Fórum 3d1 anda parado...

Por: Erlon  

Em: 12/06/2012 10:10

Olá pessoal, olá André e Elis...

Gente eu tenho constatado algo que me deixou muito triste nos ultimos dias, bem eu sou cria da 3D1 e tudo que consegui com 3D grande parte se deu pela enorme fonte de conhecimento e pelos grandes artistas que publicaram grandes trabalhos aqui.

Porém, nos ultimos dias alias meses já venho notando o fórum meio paradão e algumas coisas estranhas. Como não sou adepto de panelinhas e e muito menos tenho papas na língua, conversei com algumas pessoas que fazem trabalhos fantásticos e que sumiram do fórum e todos foram unanimes em dizer a mesma coisa.

Todos estavam cansados de publicar seus trabalhos e não ter uma avaliação dos leitores, o que necessariamente seriam elogios, mas críticas também e o que mais foi dito é que muitas vezes (e aí eu também atesto isso) trabalhos medianos sendo taxados como \"execelente\", \"perfeito\", \"fantástico\" e quando na verdade não são, mas esses comentários muitas vezes ocorrem pelo fato do autor do post já ser um cara conhecido na comunidade, então fica meio tipo Ronaldinho gaúcho vivendo mais da fama do que dos resultados.

Confesso que nunca fui muito dado a publicar minhas coisas em fóruns de fora do Brasil e por incetivo de algumas pessoas andei publicando e tive um feedback muito interessante de críticas e sugestões que fiz questão de anotar para melhorar.

Isso é apenas uma exposição de uma ferida que anda me incomodando e isento absolutamente o André e a Elis disso pq sei da índole deles!

Mas e vc o que acha?

Abraço a tds!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! [:D]

Erlon: oi Erlon, tudo bem?? sobre o seu comentário, concordo com você em gênero, número e grau, infelizmente está acontecendo isso no site da 3d1, mas pode ter certeza que \"não\" é de forma alguma culpa do mestre André Vieira e nem da Elis, pois eles dois se \"matam\" de trabalhar para deixar o site da 3d1 o melhor da América Latina e sou prova viva disso. E é tanto que o número de visitas da 3d1 só tem aumentado, graças a Deus.

O que realmente acontece é o que você mesmo falou e atestou. Tem alguns leitores e vejo direto que só escrevem \"excelente\" ou \"está ótimo\" ou coisas do tipo e mais nada.

Claro que tem trabalhos como muitos aqui na 3d1 como o do mestre Antônio Peres, o pessoal da Digital Key, o Bender, o SVA, Marco Viana, Leandro Oliveira e de muitos outros usuários e leitores da 3d1 que são \"excelentes\", todos esses que citei são fora de série, por mais que você tente procurar algum pequeno defeito na imagem, dificilmente irá encontrar, porque eles trabalham super bem e em cima desses pontos que poderiam ser passíveis de críticas, para não deixar de forma alguma falhas nenhuma em seus projetos.

Então quando vou comentar o trabalho dessas pessoas que citei anteriormente e de muitas outras também que não coloquei o nome, me esforço bastante para ver se tem algum defeito, mas no geral, são pequenos detalhes bem pequenos mesmos que precisam ser corrigidos, às vezes nem vale a pena falar no sentido de criticar, é claro.

Porém tem muitos trabalhos também de iniciantes e não iniciantes em Computação Gráfica que eu sempre faço minhas \"CRÍTICAS CONSTRUTIVAS\", não digo que não está bom porque você pode \"desistimular\" a pessoa a estudar e poder melhorar mas sempre falo para ele no que \"pode melhorar\" e mando links de internet com dicas, tutoriais, macetes, vídeo aulas aqui mesmo da 3d1, do youtube e de muitos outros sites fantásticos de Computação Gráfica que existem, que conheço e que realmente poderá ajudar a pessoa substancialmente a melhorar.

Mas a sua reclamação é 100 % válida e concordo plenamente contigo. Se você observar os meus posts tem diminuído porque estou estudando bastante Computação Gráfica e fazendo meus Projetos de Arquitetura, mas sempre que me sobra um tempo livre venho correndo aqui pra 3d1 para mostrar os meus trabalhos, estudos pessoais e comentar também os trabalhos dos colegas.

