Hahaha dollynho eh um classico ja
Mss eh isso ai, concordo com 100% q o andre falou, vc devia dar aula em faculdade cara hehehe.
Eu sou projetista e estou me formando em design, paralelamente fazendonum curso 3d aos finais de semana, ja posso me considerar um designer? Nunca, mas considero que faço trabalhos de design, pois começo a aplicar os conceitos que aprendo na facudade aos poucos em meus trabalhos, pq nao adianta, concordo em partes que cursos especializados as vezes acabam sendo mais proveitosos, mas a teoria q vc aprende na faculdade nao tem preço.
Pode ser na aula que for, voce sempre vai tirar alguma coisa para aproveitar n seu trabalho que se nao fosse a aula voce nunca perceberia. Por exemplo meu website em que utilizei um layout inspirado na escola bauhaus, que antes da faculdade apenas havia ouvido falar, mas hj conheço seu conceito e posso fazer um trabalho que utiliza destes principios.
Portanto quand me perguntam o q faço, digo que sou "projetista mas que se formará em design". Quando comecei a faculdade fiquei na duvida se realmente o q faço hoje poderia ser aproveitado na minha graduaçao, agora vejo que acertei em cheio e que muitos principios sao os mesmos. Claro que para criar um website é totalmente diferente do que uso como projetista, mas para as outras diversas opçoes, principalmente o 3D que é o que realmente gosto, ambos conchecimentos se complementam e enriquecem muito mais meus trabalhos.
Mas neste meu ultimo trabalho da faculdade (tenho um tcc todo semestre hehehe) consegui juntar todos os principios, pois estamos fazendo um website que utilizara ate mesmo do 3D, englobando diversas coisas como hipermidia, aplicativos e inclusive conceitos da historia do design.
Enfim, acho que talvez ass pessoas dariam mais valor se passassem por tudo isso, pois eh como eu vejo agora, trabalho o dia todo, estudo a noite e no fds que eu dedveria descansar estou la estudando ainda mais. Meus diplomas e curriculo vao vir com muito esforço, mas sei que vao valer a pena, mas o q eu gostaria é que realmente todo esse meu trabalho nao fosse em vão e pedesse oportunidades excelentes por falta de valorização devido a pessoas quenapenaas possuem um conhecimento pratico das ferramentas.
A pratica pode trwzer sim um excelente trabalho, mas só o conhecimento é que vai diferir ele dos outros, por que uma hora voce nao vai mais querer ser só o cara que faz todo trabalhonmanual, voce vai querer ser o cara que pensa.
E isso acontece MUITO hj em dia, pessoas que pararam na vida, possuem anos e anos de experiencia, mas por nao terem feito especializaçao nenhuma estao ficando para traz, e ainda acham ruim receber ordens de pessoas mais novass, achar gente assim no mercado é a coisa mais facil q tem. A nao ser que seu trsbslho se destaque, que deve ser uns 10% das pessoas nesta situaçao, voce vai ficar sepre na mesma.
Portifólio: www.felipecluk.com