Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luiz   São Paulo - SP
mdpontes   Macapá - AP
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
virino   Macapá/AP - AP

Portfólios Ver Mais

Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC
Antonio   Campinas - SP
Lerbe   Casa - PR
rafaneto   são paulo - SP

Preconceito profissional

Por: erildoluz  

Em: 23/10/2013 20:45

Primeiramente, a arquitetura, a meu ver, está entre o belo e o util, no que tange à verve criativa, e realização da praxis.

Não tem muita sustentação, eu acho, algum arquiteto dizer que foi caluniado por ver uma imagem que imagine ser de algo dele, ou pelo fato de vc ter tornado possivel outros verem... Eu acharia até estranho...

E também... É até engraçado.. Conheçi já 2 arquitetos q um dizia que o outro o copiava (eles eram meio q \'rivais\' numa região lá.. de condominios de luxo..)... Tem dois outros que acham q inventaram as curvas, aí, se vêem alguma casa com alguma curva já dizem que quem projetou aquela estrutura está copiando descaradamente deles...

Imagino se não seria mais educado, ou até elegante, um simplesmente dizer que o outro tem bom gosto?... é..

Mas como existe, na arquitetura, o aspecto artistico também, é dificil acusar frontalmente de cópia.. Senão, muitos estariam também caluniando Niemeyer, o Piano (Renzo), Robert Stern, etc..

Na verdade quem está caluniando é o cara que te acusou de copiar.. Aí no caso se vc se existe conteúdo ofensivo em meio publico (ex: cara tá te xingando na internet) e vc se sentiu ofendido, vc pode \"escalar isso pra um nivel mais juridico\"...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá Erildo Tudo bem...acho que as opiniões a respeito desse assunto se dividem daria uma boa discussão por exemplo: se alguém quer uma obra (moradia etc..) primeiro esse alguém procura um arquiteto para lhe passar uma idéia. afinal são eles donos de grandes idéias afinal estudaram e tem que estar sempre se atualizando em relação a isso..bom. onde quero chegar..rs

o verdadeiro arquiteto na minha opinião deve contratar um bom desenhista que domine esta área pra lhe desenvolver uma bela maquete..eu penso que o arquiteto não deve sentar diante de uma plataforma de desenho qualquer para fazer maquetes...porque o seu tempo deve valer mais do que assumir posto de desenhista..né rsrs..sua função é correr atrás de obras criar idéias..viajar pro exterior..buscar inovação..enfim..nós desenhistas

não temos tempo nem dinheiro pra isto..rsrs bom..quero ir mais longe um pouco se me permitem..rsr

maquete pronta cliente satisfeito com a idéia, e ainda mais porque viu uma maquete que mostrou exatamente a idéia proposta...To quase acabando rsrs..

Finalmente correm-se atrás de uma empreiteira capaz de executar nos seus detalhes a idéia \"mostrada em em uma maquete\"...nota-se que dessa empreiteira surge geralmente uma pessoa mais umilde \"se me permite\"

estou falando de um profissional \"Pedreiro seu nome\" que não necessariamente estudou pode até ser analfabeto...(existem muitos que inclusive eu conheço e tiro o chapéu)...bem continuando...esse Pedreiro que muitas vezes não chega a conhecer o mundo além de sua casinha...ele vale muito pela sua experiência no que faz..ou seja

alguns podem dizer que ele não teve oportunidades e teve que ser pedreiro..ele começou limpando obra..aprendendo a misturar massa...aprendendo ao poucos, e hoje ele é um mestre de obras..não pelo seu grau de estudo mas sim pela sua persistência talvez gosto pelo que faz...se tornou alguém disputado pelas grandes empreiteiras pela qualidade do seu trabalho....

Muitas vezes esse pedreiro quando ve um desenhista ou um arquiteto visitando a obra..faz um gesto de tirar o boné ou o chapéu em sinal de respeito...talvez intimidado pela gravata ou a vestimenta..rs

é ele que descobre muitas vezes erro de projetos (isso existe) vivo nesse meio e sei o que estou falando...ele chega pro arquiteto ou patrão e diz por exemplo assim:

senhor se me permite preciso discutir algo...as respeito daquela parede pois preciso fazer uma estrutura devido a sequencia de outro pilar...coisa desse tipo...ai esse cara que estudou seja ele o desenhista ou o arquiteto...pode olhar, concordar mas talvez se ele não for um profissional completo...ele pode simplesmente dizer ao pedreiro...que pode fazer conforme a necessidade...da obra...

enfim...vou finalizer..