Erlon, a 3d1 já enfrentou muitos problemas no passado que as pessoas novas nem imaginam, já tivemos quase todos os tipos de problemas possíveis e lembro muito bem que o mestre André Vieira falou que era muito melhor ter somente 500,00 leitores ( um número fictício por exemplo ) sérios, compromissados e que não bagunçem com o site do que ter milhões de leitores em que a maioria só \"servia\" para arranjar confusão e reclamar de tudo.

No geral essa falta de movimentação claro que não é boa para a 3d1, mas no geral o que também importa é a organização do site, a calmaria dos ânimos dos leitores que antes brigavam por quase tudo e que agora graças a Deus, não temos mais tido esse tipo de problema.

Com relação aos posts de vários leitores que só escrevem \"está ótimo\", ou \"está excelente\" cabe aos moderadores e a administração da 3d1 ver o que poderá ser feito, mas acho que a pessoa tem que escrever o que realmente pensa, claro que respeitando sempre todo mundo.

Mas realmente tem comentários em trabalhos que poderiam ser bem melhorados que às vezes, e eu também noto, tem muitos leitores da 3d1 que se esquivam de realmente comentar o que tem que ser melhorado, mas eu sempre fiz e faço o meu papel.

É tanto que se você ver todos os meus posts sempre tem comentários que podem melhorar cada vez mais o trabalho de todos, mas lembre-se: Sempre nos portando com humildade, educação e muito respeito pelo trabalho de todo mundo porque é isso o que conta muito também no final das contas.

Espero ter ajudado de alguma forma, Erlon.

Obrigado por sua participação e vamos ver se mudamos esse quadro de comentários \"curtos\" principalmente em trabalhos que sempre poderão ser melhorados, tudo bem??

Forte abraço e sucesso!!

eu também acho, gostei quando você diz então fica meio tipo Ronaldinho gaúcho vivendo mais da fama do que dos resultados. hehehe

eu percebo também que são poucos os comentários criticando ou observando alguma coisa de errado. Eu acho que isso é fundamental para todos crescermos trocando técnicas, etc...

embora no cgarchitect.com eu percebo que está na mesma situação...
[email protected] http://lucas3dstudio.wix.com/lucas3dstudio
Danilo concordo em partes sobre alguns trabalhos perfeitos... Existem pessoas que são muito boas claro, mas existem pessoas que tem uma mesmice no trabalho a muito tempo!

Mas volto a ratificar que o André e a Elis não tem nem de longe culpa nisso! É uma má cultura impregnada nos usuários... Infelizmente vejo trabalhos espetaculares fora da 3D1 e principalmente no Facebook, coisa que eu lamento demais.

Esse tópico criei para o reflexão de todos nós, ninguém é obrigado a comentar nada e nem a elogiar ninguém. Mas acho que de alguma forma deveria se achar uma forma de valorizar os talentos.

Por exemplo alguém no fórum sabia que um dos usuários daqui teve eleita uma imagem sua como uma das cinco mais bonitas postadas no fórum do Ronen ano passado? Pois é, e cadê o cara aqui?

Talento como ele tem outros e que andam ausentes daqui por algum motivo...
eu também acho, gostei quando você diz então fica meio tipo Ronaldinho gaúcho vivendo mais da fama do que dos resultados. hehehe

eu percebo também que são poucos os comentários criticando ou observando alguma coisa de errado. Eu acho que isso é fundamental para todos crescermos trocando técnicas, etc...

embora no cgarchitect.com eu percebo que está na mesma situação...

Pois é concordo, eu sempre aprendo muito com críticas...

Por exemplo alguém no fórum sabia que um dos usuários daqui teve eleita uma imagem sua como uma das cinco mais bonitas postadas no fórum do Ronen ano passado? Pois é, e cadê o cara aqui?

Talento como ele tem outros e que andam ausentes daqui por algum motivo...

