Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
erildoluz: oi erildoluz!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!! Sua pergunta é interessante e abre margem mesmo para várias opiniões e questionamentos sob várias formas, tudo bem??
Já presenciei aqui no site 3d1, que essa relação entre arquiteto e desenhista é bem diferente mesmo de Estado para Estado no Brasil. Em algumas regiões o desenhista faz tudo e o arquiteto faz só o \"layout\" do projeto e passa pro desenhista fazer todo o restante.
Bem, aqui aonde moro, em Teresina-PI, eu mesmo como arquiteto faço todos os meus projetos de Arquitetura. Os únicos projetos que não faço é o projeto de Estruturas ( cálculo de lajes, vigas e pilares ) pois quem faz o projeto de estruturas é um Engenheiro civil, e também não faço o projeto de instalações hidro sanitárias, pois quem dimensiona é um engenheiro civil ou hidráulico.
Mas todo o restante dos projeto, eu mesmo faço sozinho como \"arquiteto\". Faço projetos de estudo preliminar, anteprojeto, PB ( projeto básico ), projeto executivo e detalhamento construtivo. Faço ainda as maquetes eletrônicas, faço vistas externas e internas, faço projeto de layout ( interiores ), faço projetos de iluminação, paisagismo, patrimônio histórico e faço acompanhamento da obra...etc.
O que realmente acontece é que normalmente os arquitetos mais velhos ( em termos de idade ) não dominam ou pelo fato de terem dificuldade para desenhar no computador, ou simplesmente por não quererem mais evoluir como profissional, mas o que realmente acontece é que os arquitetos mais velhos \"normalmente\" não sabem e nem dominam tecnologia \"CAD\" e nem a \"BIM\" e tem que contratar desenhistas para resolverem todos os seus trabalhos.
Na verdade tudo depende do gás, da dedicação do profissional e do interesse próprio de qualquer profissional em estar se qualificando cada vez mais, porque depois que você começa a estudar, a verdade é que você nunca mais para...rsrs.
Em todas as profissões do mundo, não só na de Arquitetura, mas em todas as profissionais do mundo há bons profissionais e maus profissionais. Tenho absoluta certeza que há bons e ótimos desenhistas técnicos espalhados pelo Brasil que realmente fazem projetos, calculam pequenas estruturas e fazem projetos de interiores.
Mas o curso de edificações para formar qualquer desenhista técnico é um curso profissionalizante técnico ( de 2 anos ) e dá a formação do desenhista para fazer projetos e calcular algumas estruturas.
Mas somente os cursos de Arquitetura e Engenharia civil é que capacitam verdadeiramente um profissional a projetar um \"verdadeiro\" projeto em todas as suas variantes e em todas as suas complexidades.
Porque ainda existe a cultura no Brasil de achar que fazer projeto é só desenhar o mesmo no Autocad, ou Revit, ou Archicad, ou Rhinoceros 3d, ou no Catia, ou no Sketchup...etc.
E na verdade mesmo fazer um \"verdadeiro\" projeto é muito mais do que desenhar paredes, portas, janelas e fazer orçamento, com toda a certeza desse mundo.
Muitas empresas no Brasil ainda fazem projetos de forma muito \"arcaica\" e \"simplória\". Fazem somente os desenhos e orçamentos e acham que fizeram um verdadeiro projeto.
Em outros países mais avançados que o Brasil, a prática projectual é bem diferente da nossa e lá há uma preocupação com uma série de elementos e itens que nós não nos preocupamos.
Há projetos de percurso de pessoas dentro de um espaço para ver se o deslocamento da mesma não ultrapassa X metros ( m ), há projetos de iluminação avançada, aonde se mostra os cômodos da casa aonde vai pegar mais sol e menos sol durante o dia, há projetos detalhados de Conforto Ambiental ( aonde se estuda a trajetória do sol- solstício de verão e equinócio de inverno ) há projetos de ergonomia, dimensionando todos os móveis para a ergonomia correta de quem vai morar no local, há projetos bem técnicos mesmo de Paisagismo, há projetos de estrutura bem detalhados, muito mais do que os nossos de estrutura no Brasil.
Enfim, realmente concordo com o nosso amigo e colaborador \"Lando\", quando ele diz que realmente temos que respeitar as pessoas, independente de terem estudo ou não, porque isso é questão de princípios e de educação básica.
Mas é muito perigoso você entregar uma construção de uma casa grande, por exemplo, para um mestre de obra, porque por mais experiente que ele seja, ele não sabe calcular estruturas grandes e se enrola em muitas vezes. Claro que também tem arquitetos e engenheiros que se confundem muitas vezes em projetos, mas isso não era para acontecer, mas sabemos que acontece de qualquer forma.
Realmente acredito que um ótimo desenhista pode sim fazer projetos, mas bem limitados quando se fala do \"verdadeiro projeto\" de Arquitetura que comentei anteriormente. Só acho que ele ( desenhista ) não tem a capacidade técnica ( até porque seu curso profissionalizante não lhe deu ) para fazer obras gigantescas ( pontes, aeroportos...etc ).
Observem como grandes obras como pontes, aeroportos, hidrovias, ferrovias são feitos por arquitetos e engenheiros; claro que podem contar com a ajuda de desenhistas para agilizar na criação de desenhos técnicos, mas cada macaco no seu galho.
Sempre a hierarquia de importância em uma obra é: Engenheiro >> arquiteto >> mestre de obra >> pedreiro >> ajudante de pedreiro. Não há como inverter essa lógica natural de conhecimento. Mas repito que um desenhista é muito importante para a agilidade de criação de desenhos técnicos, pois eles ajudam muito mesmo os arquitetos e engenheiros.
Mas em grandes escritórios na Europa, a questão de desenhistas é bem raro, porque nesses grandes escritórios pelo mundo afora ( pelas pesquisas que fiz ), a equipe bem grande de trabalho é composta por arquitetos e engenheiros somente.
Como arquiteto gosto de lidar com desenhistas, e tenho amigos que são desenhistas técnicos, e faço questão de admirar o trabalho deles, apesar de eu como arquiteto, ainda não precisar dos trabalhos deles, pois desenvolvo todos os meus projetos sozinho.
Mas enfim, cada região do Brasil, a relação entre desenhista e arquiteto é bem diferente.
Forte abraço e sucesso, \"erildoluz\".