somos profissionais mas não trabalhamos sozinho..rs se tivermos tido uma boa educação de berço...em nosso lar..somado a uma boa dose de estudos dirigidos para nossa formação profissional..saberemos que independente do grau de estudos que temos...sempre tem alguém que sabe mais..do que nós talvez nem sempre pelo grau de formação...ou seja todos nós temos o nosso valor... hoje existem os que dizem que nada se cria...tudo se copia..rss..conheço a rotina de alguns arquitetos que pra terem boas idéias lança mão de revistas importadas..e afins..ora assim somos todos nós..rss...todos fazemos isso..

então meu caro amigo...temos que saber identificar quando alguém fala apenas para nos maltratar ou por falta de disciplina..mesmo.rssrs

Todos necessitamos uns dos outros...então...temos que saber também lidar com pessoas de vários generos...uma vez alguém me ligou e disse que o meu trabalho estava uma porcaria...rs eu pensei por alguns instantes e disse a ele se ele tinha alguma idéia para melhorarmos aquele projeto..rsrs..o resultado ficou melhor..porque trabalhamos juntos..

um bom profissional é assim...ou não rsrs...não liguemos...vamos unir nossas experiências e fazer o melhor pro nosso cliente..rsrs..

olha meu exemplo...acho que todos que lerem vão entender meu raciocínio..mas pode aparecer alguém somente pra me criticar pelos erros de ortografia...rsrs

Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
É eu concordo com a opinião acima..

Sobre a questão de preconceito, acho q percebi um pouco disso hoje mesmo.. Imagino que seja até um frequentador aqui da 3d1 infelizmente.. Fiz um videozinho lá sobre modelar aquele \'minion\', aí o cara vai lá no video só pra tentar violenta e infundadamente me criticar com um comentário lá, falando que eu \'mereço o lixo\' e que eu não sabia modelar, entre outras coisas.. imagino q nem tenha visto o video de fato.. Aí então eis que eu vou ver se ele tem videos e tal, e o mais relevante de modelagem dos tutoriais do cara é a modelagem de um colchão.. E ainda o cara \"\'modela\'\" uma colcha (chamando de colchão, veja bem) com displace de render (no caso o VrayDisplacement).. Poxa vida.. aí então eu decidi ignorar qualquer critica do cara.. O cara não sabe que existe o \'generate topology\' e tem a petulância de ir me mandar aprender a modelar.. Eu sopro um colchão melhor, sem nenhum displacement, em menos tempo e em 3d de fato (modelagem mesmo).. Aquilo lá é tão simples q dá até pra fazer um gif animado explicando..

Imagino que a melhor critica seja fazer melhor, ao invés de tentar criar joguinhos de moleque ginasial.

Mas sempre vai ser mais facil simplesmente fazer uma critica sem fundamentação alguma.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

erildoluz: oi erildoluz!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!! Sua pergunta é interessante e abre margem mesmo para várias opiniões e questionamentos sob várias formas, tudo bem??

Já presenciei aqui no site 3d1, que essa relação entre arquiteto e desenhista é bem diferente mesmo de Estado para Estado no Brasil. Em algumas regiões o desenhista faz tudo e o arquiteto faz só o \"layout\" do projeto e passa pro desenhista fazer todo o restante.

Bem, aqui aonde moro, em Teresina-PI, eu mesmo como arquiteto faço todos os meus projetos de Arquitetura. Os únicos projetos que não faço é o projeto de Estruturas ( cálculo de lajes, vigas e pilares ) pois quem faz o projeto de estruturas é um Engenheiro civil, e também não faço o projeto de instalações hidro sanitárias, pois quem dimensiona é um engenheiro civil ou hidráulico.

Mas todo o restante dos projeto, eu mesmo faço sozinho como \"arquiteto\". Faço projetos de estudo preliminar, anteprojeto, PB ( projeto básico ), projeto executivo e detalhamento construtivo. Faço ainda as maquetes eletrônicas, faço vistas externas e internas, faço projeto de layout ( interiores ), faço projetos de iluminação, paisagismo, patrimônio histórico e faço acompanhamento da obra...etc.

O que realmente acontece é que normalmente os arquitetos mais velhos ( em termos de idade ) não dominam ou pelo fato de terem dificuldade para desenhar no computador, ou simplesmente por não quererem mais evoluir como profissional, mas o que realmente acontece é que os arquitetos mais velhos \"normalmente\" não sabem e nem dominam tecnologia \"CAD\" e nem a \"BIM\" e tem que contratar desenhistas para resolverem todos os seus trabalhos.