Isso é verdade, gostaria que esse pessoal também postasse aqui.
[email protected] http://lucas3dstudio.wix.com/lucas3dstudio
chavespunk, mas não é questão de postar...

Imagina o cara levar as vezes meses preparando uma cena pra ser a obra-prima dele, aí ele posta aqui e ninguém comenta nada nem pra melhorar e nem para nada, aí tem uma imagem que é a mesma coisa de tantas e tantas outras que são postadas todos os dias e q são comentadas e analisadas, sendo que essas nem deram tanto trabalho e minúcia ao cara q fez...

Aí o cara pega a imagem dele que ele quer refinar e aprimorar e publica em outros lugares e tem esse feedback?

Uma coisa q se vê demais no nosso fórum é \"galera faz tempo que não posto nada aqui\"
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Erlon: oi Erlon!! tudo bem?? sobre o seu comentário \"reforço\" que concordo com tudo o que você disse, em gênero, número e grau.

Tenho plena convicção de todos os seus comentários e pode ter certeza que sua indignação é a mesma minha e de muitos outros usuários na 3d1, tudo bem??

O que fica difícil de conseguirmos é \"melhorar\" o comentário das pessoas que falam palavras \"curtas\" e que muitas vezes desestimula quem passou um tempo enorme trabalhando em uma cena super complexa como qualquer cena 3d.

Mas eu sei que as pessoas gostam de elogios, aliás quem não gosta, não é mesmo?? É muito bom quando as pessoas vêem e reconhecem o nosso trabalho, não há nada realmente melhor do que isso.

Mas eu falei uma vez aqui na 3d1 para um leitor aqui do site exatamente sobre essa \"necessidade\" que as pessoas tem de que as outras aplaudam e elogiem demasiadamente o seu trabalho.

Nós como artistas gráficos temos que trabalhar por nós mesmos, guerreando contra nós mesmos e melhorando a cada cena nossa mais e mais. O que uma ou outra pessoa acha do nosso trabalho não é para ser o centro de nossa atenção, é claro que a opinião dos outros é válida, eu sei que são, mas temos que nos focar também mais no que nós mesmo estamos produzindo e temos que ter um senso crítico de saber enxergar se a nossa imagem realmente está na altura das outras imagens.

O que não dá para aceitar é que uma pessoa poste uma imagem notadamente \"simples\" e extremamente mal iluminada e querer achar que vai competir com as cenas da Evermotion, é ilusão total achar isso.

Mas reconheço que infelizmente as pessoas faltam elogiar mais e aplaudir mais trabalhos lindos que graças a Deus, sempre aparecem aqui na 3d1.

Mas também não dá para aceitar, infelizmente não dá, que qualquer leitor que seja, não poste mais seus trabalhos aqui na 3d1 só porque recebeu um ou dois comentários ou porque estes dois comentários foram falando somente, está ótimo,está excelente.

Quando você faz um trabalho extremamente realista, você sabe que ele é realista, você tem noção disso e não precisa que as outras pessoas digam \"amém\" ao seu trabalho para você se certificar que o mesmo está extremamente realista.

O nosso conceito de produzir uma imagem extremamente realista depende claro, obviamente, do nosso grande conhecimento de Computação Gráfica e principalmente de sabermos olhar e observar o mundo externo que nos rodeia.

Tirar fotos de ambientes com uma câmera digital ou profissional e \"tentar\" reproduzir esta mesma cena em qualquer \"software 3d high-end\", para comparar no final qual das duas você mais gostou, e se o seu trabalho final, se o resultado final for confundido com a foto real.

Mas com certeza concordo contigo quando os leitores deveriam saber julgar mais prudentemente um trabalho super bem feito e acabado do que outro mal feito e mal acabado.

Mas os leitores da 3d1 não precisam sair da 3d1 alegando isso. Se eles não gostam dos comentários do pessoal daqui, existe outros fóruns que ele pode postar. Mas realmente o seu questionamento é pertinente sobre esses comentários \"curtos\".Eles podem voltar a hora que quiserem, garanto a você a todo mundo que serão muito bem recebidos por mim, não sei pelos demais.

