Designer é quem é graduado, não é quem exerce a profissão. Todo mundo luta para regulamentar a profissão exatamente por isso, pq qualquer pessoa que aprende a mexer em software mesmo não tendo nenhuma base teórica, se diz "designer".
Quando se fala de designer, vc tem que pensar numa pessoa que cria soluções, estratégias, projetos, conceitua os trabalhos e não necessariamente seja expert em softwares.
Acho que designer mesmo nem deve se meter a criar arquitetura, e sim desenvolver, aplicar conceitos de teoria da cor e talvez decoração no ambiente e etc. Mas criar do "zero" uma arquitetura, isso não é coisa de designer, é de arquiteto... "Cada macaco em seu galho".
O Desginer pode ser um ilustrador e criar os 3Ds que são passados, mas cria a identidade visual, todo o conceito de como esse 3D vai ser aplicado em impressos ou site, faz todo o planejamento do projeto para ter uma boa solução para o cliente divulgar. Se for um Designer de Interiores, vai saber conceituar os contrastes de decoração, vai saber o que se encaixa melhor em algumas situações, mesmo indo contra ao que o cliente pensa e etc. Designer cria e conceitua, não necessariamente segue todas as ordens do cliente. Se for pra fazer o que cliente pede, então ele não precisa de designer, precisa de um sobrinho do amigo que mexe legal em programas e faz o que se manda.
Vc pode ser um "3Dzista" hehehehe, que é o termo que a gente usa brincando com quem não é Cadista Formado em algum curso ou não é Designer... Pode realmente ser um desenhista copista.
Mas cara, se seu trabalho for bom o suficiente, 1500/2mil é salário base inicial para esse cargo... Quando se tem portfólio bom e sabe fazer o que se deve, cursos não importam tanto, são só para vc ter um "título" e poder exigir um aumento de salário de acordo com o piso da profissão.
E, claro que não vai querer criar nada como um designer ou no caso de maquetes um arquiteto faz e etc. Mas para simplesmente executar um trabalho e fazer bem feito, acho que é isso aí, um "desenhista copista" mesmo. Quem sabe no futuro possa ser considerado ilustrador, acho que depende mto da qualidade e de registros que são feitos, trabalhos divulgados, filiações à associações e etc.
Behance: https://www.behance.net/andre3d