Na verdade tudo depende do gás, da dedicação do profissional e do interesse próprio de qualquer profissional em estar se qualificando cada vez mais, porque depois que você começa a estudar, a verdade é que você nunca mais para...rsrs.

Em todas as profissões do mundo, não só na de Arquitetura, mas em todas as profissionais do mundo há bons profissionais e maus profissionais. Tenho absoluta certeza que há bons e ótimos desenhistas técnicos espalhados pelo Brasil que realmente fazem projetos, calculam pequenas estruturas e fazem projetos de interiores.

Mas o curso de edificações para formar qualquer desenhista técnico é um curso profissionalizante técnico ( de 2 anos ) e dá a formação do desenhista para fazer projetos e calcular algumas estruturas.

Mas somente os cursos de Arquitetura e Engenharia civil é que capacitam verdadeiramente um profissional a projetar um \"verdadeiro\" projeto em todas as suas variantes e em todas as suas complexidades.

Porque ainda existe a cultura no Brasil de achar que fazer projeto é só desenhar o mesmo no Autocad, ou Revit, ou Archicad, ou Rhinoceros 3d, ou no Catia, ou no Sketchup...etc.

E na verdade mesmo fazer um \"verdadeiro\" projeto é muito mais do que desenhar paredes, portas, janelas e fazer orçamento, com toda a certeza desse mundo.

Muitas empresas no Brasil ainda fazem projetos de forma muito \"arcaica\" e \"simplória\". Fazem somente os desenhos e orçamentos e acham que fizeram um verdadeiro projeto.

Em outros países mais avançados que o Brasil, a prática projectual é bem diferente da nossa e lá há uma preocupação com uma série de elementos e itens que nós não nos preocupamos.

projetos de percurso de pessoas dentro de um espaço para ver se o deslocamento da mesma não ultrapassa X metros ( m ), há projetos de iluminação avançada, aonde se mostra os cômodos da casa aonde vai pegar mais sol e menos sol durante o dia, há projetos detalhados de Conforto Ambiental ( aonde se estuda a trajetória do sol- solstício de verão e equinócio de inverno )projetos de ergonomia, dimensionando todos os móveis para a ergonomia correta de quem vai morar no local, há projetos bem técnicos mesmo de Paisagismo, há projetos de estrutura bem detalhados, muito mais do que os nossos de estrutura no Brasil.

Enfim, realmente concordo com o nosso amigo e colaborador \"Lando\", quando ele diz que realmente temos que respeitar as pessoas, independente de terem estudo ou não, porque isso é questão de princípios e de educação básica.

Mas é muito perigoso você entregar uma construção de uma casa grande, por exemplo, para um mestre de obra, porque por mais experiente que ele seja, ele não sabe calcular estruturas grandes e se enrola em muitas vezes. Claro que também tem arquitetos e engenheiros que se confundem muitas vezes em projetos, mas isso não era para acontecer, mas sabemos que acontece de qualquer forma.

Realmente acredito que um ótimo desenhista pode sim fazer projetos, mas bem limitados quando se fala do \"verdadeiro projeto\" de Arquitetura que comentei anteriormente. Só acho que ele ( desenhista ) não tem a capacidade técnica ( até porque seu curso profissionalizante não lhe deu ) para fazer obras gigantescas ( pontes, aeroportos...etc ).

Observem como grandes obras como pontes, aeroportos, hidrovias, ferrovias são feitos por arquitetos e engenheiros; claro que podem contar com a ajuda de desenhistas para agilizar na criação de desenhos técnicos, mas cada macaco no seu galho.

Sempre a hierarquia de importância em uma obra é: Engenheiro >> arquiteto >> mestre de obra >> pedreiro >> ajudante de pedreiro. Não há como inverter essa lógica natural de conhecimento. Mas repito que um desenhista é muito importante para a agilidade de criação de desenhos técnicos, pois eles ajudam muito mesmo os arquitetos e engenheiros.

Mas em grandes escritórios na Europa, a questão de desenhistas é bem raro, porque nesses grandes escritórios pelo mundo afora ( pelas pesquisas que fiz ), a equipe bem grande de trabalho é composta por arquitetos e engenheiros somente.

Como arquiteto gosto de lidar com desenhistas, e tenho amigos que são desenhistas técnicos, e faço questão de admirar o trabalho deles, apesar de eu como arquiteto, ainda não precisar dos trabalhos deles, pois desenvolvo todos os meus projetos sozinho.

Mas enfim, cada região do Brasil, a relação entre desenhista e arquiteto é bem diferente.

