Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
mioproduttore   Rua Funchal 411 5andar - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

ihmc   São Paulo, SP
juniorturino   São Paulo - SP
Eme-M   São Paulo - AC
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC

Comunicação no fórum

Por: Leandro  

Em: 15/07/2009 08:31

Pessoal, Gostaria de destacar aqui alguns problemas de comunicação que já presenciei muito aqui no fórum. Pode ser que alguns incomodem apenas a mim, mas mesmo assim, deixo aqui minhas observações. Minha intenção é melhorar a comunicação em qualquer área desse fórum: 1 - depois que os emails se populariazaram aqui no Brasil, percebi que as pessoas passaram a escrever mal demais! Erros terríveis de português tem acontecido com muita freqüência e isso se repete aqui no fórum. Galera, para haver um mínimo de comunicação, ou seja, para que alguém seja interpretado de forma correta, é necessário escrever direito... Não me refiro às novas formas de escrita como "vc, aki", etc, e sim, na elaboração da frases, para fazerem sentido e nos erros de ortografia. Fica difícil entender uma pergunta assim. Eu mesmo, nem tento ajudar... 2 - Ansiedade é uma desgrama! Antes de enviar a mensagem, leia! Isso evita que ela seja mandada com erros. E, se mesmo assim for enviada, vc pode corrigir algo clicando em EDITAR. 3 - Uma coisa que me incomoda profundamente também são os textos escritos com todas as palavras iniciadas com letra maiúscula!!! Galera, em português isso não existe! Quem inventou isso? É péssimo pra ler... Isso só acontece em alemão, e mesmo assim, só nos substantivos... A escrita é pra ser entendida. Bom, acho que por enquanto é isso. Um desabafo meu com o intuito de melhorar nossa comunicação. É melhor pra todos: quem escreve vai ser melhor compreendido e quem lê pode responder de forma mais eficiente. Abraço,
leandro concordo plenamente.. mas freqüência não tem mais trema...rsrsrs só enchendo o saco msm...:-P mas td o q vc falou ta mais q correto... abreviações são inevitaveis devido ao tempo... mas escrever errado é outra coisa...
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Seu eu soubesse escrever nao trabalhava com animação ! hahah Brincadeiras a parte, é verdade, eu mesmo cometo um monte de erros por escrever rápido, e na grande maioria das vezes, estou respondendo a uma questão onde não estou com o software aberto , logo a atenção passa a ser somente no software e não na escrita. Voce está certo: Se o seu público não esta entendendo a culpa é do interlocutor !!! Regra básica de comunicação. Vlw !
Concordo plenamente com o Leandro. Confesso que agora já não me esforço tanto para tentar entender o que estão escrevendo...as vezes fica impossível mesmo. Se a dúvida estiver bem redigida e ilustrada fica evidente o maior nº de pessoas dispostas a ajudar...por isso acho muito nobre uma campanha neste sentido. Abraço, Sander
Também concordo, uma vez eu comentei em um tópico aqui, onde eu não escrevi direito, um cara que também comentou achou que eu tava indo contra ele, quase que vira briga. Tudo por causa de português mal escrito. Aí eu pedi desculpa e me expliquei numa boa e deu tudo certo. Situação que poderia ser evitada se eu tivesse escrito direito. Conclusão: digitei rápido com preguiça de conferir se estava compreensível e no final tive que digitar duas vezes. hauhauhuahuaua
Eu também concordo com vc, Leandro. Minha atitude é não responder às dúvidas de quem não sabe ou não quer escrever corretamente. Marco.
Marco.
Leandro, Assino embaixo o que você escreveu. Pior é quando alguns que chegam do orkut e escrevem como lá. Ao invés de ACABOU escreve ACABO, não usam o verbo no tempo certo, aí fica difícil de entender. E dá nitidamente para saber quando o cara escreveu errado por distração, porque é um ou outro erro gramatical e/ou ortográfico. Porém, é nítido quando escrevem de forma errada por só saberem escrever em internetês. Eu proponho que, quando detectarmos um problema de escrita ou gramatical, orientemos o autor do tópico para que ele escreva de forma clara. Isto durante uns meses até que os membros já existentes se habituem com estas "cobranças", entretanto após isto só orientamos membros novos e deixamos de responder os que insistem em escrever errado. E uma dica simples, acho que a maioria aqui usa o Firefox, então instala o complemento VERO que é o corretor ortográfico do BrOffice. Ele já tem até as novas regras ortográficas da língua portuguesa.
