Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
ti_roc   Mauá, SP - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Jean Belegante   curitiba - PR
maiconsl   Rio Grande do Sul - RS
salim3d   ribeirão preto - AC
designercris   Paraiba - AC

Comunicação no fórum

Por: Leandro  

Em: 15/07/2009 08:31

Galera, Fico feliz que muitos se preocupem com isso, como eu. Gostei muito da colocação do chthome. Minha intenção aqui, não é exigir que todos saibam português corretíssimo. Eu não domino essa língua a esse ponto. A proposta não é essa. O que eu quis dizer foi: escrever com vários erros de gramática, um atrás do outro, com letras iniciais maiúsculas, não usar vírgula, são alguns exemplos de difícil interpretação. Não discrmino ninguém, mas quando tá difícil de entender por causa do português, desisto mesmo... Acho que comunicação, a nossa língua, tem um mínimo de conhecimento. Pra tudo, não é só aqui no fórum. E, como disse antes, não sou contra o "Internetês". Deixei bem claro. A intenção dessas medidas é melhorar a comunicação, ou seja, é para o bem. Não quero briga. Grande abraço,
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Leandro Oliveira: ai cara!! tudo bem?? concordo em gênero, número e grau com vc, escrever de forma ortograficamente correta é o mínimo que devemos fazer. A língua portuguesa é nossa língua nativa, as primeiras palavras que aprendemos é em Português, e não tem desculpa para escrever tremendamente errado, de forma alguma. O site da 3d1 pessoal, é visitado frequentemente por Parceiros, colaboradores, empresas, holdings, profissionais liberais, que estão às vezes, até a procura de Artistas gráficos, para oferecerem emprego. Agora imaginem vcs, como é que o empresário vai se sentir, quando ele vê uma pessoa que digita quase 100% das mensagens erradas, com certeza ele deve pensar que a pessoa não sabe nem o básico do Português, quanto mais os assuntos complexos que envolvem a parte de 3d, se bem que tem artistas gráficos aqui na 3d1 que só escrevem com reticências e são excelentes artistas gráficos...hehe!! ;) Não estou dizendo aqui que ninguém precisa ser professor de Português, até porque esse fórum é de Computação gráfica, porém escrever da maneira correta, é o mínimo que todos nós temos que fazer. Eu também muitas vezes, sinto preguiça de escrever todas as palavras, dá para abreviar palavras como vc, idem e muitas outras, mas pelo menos o que uma frase tem que ter, é sentido lógico. Para se estabelecer uma comunicação racional e principalmente compreensível entre duas pessoas, além de uma boa escrita, é preciso ter clareza nas palavras e ir direto ao ponto, sem muitos rodeios. Assim como o nosso amigo e colaborador, Leandro Oliveira desabafou, eu também já venho observando essa situação há muito tempo na 3d1. Não acho vantajoso de forma alguma para o site, porque pode por ventura, deixar até anunciantes, empresários da Computação gráfica e de outros setores, que queiram buscar algo na 3d1, em termos da contratação de profissionais desapontados. Eu tiro essa situação por mim mesmo, se eu fosse empresário de C.G (Computação gráfica) eu jamais iria contratar um profissional que escreve tudo errado, sem pontuação, sem vírgula e pelo menos sem entendimento na frase. Já que pela internet, a gente não pode conversar pessoalmente (verbalmente), aqui a nossa comunicação mais importante é a escrita, e que seja bem entendida. Quando uma pessoa não escreve corretamente, até uma pergunta que ela poste na sessões da 3d1, quando alguém não entende, deixa de responder aquela pergunta. Qual a consequência disso tudo?? A pessoa que perguntou, que quis tirar uma dúvida, não se expressou corretamente, e ninguém a entendeu; ela não vai conseguir tirar suas dúvida, quem tentou lê a pergunta dela e quis ajudar, também não irá responder, porque nem entendeu o que aquela pessoa quis perguntar. Portanto, é importante que quando qualquer pessoa queira tirar dúvidas com relação a parte de C.G, que seja o mais claro possível, que escreva pelo menos corretamente a frase por completo, para que ela entenda o que quis dizer, e também para quem leu, consegua respondê-la de uma forma mais compreensível. Resumindo: É importante que tanto quem pergunte quanto quem responda, escrevam corretamente e mais claro possível, até porque outras pessoas irão ler aquelas mensagens, ok?? cad&max "osmar: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o que vc escreveu em concordo plenamente, mas veja bem, é importante sim que as pessoas escrevam corretamente. Não vou me alongar muito nas minhas palavras, mas comunicação para ser saudável e correta, é preciso que seja compreensível, e para que seja entendida por todos, é precisa que seja escrita de forma correta. Se nós não combatermos, ou tirarmos o vício das pessoas em escrever errado, esse vício irá sempre continuar e nós iremos sempre ficar olhando e observando uns e outros escreverem errado. Sei que agente não é o que o que temos, nós somos o que podemos fazer, mas isso as vezes, é desculpa para nós esforçamos e conseguirmos nos superar a cada dia. Se a gente tem a chance de evoluir em nossas imagems 3d ou até de estudar outros programas 3d além do Max, porque não ousar nas palavras. Procurar escrever de maneira correta não é nenhum esforço extremo que estamos pedindo a ninguém, é obrigação da pessoa nativa do Brasil, se expressar com palavras claras e com a ortografia correta. Se não fosse assim, pra que existir a gramática?? Não me leve a mal, mas o que falei, acho que é o melhor para todos nós. Abraços a todos e até a próxima...vlws!! __________________________ [i:0636506763]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:0636506763]