Forte abraço e sucesso, \"erildoluz\".

Estava relutante de me manifestar pois o assunto pode criar muita polêmica. Mas lá vou eu... Se o arquiteto não faz muita festa no tempo de faculdade ele vai ser um bom arquiteto e não vai depender muito de desenhista. Mas sinto informar que tem arquiteto que não sabe fechar um simples telhado e manda o desenhista fazer, assim como manda criar uma fachada \"bem bonita\". Ninguém reinventa a roda, todos pegam material de referência em revistas, na internet, portanto ninguém é dono da curva, he, he. Esses dias um jovem arquiteto que eu faço maquete me passou um material da internet e até brincou que seria um plágio, eu lhe respondi: \"Plágio não, referências\". Já criei fachadas e o responsável técnico levou toda a fama, recebi meu pagamento e ele sabe muito bem que o mérito é meu, mas não quero fama eu quero pagar as contas e dar o que eu não tive para minhas duas filhas. Outra coisa, desenhista não pode se dar ao luxo de ser medíocre que morre de fome. Arquiteto pode terceirizar e ganhar seu sustento porque sua profissão é regulamentada. Vejam bem, não estou falando mal de arquitetos, quero que vão muito bem para que eu vá bem também, existem profissionais excelentes e geralmente são humildes. Os medíocres é que são soberbos, aí tem que ficar latindo para tentar provar que são bons. Eu sou formado em Desenho e Plástica, mas não uso título de artista plástico porque não estou exercendo, não estou esculpindo, pintando, etc, mas confesso que quando saí da faculdade eu estava meio marrento achando que ia mudar o mundo das artes, assim como boa parte dos recém formados ficam meio marrentos até cairem na real. Não saio por aí xingando ou contestando artistas de rua, caricaturistas, etc só porque eles não tem formação superior. Ninguém deve se achar num patamar superior só pelo título, tem que conquistar pela competência. O único trabalho indigno é o mal feito. Minha idéia não é ofender ninguém, mas os moderadores podem deletar meu post se assim acharem melhor.
Não vi nada que achei que poderia ser considerado ofensivo.. Pelo menos na minha opinião.
(só acho q se vc tivesse separado em paragrafos seria melhor de ler.. mas concordo com o conteúdo 100%.)

Concordo pois de lembro de um amigo que trabalha com moveis planejados, e pra quem eu já fiz algumas visualizações, que me contou que, algumas vezes, quando a casa nem está construida ainda e tal, o \'arquiteto\' deixa de fazer algumas coisas como pontos de energia eletrica, e o cara q projeta o ambiente (o amigo) q teve q apontar onde seriam os pontos.. É, e por incrivel que pareça ele me disse que não é coisa extremamente rara não, evidentemente que nesse caso sempre é o \'arquiteto\' quem fica com o bonus, e o amigo lá (que nem tem formação pra apontar esse tipo de coisa) fica com o ônus...

Acho isso uma questão diretamente ligada ao \'mal uso do direito\' (um PESSIMO uso).. Assim como, na história, os inventores (de qualquer coisa) eram, predominantemente, advogados.. Não fisicos ou matemáticos (etc..), mas, advogados.. E isso é um tanto curioso não é verdade? Um bom exemplo disso é o avião.. De fato foi inventado por uma pessoa com extrema dedicação (e alem disso sólida formação nas ciencias que estudava), mas os irmãos Wright eram mais sagazes no campo do direito.. eles eram advogados.. E, alem disso, eram do hemisferio norte, então, pra \'quem manda\' é mais confortavel dizer e crer que foi alguem de lingua inglesa quem inventou o avião, ao invés de um \'cucaracha lunático\' não é verdade?

Aaah, mas de uma coisa você pode ter certeza.. Se o avião tivesse sido um fiasco histórico e extremamente perigoso, como o zepelin, aaah.. Aí meu amigo, estaria, nos livros de historia nos EUA, que foi Alberto Santos-Dummont quem inventou o avião.. Disso eu não tenho 1 pixel de duvida.. hehe..
Realmente ficou confuso de ler. Uma vez tinha como editar o post, mas não achei mais essa opção.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Bem, o que eu posso acrescentar mais informações é que realmente tem muitos profissionais espalhados pelo Brasil que realmente não muito carentes de informação de qualidade. Mas uma coisa é verdade, as pessoas não podem julgar a profissão, por um \"mal\" ou \"péssimo\" arquiteto que ele conheceu.

