Olá Pessoal! Obrigado pelos coments :)
Savino,
Atualizei meu perfil com a máquina que eu estou trabalhando agora... tudo bem que é mair potente e talz, mas do jeito que vc falou parecia que eu estava tirando onda com os leitores aqui do forum :(. Sei que tem alguns caras que usam de má fé aqui, postando imagens da evermotion dizendo que são suas, por exemplo, mas estou sendo sincero como sempre... não sou mágico! Apenas estou estudando bastante o mentalray que é um render que permite essas respostas mais rápidas no tempo de renders e não "truques".
Então gente, concordo com vcs em relação à diferença na iluminação. Fiz mais testes por aqui e consegui baixar o tempo para 7 MINUTOS como mostra a imagem. A referência do galpão ao lado é muito boa para poder-mos comparar como modelo em 3d. Mesmo assim, devemos considerar o fato de que esse novo galpão possui maior quantidade de material translúcido nas paredes e teto (repare que o outro não possui telhas translúcidas na parede posterior). Além disso, o interior é branco e o outro galpão possui piso cinza e está sujo, o que naturalmente dificultaria a distribuição da luz no interior. Utilizei uma foto como referência, que passou por ajustes no PS para receber o modelo em 3d. Utilizei a foto tratada no BG e o ângulo de perspectiva foi ajustado no olhômetro. Para iluminar utilizei uma skylight bem fraquinha 0,3 e uma MRspot. No render apenas o FG com 64 samples e 2 no bounces. Sei que ainda poderia ficar bem melhor, mas com o tempo vou pegando ainda mais os macetes do MR.
abraço!