Talvez soe um pouco radical, mas eu confesso que não tenho muita paciência com essa tal "escrita bizarra".
Não sou membro assíduo do fórum, sou mais observador, porém já chamei vários participantes deste como freelancers (possuo um Estúdio de Animação) e minha tolerância com a má escrita vai até certo limite. Uma coisa é dificuldade com uma boa educação escolar, mas outra coisa bem diferente é o interesse pela língua portuguesa. Não tem nada de patriotismo, orgulho pela língua, pelo país, nada destas bobagens, trata-se de preocupação em comunicar-se corretamente e de crescer profissionalmente, da vontade de seguir o 3D como carreira com seriedade. Quem não fala bem português não fala nem inglês nem outra língua qualquer (salvo estrangeiros, lógico). E para melhorar a escrita, tens que: 1) quem ainda estuda, preste mais atenção às aulas de português; 2) leia muito, sempre e seja seletivo com suas fontes de informação.
Um exemplo delicado de citar mas que sem dúvida farei é o Presidente Lula. Com toda sua dificuldade de falar português corretamente, é um dos melhores comunicadores que há no mundo atualmente. Gostando dele ou não (e aqui não é o lugar pra discutir isto), ele é respeitado no mundo e, principalmente, compreendido.
Então exigir que se escreva melhor não tem absolutamente nada a ver com questão social, preconceito, nada disto. É simplesmente questão de desleixo e conformismo. Não caiam nessa.
Eu garanto, já vi caras aqui com trabalhos interessantes mas nem cogitei em chamar para trabalhar comigo. Como vamos nos comunicar?
Espero que isto seja encarado como crítica construtiva e não o contrário.
Abraços,
Caetano Brasil
Calangomotion