De pleno acordo, mas eu, particularmente, sou disléxico digital... rsss. Sei escrever mas digito mal pra burro! Me perdoem possiveis rateadas...
bom pessoal lá se vai mais uma......internet sem... ok,tks,rsrs,vc,tbem,nuss...entre outras tantas não sei não se isso funiona eu mesmo ja estou tão acostumado que pode ler esse post que os erros vão está na cara....eu nao tive muito tempo de estudar um bom português....e pelo que eu li acima vou ter que fazer issu agora pra ter uma pergunta ou duvida minha respondida aki no forum ????? eu não diria que o cara tem que fazer um curso de português primeiro pra depois aprender o 3d ja que é tudo em ingles mesmo e agora galera como fica issu ????? o que temos que rebater são perguntas mal formuladas issu sim mata qualquer um que queira ajudar... OBS: peço desculpas pelos erros de português acima cometidos por mim xD olha uma fraze que me falaram uma vez agente não é o que o que temos...somos o que podemos fazer issu ai ta errado ???? eu concordo em ajudar, porém não descrimino quem não sabe escrever
vivendo a vida como se o mundo fosse feito em 3ds \"ou seja vivo sonhando\".
olá pessoal... concordo com todas as opiniões supracitadas... esse é um assunto recorrente.. já exaustivamente discutido aqui no fórum, e, como muitos se lembram, chegou a rolar um certo estress... E um assunto delicado.. porém importante, de fato. Acho que o mais indicado é utilizar o bom e velho bom senso. Se encararmos a 3d1 como um portal onde aprendemos, ensinamos, criamos vínculos de amizade e profissional... onde precisamos ter um mínimo de comunicação (como bem disse o Leandro), as coisas pode melhorar. Quando vamos redigir uma proposta, um orçamento, ou coisa do gênero, sempre tomamos os devidos cuidados p/ não cometer "assassinatos" na lingua portuguesa não é verdade? Então, pq não cuidar um pouco p/ escrever? não quero dizer que precisa fazer uma faculdade de letras ou direito p/ poder redigir o texto de uma dúvida... não teria cabimento mesmo... (norma culta eu entendo menos do que internetês.. kkkk), mas acho que precisava sim ter um mínimo de cuidado.. p/ que sua pergunta seja bem compreendida ou que sua resposta não seja mal interpretada (como citou nosso amigo). Não vamos tomar atitudes punitivas, do tipo: se escrever errado eu não respondo. Vamos começar por nós, escrever melhor, revisar o texto antes de clicar no enviar (pelo menos dar uma lida).. eu mesmo cometo vários erros (sempre fui péssimo em português), mas tento melhorar sempre (qdo tenho uma dúvida.. vou no mestre google.. rsrsrs). o problema de "orientar" quem tá escrevendo errado é a forma como fazer, a pessoa pode se sentir agredida se vc corrigir seu português (já vi isso acontecer em público e foi uma situação muito desagradável.. tanto p/ o "corretor" qto p/ o "corrigido".. rssr). mas concordo que precisamos pensar no assunto.. afinal várias empresas navegam no site procurando colaboradores, e escrever corretamente já é um cartão de visita seu... dá uma conotação de organização, preocupação, e que com certeza irá depor à nosso favor não é verdade? pensemos. p.s.: desculpem os assassinatos do português (esse google crhome tem uma espécie de corretor.. mas eu não to confiando muito nele não.. rsrsr)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707676.

Total de membros registrados: 135278

Últimos membros registrados: lambthony, Hurroza, Himaki026, pedroca27, j3ff3rson, fernando mourao, raven3ds, Rex12345.

Usuário(s) on-line na última hora: 414, sendo 8 membro(s) e 406 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Trevelin, proj.evandro, WinterPT, RAPH, lambthony, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.