz inicialmente no 3D max e em seguida vetorizei no Illustrator. Na paleta de cores escolhi o Azul e Amarelo por serem complementares, achei que ficou legal mas criei uma segunda opção monocromática em tons de Cinza, deixando mais suave e limpo também com contornos brancos dando a impressão de uma perspectiva chapada. Por final a escrita do logo, eu queria colocar a frase "FCD digital design & art", mas ficou muito grande e dificil de encaixar de uma forma coerente no desenho, decidi tirar então o FCD e deixei apenas o "Digital art & Design", pois o "FCD" ja esta sub-entendido no logo formado pelas letras "C" e "D". A fonte utilizada foi a Space, pois por se tratar de meios digitais ela da uma boa ideia futurista.
Está ficando interessante! Algumas observações: - Não curti o símbolo ser formado por duas placas coladas... acho que uma peça única, de cantos arredondados e brilho metálico iria dar um tchan. - Achei também discrepante a relação de tamanho texto/símbolo. O logotipo poderia ser um pouco maior. - Curti a tipografia!!! - Por fim, buscaria sair do monocromatismo. Faria um teste com alguns esquemas de cores, inclusive definindo uma cor ou degradê do background, para chegar a um resultado mais chamativo.
Doe medula óssea! Doe vida!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 624, sendo 2 membro(s) e 622 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.