Se ele tem formação pra isso OK. Se ele pega um projeto definido e "cria/projeta" em 3D, é outra história, e se ele "cria/projeta" do "zero" um movel ou algo do tipo, fazendo as proporções, criando tudo desde um "papel em branco" e não tem formação de um designer de produtos ou engenheiro ou qualquer profissional cadastrado na área, tb está errado né... Isso pode ser tomado como desrespeito a um profissional formado e registrado que faz esse tipo de serviço.
As pessoas tem que definir a diferença de "criar/projetar" para elas mesmas, pq se eu pego um desenho CAD ou no papel de um móvel, dizendo todas as medidas e etc e como vai ser o material dele e "crio em 3D"... eu não estou projetando nada, estou criando algo a partir de um projeto.
Se ele que desenha do "zero" ele não é "desenhista copista", é engenheiro ou designer e tem q ter credenciamento pra isso né.
Senão tiver regras, qualquer pessoa pode praticar qualquer profissão e está tudo ótimo. Isso desvaloriza o mercado, desvaloriza o profissional formado e acarreta vários problemas.
Praticar a profissão de criador de ilustrações 3D a partir de algum projeto, não vejo problema nenhum se a pessoa não tiver formação, como já disse algumas vezes no forum, conheço gente que faz 3D e nunca fez nenhum tipo de curso e são mto melhores que pessoas cheias de "formações". Isso não tem problema, pois são pessoas que utilizam bem um software, não são "designers" ou "projetistas" e não devem se intitular como tal. São apenas "executores" ou "desenvolvedores".
Mas ter titulo de projetista, de designer, de qualquer profissão que seja, a própria pessoa tem que parar pra pensar e saber que quem tem títulos assim, são graduados, gente que investiu tempo na carreira, e etc.
Exemplo: "Não é pq meu cachorro tá morrendo, dou um remédio a ele ou faço algo que cure, que vou sair por aí falando que sou veterinário"... É a mesma situação.
Acho que deve-se medir as palavras ao dizer: projetei isso ou aquilo.
Projetar é conceituar, criar do "zero" algo que não existe.
Bem eu penso assim, mas como disse, claro que posso estar errado.
Behance: https://www.behance.net/andre3d