Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

kimarotta   São Paulo
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Ricardo Amaral   Indaiatuba - SP
ardiarqui   Argentina Buenos Aires - AC
Fabio   Tubarão

Portfólios Ver Mais

Borges   Quedas do Iguaçu - PR
Juan Jurado   Osasco - AC
coxinha   Umuarama - paraná - PR
ze rodrigues de moraes   brasilia - distrito federal - AC

Desenhista copista????????????

Por: mauricio campos  

Em: 05/04/2011 23:00

copista para mim é quem trabalha na copa de uma empresa. hahaha
Pode ser tb hahahahahah, copista é quem faz "Xerox" tb haahahahahaha. Mas não pode ser considerado "projetista"... Não está criando projeto, está desenvolvendo um projeto já criado. Essa é minha opinião, que só quem realmente projeta como um arquiteto/engenheiro, é pojetista... Posso estar errado tb, mas quando penso em projetista, penso na pessoa criando conceitos e não exatamente desenvolvendo uma estrutura. Desenvolvedor 3D ou "copiador" de projetos de arquitetura para "desenvolvimentos arquitetônicos em 3D" é outra coisa ahahahahahahahahahah.
Behance: https://www.behance.net/andre3d
"mauricio_campos" disse: ...sendo que algumas delas tenho que projetar os móveis.
discordo andre com todo respeito pois ele disse que cria/projeta tmbm =] abraços ;)
Se ele tem formação pra isso OK. Se ele pega um projeto definido e "cria/projeta" em 3D, é outra história, e se ele "cria/projeta" do "zero" um movel ou algo do tipo, fazendo as proporções, criando tudo desde um "papel em branco" e não tem formação de um designer de produtos ou engenheiro ou qualquer profissional cadastrado na área, tb está errado né... Isso pode ser tomado como desrespeito a um profissional formado e registrado que faz esse tipo de serviço. As pessoas tem que definir a diferença de "criar/projetar" para elas mesmas, pq se eu pego um desenho CAD ou no papel de um móvel, dizendo todas as medidas e etc e como vai ser o material dele e "crio em 3D"... eu não estou projetando nada, estou criando algo a partir de um projeto. Se ele que desenha do "zero" ele não é "desenhista copista", é engenheiro ou designer e tem q ter credenciamento pra isso né. Senão tiver regras, qualquer pessoa pode praticar qualquer profissão e está tudo ótimo. Isso desvaloriza o mercado, desvaloriza o profissional formado e acarreta vários problemas. Praticar a profissão de criador de ilustrações 3D a partir de algum projeto, não vejo problema nenhum se a pessoa não tiver formação, como já disse algumas vezes no forum, conheço gente que faz 3D e nunca fez nenhum tipo de curso e são mto melhores que pessoas cheias de "formações". Isso não tem problema, pois são pessoas que utilizam bem um software, não são "designers" ou "projetistas" e não devem se intitular como tal. São apenas "executores" ou "desenvolvedores". Mas ter titulo de projetista, de designer, de qualquer profissão que seja, a própria pessoa tem que parar pra pensar e saber que quem tem títulos assim, são graduados, gente que investiu tempo na carreira, e etc. Exemplo: "Não é pq meu cachorro tá morrendo, dou um remédio a ele ou faço algo que cure, que vou sair por aí falando que sou veterinário"... É a mesma situação. Acho que deve-se medir as palavras ao dizer: projetei isso ou aquilo. Projetar é conceituar, criar do "zero" algo que não existe. Bem eu penso assim, mas como disse, claro que posso estar errado.
Sou projetista mecânico (formação SENAI e Colégio Industrial, nível técnico) não sou engenheiro e muito menos tenho graduação, mais meu ultimo emprego como funcionário, foi em uma empresa que fabrica maquina agrícolas, na minha carteira estou registrado como Projetista Mecânico! Os meus conhecimentos são puramente técnicos, não tem nada haver com este negocio de ficar criando conceitos (pelo menos no segmento em que ainda trabalho!). Discordo plenamente com este papo que o cidadão tem que ter formação superior para exercer determinadas atividades, ou para ser reconhecido como um profissional do ramo. Pois sabemos que hoje existem muitos cursos técnicos que dão de dez nestas faculdades que pega o peão a lasso! Defendo sim a legalização do profissional, mas este papo que o mesmo tem que ter curso superior para exercer determinadas atividades, esta por fora! Acho que um projetista de interior tendo um curso técnico reconhecido já estava de ótimo tamanho, afinal de contas hoje neste pais para se pilotar um Boeing 747 e levar trezentas pessoas a bordo vc só precisa do segundo grau!
