Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas Rafael   Parana - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
new   Belo Horizonte - MG
ti_roc   Mauá, SP - AC
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS

Portfólios Ver Mais

DEMOTHAO   Maringá - PR
Silvio Peters   Rio de Janeiro - RJ
Alexei   Jaraguá do Sul

Quando cobrar em um projeto.

Por: donato  

Em: 25/05/2011 13:05

nossa mae nunca vou me mudar para mangueirinha...
O senso comum é o conjunto de preconceitos adquiridos antes de completar 18 anos. (Albert Einstein)
"Giane" disse: 25000x12000 pixels? que raio de imagem era essa?
hahahaha, eu ia perguntar isso tbm!
e eu ficava pe da via com os construtores e arquitetos de joao pessoa que nao queriam pagar mais de 150 por imagem....putzzz, meu irmão sai dessa cidade...
Alguma diferença de valores por conta da região do país OK mas diferença que chegam a 10x ou mais... aí tem coisa muito errada!! E digo que quem está errado não é o cliente e sim quem se sujeita a trabalhar por muito pouco. Imagem a R$50,00 é simplesmente incompatível com qualidade, profissionalismo e sobrevivência! A menos que tudo nessa região seja 10x mais barato! Numa situação desta não há espaço para evolução, aprendizado e muito menos satisfação. Briga de cachorro magro correndo atras de osso sem carne!! Vejam, são os fornedores de imagens que criam essa situação. Mais precisamente o cara que cobra 200 para tirar o trabalho de outro profissional real q iria cobrar 2000. Como sair dessa rotina? Especializesse. Crie diferenciais. Se o seu trabalho tem a mesma qualidade dos picaretas então vc é vítima fatal e não há como se salvar, vc não tem argumentos para convencer ninguém que o seu trabalho vale mais. Aprender muito bem a parte técnica é fundamental mas invista em conceitos artísicos, fotografia, enfim apure o seu olho clínico. Em outras palavras saia do convencional.
Zorra Marcelo Garrata, falou e disse, velho. Penso que, como profissionais, devemos nos valorizar. Se vc não se valoriza, é o cliente que vai valorizar? De jeito nenhum, o cliente quer o produto e quer pagar pouco, cabe ao profissional dar o valor que ele acha que seu trabalho vale e defendê-lo. Retomando o assunto levantado pro Donato, acho que se ele tem que fazer projeto de cada casa e ainda fazer 3D e Planta Humanizada usando o 3d pra isso, 500 reais por casa é muito pouco, mas muito pouco mesmo. Eu não cobraria esse valor nem pra fazer a imagem externa, imagine a planta em 3D. Sem falar que esse tipo de planta é muito mais complicada que as feitas no corel ou PS, vc tem que modelar todos os ambientes e renderizar a planta. Pela dificuldade de se fazer, não acho que o mercado diferencie o trabalho pra pagar o devido valor que um trabalho desse requer. Fiz um trabalho parecido, perspectivas externas de casas populares, e a imagem mais barata que cobrei foi 700,00 reais sem planta humanizada. Foram 7 imagens e o valor final saiu por 6mil. Lógico que cheguei a esse valor fazendo isso que o marcelo falou, me dedicando ao que faço pra fazer bem feito e poder oferecer um diferencial ao cliente. Bom, é isso, forte abraço a todos e vamos valorizar os trabalhos de computação gráfica, pois o fato de "ser feito pelo computador" (como já ouvi alguns falarem) se o usuário não souber fazer, o computador não se vira sozinho.
"o fato de "ser feito pelo computador" (como já ouvi alguns falarem) se o usuário não souber fazer, o computador não se vira sozinho." Sem dúvida fredbcunha! A esse argumento eu penso o seguinte, o pc é somente uma ferramenta, assim como uma caneta. Quase todos sabem escrever mas nem por isso são poetas. Foi i tempo que bastava uma imagem ser 3D para ser interessante. Esse era um argumento válido quando 3D era novidade. Veja o cinema por exemplo, quando saiu o filme Avatar, o fato de ser 3D com óculos praticamente já vendia o filme. Agora se o filme for uma bomba não há efeito 3D que faça as pessoas irem ao cinema. Trocando em miúdos, o fato de ser novidade sustenta a venda por um tempo depois tem que ter conteúdo, tem que ter enredo senão já era. Os pcs e programas tem que ser vistos como um meio para se chegar a um fim, a imagem artística. t+
primeiramente precisa saber em que mídia será utilizada! se for um material interno: muito caro!!! se for panfletagem: caro!! se for tv: está na média! cuidado com isso, tente ser justo ou até mesmo tentar sondar qual o valor que o cliente pretende gastar! porque as vezes é melhor fazer por um valor menor e manter o cliente! abrax e sucesso ae!
blog: http://marcel3d.arteblog.com.br site: http://mcub.site.com.br jobs: http://mcub3d.tumblr.com/
Observo o quanto aprendemos um com outro e crescemos nesta comunicade de 3D. Realmente sinto que é um lugar onde podemos ter sempre ajuda e fazer amigos. Pessoal, obrigado pelas otimas palavras, pelas informações, dicas e conhecimento mostrado. Sei que nao só eu estou aprendendo aqui neste tópico como muita gente tbm. Sinto que fiz minha parte, cobrei oq achei que deveria cobrar, nao penso que foi barato nem carto, sinto que foi um bom valor para meu conhecimento. Valeu galera!! abraço a todos
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
Olha eu tentei muito cobrar um pouco mais por aqui, mais não é nada fácil, a unica vantagem aqui da cidade é q o custo de vida tbm é muito baixo. Dificilmente vem conta de luz em casa sempre vem zerada, e aguá vem sempre pouco, o custo de vida é baixo mais o salario e a valorização do trabalho tbm é. No começo eu queria cobrar R$1,00 por m2 mais não arrumava nada ninguém queria pagar. Agora estou nesse valor de R$0,50 por m2 e ainda quando é alguma coisa com muita metragem os construtores ainda reclamam e muito para pagar. Ai sou obrigado a trabalhar com salario fixo, para arquiteta pelo-menos assim não dependo dos construtores. Chego fazer até 30 trabalhos por mes. Mais com salario fixo q nem comento para pq sei q é bem menor do q muitos imaginam.
Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
cara e muito relativo o que o mc3d ta falando....caro? muito caro? justo? o que é o justo, o que é o caro....acho que isso e uma questao diretamente proporcional a sua especialização...então sinceramente acho que ta barato demais....

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 905, sendo nenhum membro e 905 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.