Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Millow   São Paulo - AC
mixel.amorim   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

maiconsl   Rio Grande do Sul - RS
guiguerra   Fortaleza - AC
coxinha   Umuarama - paraná - PR

Dúvidas sobre maquete eletronica

Por: H4nsen  

Em: 17/03/2011 15:14

Boa Tarde, galera da 3d1. Sou novo aqui no forum, e tenho algumas duvidas que a muito tempo eu gostaria de esclarecer em relacao a maquete eletronica. Tenho experiencia com max, porém, sempre tive vontade de aprofundar na area de maquete eletronica. Para eu trabalhar com maquetes eletronicas, profissionalmente falando, é necessário ser graduado em arquitetura ou entender de CAD como se fosse um arquiteto? Ou é necessario saber só o basico de CAD para entender as plantas e reconstrui-las no MAX ou outro programa? Como é o processo entre cliente, arquiteto e o profissional de maquete eletronica? E por fim, como está a área de maquetes aqui no brasil, é bem remunerada? Sei que as perguntas são bem básicas, mas quero muito esclarece-las, pois quero encontrar novos campos de atuação. Desde já agradeço a todos. Abraços
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) H4nsen: oi H4nsen!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO FÓRUM DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta para trabalhar com maquetes eletronicas, profissionalmente falando, NÃO é necessário ser graduado em Arquitetura, ou seja, NÃO é preciso ser Arquiteto para fazer maquete eletrônica, mas é PRECISO SIM entender de CAD, principalmente hoje em dia de TECNOLOGIA BIM para agilizar as etapas de produção e gerenciamento do seu projeto. Hoje em dia com o avanço da TECNOLOGIA quanto mais vc souber da tecnlogia BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)- Modelo de Informação da Construção e das ferramentas de CAD aliadas a essa nova tecnologia BIM será bem melhor. Mas é claro que facilita quando a pessoa já é graduada em Arquitetura ou Engenharia porque a mesma já tem noção de Estruturas e principalmente da área de projetos Arquitetônicos, ok?? Mas existe profissionais multi diversificados, que as vezes, nem são Engenheiros e Arquitetos que trabalham com CG até melhor do que alguém que seja graduado na área de Arquitetura e Engenharia, ok?? O grande problema de quem trabalha com a área de Arquitetura e Engenharia é que a pessoa fica presa demais a medidas precisas, milimétricas e as vezes esquece de se libertar um pouco dessa exatidão milimétrica (mm) para poder desenhar "livre" no espaço. Para trabalhar bem com CG só precisa entender de representação técnica de desenhos técnicos, de estrutura (parede, laje, vigas e pilar), entender um pouco de Arquitetura, de detalhes construtivos, porque até para modelar é preciso saber o que se está fazendo. Toda vez que vc for fazer alguma maquete é preciso saber extrair o máximo de informações possíveis sobre o projeto, por isso, saber ler e ENTENDER perfeitamente um projeto de Arquitetura é imprescindível para 100% do seu progresso como desenhist, ok?? O processo entre cliente, arquiteto e o profissional de maquete eletronica tem que ser 100% mútuo e interativo. É preciso uma conversa 100% atualizada dos três profissionais, cadas um sabendo o que o outro vai ou está fazendo. Porque para se ter sucesso tanto no projeto, quanto na satisfação do cliente e uma boa confecção na maquete 3d do cliente é preciso que esses três profissionais estejam focados um no trabalho do outro, porque se mudar alguma coisa no projeto pelo arquiteto, as vezes até pelo cliente, o arquiteto tem que avisar para o maquetista ou vice versa. Aárea de maquetes aqui no brasil é muito abrangente, os serviços tem aumentado exponecialmente e tenho a impressão que falta PROFISSIONAIS CAPACITADOS no mercado 3d para que sejam conquentemente bem remuneraos. O orçamento de maquetes eletrônicas é algo muito complicado, primeiro porque não temos um SINDICATO PRÓPRIO com as nossas leis e também porque não temos uma RESOLUÇÃO NORMATIVA regida e autenticada por uma LEI FEDERAL, que com uma força de lei, obrigasse os clientes de modo geral a pagarem o VALOR JUSTO de um profissional de maquete eletrônica. A verdade mesmo é que a remuneração só é bem alta quando a pessoa física ou jurídica fecha um trabalho com uma grande "Construtora", em que o profissional vai fazer várias imagens todas em alta resolução para uma empresa. O valor cobrado geralmente não é CRITICADO pela Construtora porque a mesma dispõe de uma soma voluptuosa de capital, o que não aconteçe com somente um único cliente. O problema maior a meu ver está na prostituição de mercado, eu mesmo já errei fazendo maquetes bem baratas, mas depois aprendi a valorizar os meus serviços e principalmente o meu conhecimento. As regiões do país também devem ter um valor cobrado por região e as vezes até por municípios, valores estes que devem ser diferenciados por Municípios, já que cada um tem uma realidade diferente; portanto depende de uma série de fatores que pecisam ser vistos com cuidado para não acabar com o profissional prejudicado ou com o cliente prejudicado. Espero ter esclarecido ao máximo as suas dúvidas, ok?? Esse é um assunto bem vasto e bem extenso, por mais que eu escreva várias e várias frases, jamais poderá lhe dar uma experiência gratificante a longo prazo. Isso vc só vai conseguir mesmo na VIVÊNCIA do dia-a-dia e na prática, ok?? Somente com a "prática" e o "exercício constante" do maquetista 3d é que vc vai saber a dificuldade do seu dia-a-dia. Um forte abraço e tudo de bom. Boa sorte nessa longa jornada!! __________________________ [i:caa012ab75]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:caa012ab75]