Vc tem formação técnica! E seu cargo é de acordo com sua formação. É isso aí... Vc não se intitula "engenheiro" mesmo fazendo o trabalho similar. É isso que estou falando. Vc não tá dizendo: Sou engenheiro sem formação. Vc está dizendo: Sou projetista técnico e "ponto final"... Não está errado. Vc não cria conceito, pq não é o engenheiro, vc recebe o que fazer e faz. Eu pessoalmente não concordo com o termo projetista para alguém que não "projeta" do "zero" uma ideia que pela própria pessoa foi criada. Mas é questão de conceitos, é algo pessoal, não é para desmerecer nenhuma profissão. Errado seria um cara que nunca teve nenhum tipo de formação, tirar seu emprego de Projetista Mecânico! Acho que vc não ia gostar muito, né? Vc investiu em Colégio Industrial, investiu em reforço no SENAI aí chega alguém com nenhum nível de escolaridade e te tira do seu cargo, pq de repente o salário dele é mais barato... acha isso justo? Não é questão de ter 3º grau, é questão de cada um saber o que é e fazer o trabalho que condiz ao cargo. Ser graduado não é sinônimo de eficiência. Não é isso que estou dizendo, o que não se pode é falar: Sou advogado, sou veterinário, sou designer, sou dentista, sou arquiteto ou engenheiro, sem ter uma formação. Não é o ofício que dá o título, é a formação. Não é pq alguém aprende a mexer no "coréu draulll" e "fotoshopis" que vai sair por aí falando que é designer.
Quem já ouviu falar em Le Corbusier? Ele era apenas um marceneiro suiço e ficou conhecido como um dos maiores arquitetos do mundo. Esse negócio de se exigir formação acadêmica para se exercer qualquer profissão é coisa de país subdesenvolvido. O que se deve exigir é competência e responsabilidade. Como não se exige aqui. Vejam os casos dos prédios que têm desabado ultimamente e que foram "projetados" por acadêmicos. Alguém já foi preso? Aqui em Santos, SP uma universidade de ponta resolveu que matemática não é materia obrigatória para arquitetura. Continuo afirmando que o cargo certo do rapaz é projetista, pois ele projeta. Marco.
Marco.
Quantos Le Corbusier existem no mundo? Quantos "Roberto Justus" existem no mundo? Que é administrador de empresa e virou publicitário. Quantos "Bill Gates" existem no mundo com genialidade para ser um dos mais ricos do planeta? Faz uma comparação de capacidade x capacitação... E vai num médico e pede pra ele te fazer uma cirugia sem ter uma licença para isso. Quantos milhares que tem formação e não fazem besteira e quantas centenas que não tem nenhuma formação, se acham no direito de fazer o trabalho dos outros e se queimam? Casos de 1 em 1 milhão sempre existem e vão existir, não é por isso que vai acabar com as regras impostas por profissões, profissionais, sindicatos, organizações, associações e pelo próprio governo. Vê se o Le Corbusier poderia fazer um concurso público se intitulando "arquiteto" sem ter uma formação. Se ele puder assinar como arquiteto é só questão do país que vive. Ou se depois de anos praticando a profissão, provar que realmente é bom e então fazer uma prova de capacitação ou curso técnico para vir a assinar como arquiteto... Fora isso, não tem como. A não ser que seja dada regalia a ele por ser destaque e etc. Então como todo mundo aqui vive no Brasil e não na Suiça, deve-se seguir as regras do Brasil. Ou então, é só viajarem e viverem em outro país... simples! Ele pode projetar, pode criar tudo do zero, mas ser chamado de "projetista" é outra coisa, se ele pelo menos tiver um curso técnico e puder assinar como projetista, blz, mas senão tiver, não tem essa de ser "Projetista" mesmo exercendo a profissão similar... Vc vai chamar uma pessoa q não passou na OAB de advogado ou vai dizer q ele tem bacharel em direito ou está para se formar como advogado se ainda estiver cursando uma faculdade? Se não tem formalização, não tem título. São as regras, e não fui eu que criei. Tem advogado que não tem doutorado e quer ser chamado de "doutor", é só arrogância do cargo e querer ser algo que não é. Pq doutor é quem faz doutorado, não é bacharelado. Aí é só fazer abaixo-assinado contra governo, contra sindicatos e discutir com eles e tentar mudar as regras.
Pessoal... é uma regra simples. e a galera ja começou a confundir TÍTULO x QUALIDADE EXEMPLO: Garoto de 12 anos pega o carro do pai desde pequeno, aos 17 dirige melhor do que muita gente de 30 anos de carta, mas ele NÃO pode dirigir, e não pode ser considerado CONDUTOR porque não tem HABILITAÇÃO PARA DIRIGIR Garoto de 12 anos começa a mexer no pc aprende autocad e photoshop tirando espinha da foto da vovó, ajuda a tia na gráfica e aprende a fazer layouts gráficos / 3d, com 17 anos faz 3Ds e projetos melhores do que projetistas de 30 anos de carreira, mas ele NÃO pode trabalhar, e não pode ser considerado PROJETISTA porque não tem o DIPLOMA/curso tecnico (habilitação para exercer a profissão) Não importa se o autodidata é muito bom ou se o formado é muito ruim, É OBRIGATÓRIA A "HABILITAÇÃO" Isso é exercer a profissão ilegalmente perante a lei. Se o cara é bom no que faz e acha que tem potencial para ser projetista vai la e faz um curso ai SIIIIIM pode ser chamado de projetista. SIMPLES.. pq complicam tanto? ninguem é médico sem residencia ninguem é adv sem OAB nem arq sem crea pq designer, projetista, 3dzista tem que ser diferente? isso é só desvalorizar a profissão, é dizer que pra ser esse profissional só precisa saber medidas e mexer em um programinha legal. Ai não né abraçsss
:p
É isso aí! Boa analogia com o garoto pegando o carro. De repente entendem o que é ser DESIGNER, PROJETISTA, ARQUITETO e etc. Difícil as pessoas entenderem o que é um título e o que é exercer uma profissão.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1069, sendo 2 membro(s) e 1067 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.