Eu ainda não contratei desenhistas porque domino relativamente bem tecnologia \"CAD\" e domino razoavelmente bem tecnologia \"BIM\". O papel do desenhista técnico é importante sim, na minha opinião, pois ele ajuda aos arquitetos e engenheiros a agilizar a entrega de desenhos técnicos, só isso.

Mas dizer que um desenhista técnico tem mais conhecimento que um arquiteto, ou um engenheiro, isso é um tremendo equívoco. Claro que tanto o arquiteto e o engenheiro que não estudaram o suficiente para se formar e se qualificarem 100%, sempre vão ser profissionais \"falhos\", a mesma coisa para o desenhista técnico.

Não estou aqui querendo desmerecer nenhum desenhista técnico, mas a impressão que estou tendo, é que me parece que os arquitetos da região Nordeste aqui aonde eu moro, são milhões de vezes melhores que alguns arquitetos da região norte, sul e sudeste.

Porque já vi pessoas falando aqui na 3d1, que desenhistas técnicos fazem projetos de Arquitetura completos e o arquiteto faz só \"layout\"; graças a Deus que aonde eu moro, essa realidade é bem diferente.

O que estou querendo dizer, é que pela complexidade dos cursos, não tem como um desenhista técnico ter o conhecimento de um arquiteto ou engenheiro, só isso, e isso não tem nada haver com o profissional ser humilde ou não, a não ser que o desenhista técnico seja auto didata e muito estudioso, organizado e dedicado.

A pessoa sendo humilde ou não, não adianta de nada se ela não tem conhecimento profissional do seu ramo e nem competência técnica, sempre irá ser um profissional fraco, sem conhecimentos sólidos, como uma rocha.

Os arquitetos chefes de escritórios espalhados pelo Brasil, tem mestrado, doutorado e outros títulos, alguns não tem nenhum também, mas é muito importante ter conhecimento de campo e prático, que é o mais importante. Desenhista é desenhista, isso não vai mudar, a não ser que ele faça um curso superior de Arquitetura ou Engenharia.

Outra coisa: os arquitetos que usam desenhista, na minha opinião, é porque não dominam a tecnologia \"CAD\" e nem a tecnologia \"BIM\", e sempre vão ter que se amparar por outros ajudantes, como desenhistas técnicos, ou então o volume de projetos for muito grande, provavelmente um só profissional não daria conta do recado.

Eu como arquiteto, se eu já uso a tecnologia \"CAD\" e se eu já uso um pouco bem a tecnologia \"BIM\", por que eu iria contratar um desenhista?? O salário que eu pagaria a um desenhista para me ajudar, eu já economizo nesse sentido.

Com o uso da tecnologia \"BIM\", se um arquiteto ou engenheiro dominá-la, ele poderá entregar um projeto a nível \"executivo\" em pouco tempo ( questão de horas ). Eles só iriam precisar de desenhistas, se o volume de projetos for muito grande, e somente um profissional não daria conta do recado.

Aqui na minha cidade, pela realidade dos escritórios de Arquitetura que conheço, os arquitetos que tem desenhistas, a maioria ( arquitetos ) não sabe nada de \"CAD\" e principalmente \"BIM\".

Repito que não estou querendo desmerecer nenhum desenhista técnico, mas a realidade dos escritórios de Arquitetura é bem diferente mesmo de região pra região no Brasil.

Eu graças a Deus, ainda não pedi pra um desenhista criar uma fachada para mim, e espero não pedir nunca para que um desenhista crie o que eu teria obrigação de criar, de pensar. Se eu tenho competência e conhecimento profissional pra criar fachadas e muito mais coisas, logicamente não precisaria de desenhistas para fazer o que eu aprendi durante 5 anos de faculdade, fora a experiência profissional que se aprende com o tempo.

Desenhista tem que trabalhar em sincronia com arquitetos ou engenheiros. É a mesma relação de uma enfermeira em relação a um médico. Quem estabelece as ordens e paradigmas é o médico, até por ele ter um conhecimento maior, porque estudou e se dedicou muito mais, e a enfermeira obedece, só isso, é questão de hierarquia profissional e complexidade de curso.

Mas lembrando: O mais importante de tudo é que todos os \"profissionais SE RESPEITEM SEMPRE\", uns aos outros, independente de que área for. Ter uma relação saudável com todo mundo que você trabalha e vê diariamente é muito importante.

Forte abraço e sucesso a todos!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711050.

Total de membros registrados: 138520

Últimos membros registrados: Miltonsroberts, degmon026, Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen.

Usuário(s) on-line na última hora: 1240, sendo 3 membro(s) e 1237 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: snake6969, Miltonsroberts, degmon026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.