De que forma iremos educar a opinião de todos os leitores que escrevem palavras curtas. É opinião da pessoa ou ela está simplesmente com preguiça de escrever mais coisas?? Lanço essa pergunta no ar. =)

Parabéns pelos seus questionamentos, Erlon.

Espero que os moderadores e a administração da 3d1 façam realmente algo a respeito disso.

Forte abraço e sucesso.

Não sei se isso acontece com frequência, mas digo até por mim, quando eu iniciei aqui no blog, eu via as imagens...admirava..mas nem sempre comentava, pois eu não tinha noção de como certas coisas eram feita, e nem mesmo os conceitos usados, então eu preferia não comentar, ou seja, não porque eu não gostaria, mas por não saber o que dizer, ai é onde entra os comentários curtos, \"linda imagem\", \"ficou muito bom\' e outros, até eu pegar confiança, aprender um pouco também, e aumentar o nível das minhas imagens, demorou, e conforme eu fui crescendo, eu fui vendo o que eu poderia falar, comentar, criticar, e até em alguns trabalhos isso ainda acontece, realmente tem trabalhos, que você não tem o que falar, apenas abrir a imagem e ficar babando rss
http://www.maximusdesign.blogspot.com/ MENTAL RAY and VRAY MSN: maximus89_89@hotmail Twitter: @mmaximuss
Pois éééé....... 3D1 minha grande escola e incentivadora do meu trabalho.

Há três anos comecei a estudar 3D por aqui. Alguns me ajudaram outros me esnobaram. Fiquei fã de poucos e não gostei de muitos.
O motivo: Panelinha.
Há tempos vejo vários caras sumindo daqui, por causa delas. Mas não pq se sentem excluídos, mas sim pq os caras estão em outro patamar, no qual não se admite panelinha. Neste patamar os caras se ajudam, se elogiam e se criticam, estudam juntos, trocam informações e recursos, crescem juntos. O mal das panelinhas está em vc enaltecer o trabalho de mto poucos por muito tempo, isso faz com que quem era inciante se torne um avançado e queira ou não, o cara quer seu lugar junto aos mais conhecidos, não por luxo, mas por ter estudando e trabalho pra estar lá, pra ter visibilidade e vislumbrar novos horizontes.

Mas aqui na 3d1 é impossível isso pelo seguinte: Vou dar exemplo de uns caras que estão com um 3D mto fodástico e sumiram daqui, pq as panelinhas os ofuscaram: Thi Lima, Erlon, Ramon (sim ele ja esteve por aqui um dia) Sieben Sieben, etc.

E assim, os caras ja passaram há tempos, em termos de qualidade, visibilidade, etc. outros caras daqui, MAS A 3D1 PARECE QUE SÓ LEMBRA E ENALTECE OS MESMOS como SVA, Bender, etc, com todos os méritos claro, Mas vamos prestar atenção no pessoal mais novo, tem muito caras extremamente talentosos que não são lembrados.

Outra coisa é o nivelamento por baixo. Todo mundo tem seu mérito, todos trabalham pra caramba, estudam e talz. Mas é osso vc fazer um job, ser destaque no site do Ronem Bekerman, ou destaque na Evermotion, como no caso do Erlon, e aqui te colocam junto com trmpo mediano, e as vezes fraco (desculpa mas é a realidade). Esse tbm é um dos motivos do sumiço dos caras feras, não discriminação nem nada, mas vê se na Evermotion, Cg Architects, Cg Arena, Ronem Bekerman, os caras colocam em destaque imagens medianas?? Não é uma questão de se achar o rei das galaxias, o fodelão em 3D, mas é assim que deveria ser, afinal se vc alcançou um status desse é pq vc ralou mto e estudou muito. Isso deveria até incentivar os mais novos e intermediários, pra que um dia cheguem lá tbm.

Não coloco culpa no André nem na Elis nem nada, até pq eu ja falei isso pra Elis tbm.

Fica aqui meu ponto de vista.

Grande abraço Galera. E obrigado 3d1 por tudo.
muitos fracassam pelo medo do sucesso!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 994, sendo 1 membro(s) e 993 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: KESLEY1SANTOS.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.