Boa tarde amigo, eu estou estudando maquete eletronica a pouco mais que dois meses, minha esperiência com 3Ds Max tem pouco mais de 3 meses, e minha modesta opinião é a seguintre: Não precida ser formado em arquitetura para fazer maquetes eletônicas, claro que se vc for um arquiteto, melhor ainda, mas basta se dedicar, fazer um bom curso, dicase de passagem o curso de M.E e o de Mental Ray da 3D1 são excelentes, estou estudando por eles, existem também muitos tutoriais sobre M.E na internet, participe de foruns sobre maquetes, e etc, que vc chega lá... e sobre programas pra fazer M.E, o 3dsMax é perfeito, vc só precisa importar as plantas baixas do Auto Cad, ou uma planta baixa humanizada e transforma-las em maquetes 3D, claro que pra isso vc precisa ter os conhecimentos necessários. Me corrijam se eu estiver errado, pois como ja havia dito antes, comecei a estudar M.E faz pouco tempo. PS.: Espero ter ajudado.
Mais que de máquinas, precisamos de humanidade.\"Charles Chaplin\"
danilo_icf, muito obrigado pela resposta! Com certeza ajudou bastante em relação as minhas duvidas! Sempre pensei que era "obrigatorio" ser graduado em algum curso. Entendo que ser graduado em arquitetura ou engenharia deve ajudar na parte de construcao da maquete. Só mais algumas duvidas: Como primeiro passo para entrar no negócio de maquete eletronica, estava pensando, se eu adquirir os cursos de mental ray e maquete eletronica da 3d1, é possível APENAS com eles ingressar no mercado de maquete eletronica? Ou seria necessário tambem algum outro curso? talvez um especifico de CAD? outra duvida, sketch-up, faz diferença domina-lo e fazer algo nele, quando ja se sabe modelar no 3d max, em relacao a maquete? obrigado mais uma vez !!!! abraços!
obrigado pela resposta, VALERIO PAIVA! estava pensando em comprar os cursos da 3d1, eles parecem ser otimos mesmo! tambem estou vendo se aqui em Belo Horizonte possui algum curso especifico de maquete eletronica. Se alguem for daqui de BH ou souber de algum que existe aqui e quiser me indicar, ficarei grato!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) H4nsen: oi H4ansen!! tudo bem?? Espero que com algumas linhas digitadas tentando te esclarecer ao máximo os seus anseios e as suas dúvidas, espero que daqui para frente vc possa ESTUDAR e se DEDICAR diariamente nos seus trabalhos, se vc quiser ser UM PROFISSIONAL ANTENADO, OUSADO e DIFERENTE, vc tem que estudar e bastante viu?? Quanto mais tutoriais, vídeo aulas, cursos, Escolas de CG (Computação Gráfica) vc fizer será melhor para vc. Porém existe o problema da parte financeira, geralmente esses cursos são bem caros porque envolvem TECNOLOGIA de ponta, então quanto mais vc estudar melhor será pra vc. Um grande abraço e boa sorte. Sucesso!! __________________________ [i:f0d5195ff7]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:f0d5195ff7]
ja q vc vai entrar no mercado, estude, estude e estude muito, veja todos os tutoriais possiveis e treine bastante, vc vai aprender q cada trabalho é um trabalho unico, as vezes o q fica bom em um n fica bom no outro, um erro muito comum q os "profissionais" de maquete fazem é pegar uma cena pronta de certa empresa q vende cenas prontas, e sair copiando e colando setagens e afins, mas conforme vc for studando e aprendendo, vai ver q de nada adianta essas cenas prontas, (adianta pra vc começar, e entender certas coisas) mas como vc vai pro MR , acho q n será o seu caso, lembre apenas de apesar de estar começando, valorizar sempre o seu trabalho, obvio q n vai cobrar 5 mil no primeiro trabalho, masss a medida q seu nivel for melhorando, melhore seu preço também, ou vai acabar fazendo a famigerada prostituição, e quem ganha com isso n é vc, n é o seu concorrente, e sim o cliente safado q vai ter uma material bom pagando quase nada. abraços.
cara voc~e não precisa ser arquiteto, um expert na área de arquitetura bem para ti falar você tem que conhecer cortes lêr plantas isso é fundamental para poder pegar trabalhos do genero, a questão de cad você não necessáriamente tem que dominar mais eu recomendo você saber o basico para poder fazer modificações para até mesmo voc~e adiantar a sua vida quando importar para o max questão de layers que é bem importante para a administração do projeto bem a remoneração vai de acordo com o nivel de complexidade mais profissionalmente falando você senta com um contador para poder ti axiliar posi você vai ter dispesas gastos e no caso também vai ter lucro mais que os seus gastos não seja maior do qque seus lucros bem. boa sorte e fique com Deus espere que ti ajude .
Fabiano Vieira
Movido de Perguntas de MAquete Eletronica
agradeço a todos que respoderam as minhas duvidas! muito obrigado mesmo! agora vamos a luta! abraços!!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 894, sendo nenhum membro e 894 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.