Concordo totalmente com vc Leandro...o internetês é so mais uma forma de comunicação e naum ofende ninguem...eu tento ao máximo escrever corretamente...do ponto de vista ortográfico...pois tbm uso o internetês.....como muito ja devem ter percebido...ao invés da vírgula eu uso os três pontinhos...mas é uma questão de estilo......o naum podemos eh extrapolar e deixar o bom uso da lingua de lado...bom uso que foi idealizado para ajudar na comunicação...vlw
Concordo totalmente com vc Leandro...o internetês é so mais uma forma de comunicação e naum ofende ninguem...eu tento ao máximo escrever corretamente...do ponto de vista ortográfico...pois tbm uso o internetês.....como muito já devem ter percebido...ao invés da vírgula eu uso os três pontinhos...mas é uma questão de estilo......o q naum podemos eh extrapolar e deixar o bom uso da lingua de lado...bom uso que foi idealizado para ajudar na comunicação...vlw
Concordo com você Leandro. Não condeno ninguém aqui do fórum; o que importa é o entendimento da frase. Coisas como "vc" são completamente normais, apesar de eu escrever por extenso. Agora, para mim, os verdadeiros assassinatos são separação de sujeito de verbo com vírgula; substituir "u" por "l" e vice-versa; entre outros. Porém, por mais que tente, não vou escrever errado. Sempre estou me corrigindo a fim de deixar a frase mais correta possível. Sou bastante restrito nesse ponto, e não mudo de jeito nenhum. :) Sem querer ser mais chato do que já estou sendo ( :) ), ortografia é a parte do português responsável pela grafia correta das palavras, que é o que está sendo criticado aqui. Então, o que querem dizer é que a semântica esteja correta, ou seja, o significado da sentença. Afinal, como meu pai sempre diz, a fala pode ter erros, pois é instantânea. A escrita não: é pensada antes. Então, pra que ter erros? FRASE DO DIA: "Herrar é umano" kkkk Abraços.
cad&max "osmar, Existem feras de CG que não sabem escrever um português correto. Normalmente essas pessoas acabam trabalhando em estudios. Aqui em São Paulo, um estudio bom cobra cerca de R$ 1.600,00 por imagem still de construtoras. E pagam cerca de R$ 1.000,00 por mês para os funcionários que muitas vezes nem registrados são. Mande uma proposta de trabalho para um cliente usando a linguagem de sua mensagem e analise se terá dificuldades ou não em pegar o trabalho. Marco.
Marco.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Marco A.Artacho: ai cara! tudo bem?? que ótima dica a sua Marco, Parabéns, realmente é uma oportunidade imperdível para aqueles que ou tem um pouco de preguiça em escrever corretamente ou já tem um vício de linguagem escrita que dificilmente irá conseguir tirar. Mas falando mais claramente, é muito importante que todos nós escrevamos bem, é importante demais para nós profissionais liberais ou não que escrevamos bem, é o mínimo que devemos fazer, é a nossa língua mãe, ok?? Não é preciso ser um professor de Português, como falamos anteriormente, mas é preciso que escrevamos corretamente, se não vamos chegar a um ponto, que não iremos mais conseguir escrever nenhum pequeno texto que tenha um mínimo de concordância. Vamos nos esforçar para escrever bem, é bom para quem lê e entender melhor a frase e melhor ainda para quem escreve, pois foi claramente compreendido, ok?? Um grande abraço a todos e até a próxima...vlws!! __________________________ [i:c41af54fb8]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:c41af54fb8]
Eu também concordo plenamente com o que o Leandro falou, me incomoda muito os "aki" e "issu", mas cada um faz o que acha melhor, nossa lingua não deixa de ser uma demonstração da nossa formação e muitos profissionais participam do fórum e podem ter uma má impressão de alguém que escreve mal aqui, mesmo que no 3D nós não trabalhamos com palavras, isso é uma questão de formação. Se não estudou bem o português, nunca é tarde para estudar. Lembrem que esse é um mercado muito competitivo e a vaga em uma seleção pode depender de detalhes, entre eles a forma como cada um se comunica. Então quem tiver problema, inclua no seu estudo diário um pouco de português além do inglês basico que é fundamental nessa área. Concordo com o Marco, ja deixei de responder pergunta que estava com português bizarro.
Exatamente! Essa é a questão! Eu já deixei de responder por causa do "português bizarro" (boa Fla3DMadness), não por uma questão de discriminação e sim, porque não dá pra entender o que o cara quer... Ninguém precisa saber se expressar em português clássico, mas saber se expressar no mínimo e fundamental pra vida. Abraço,
Apenas para endossar a lista dos que não suportam textos mal escritos!!! 3D1 também é cultura!! Valeu aí pela campanha Leandro...
Doe medula óssea! Doe vida!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707956.

Total de membros registrados: 135529

Últimos membros registrados: Hogorama026, herika, Paulo Castro, agiulha, andretecn, rocha2395, Paulernesto60, MAIAaaaa.

Usuário(s) on-line na última hora: 364, sendo 3 membro(s) e 361 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima, kingluis, Hogorama026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.