Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Línea Design   Itapema/SC - AC
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
JokerJp   Rio de Janeiro - RJ
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Mtatagiba   Brasil - SP

Portfólios Ver Mais

ljunior   Belo Horizonte - MG
Iel   São Paulo
Pedras   SP- santo andre - AC
arteiro   guarulhos - SP

Aprendizado iluminação.

Por: tK  

Em: 15/03/2014 22:15

Bom galera, estou começando a estudar um pouco sobre iluminação para o meu projeto de cena ( que pode ser visto aqui: http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-artisticas-variadas/90935 ). O objetivo dessa pequena cena é apenas para aprender a iluminar, e estou gostando do resultado. Apenas duas coisas: tentei colocar um mapa HDRI mas não fez diferença, e dependendo do formato salvo na imagem, o HDRI aparece na janela, só que feio, distorcido. Outro problema é o tapete do lado da cama, não sei porquê o Hair and Fur não renderizou. Bom, aqui está:



Lembrando que sou iniciante no assunto e este é o meu segundo tópico, e a primeira vez que vou estudando iluminação interna ( entendi um pouco da iluminação de 3 pontos, mas estou usando-a agora para mostrar modelos no outro tópico, e só ). Se quiserem, posto aqui as luzes e configurações utilizadas.

Críticas e sugestões / ajudas são muito bem vindas !

Abraços,

// Tukith
Boa tarde, Tukith, tudo bem?

Eu entendo que iluminação de 3 pontos é ótima e tem tudo a ver com iluminação de studio, e por isso é usada para apresentação de modelos e produtos e raramente em ambientes (como é o caso) que requerem naturalidade.

Além disso, em minha opinião, sua imagem ficou um pouco escura e sem a nitidez de detalhes que é esperada em uma iluminação de três pontos. Tenta melhorar os materiais e clarear mais a imagem que já deve melhorar bastante.

Um abraço,
Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Muito obrigado pelo comentário !

Sobre a iluminação, não estou utilizando a de 3 pontos, acabei sendo um pouco confuso na hora da explicação. Mais tarde tentarei melhorar a imagem e posto o resultado aqui, juntamente com as luzes e configurações.

Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Ta começando agora nao exija demais, devagarinho chega la, creio que o Gaona ja disse tudo, segue as dicas dele é ja da uma melhorada.
Bom, estou um pouco afastado do 3D pois tá difícil ficar no computador com a perna esticada, jogando futebol lesionei o ligamento do joelho e aí já viu... Tentarei trabalhar um pouco na imagem hoje, mas não prometo nada :\\

Muito obrigado pelos comentários !

Abraços,

// Tukith
Boa Tukith ta ficando legal... uma luz que gosto muito de usar é a mr sky portal, pra interiores eu acho ela bel legal mas é claro não só ela,uso mas em conjunto com outras luzes..postei uma cena de um vaso aki em imagens e animações e usei esta luz e ficou um tanto legal..depois se quiseres dar uma olhada...veras que é uma luz muito boa
A Alegria de um Design é poder dar vida as suas ideias!
Tentei fazer uma iluminação noturna, com apenas a luz da luminária. Lucas, muito obrigado pela ajuda ! Deixarei aqui também as luzes utilizadas na cena. Em ambas as cenas a única mudança foi na adição de uma free light na luminária, e é claro, valores nas já existentes.



------------------------------

Luzes:

Daylight

Padrão, apenas utilizei a opção de data e hora, colocando como 10 horas da noite.

Free Light ( Rectangle )

Luz na porta da cena, simulando a luz do resto do interior da casa. Apenas foram feitas as seguintes edições nos valores:

Color - Kelvin: 4000
Intensity - CD: 3000

Mr Sky Portal

Colocado na janela da cena.

Multiplier: 1,3

Free Light

Colocada no teto da cena, apenas para complementar.

Color - Kelvin: 3000
Intensity - CD: 150

Free Light 2

Luz da luminária.

Color - Kelvin: 4200
Intensity - CD: 15000

------------------------------

Agora, as configurações do render ( relativos à iluminação ):

Final Gather:

- Draft padrão;
- Diffuse bounces: 2

GI:

- Padrão, com mudança apenas em:
- Multiplier: 2,0
- Maximum Num. Photons per Sample: 600
- Average GI Photons per Light: 30000

------------------------------

Lembrando que estou tentando aprender, algumas coisas em tutorial, outras na base da fuçada mesmo. Só estou curioso para saber o motivo da parede atrás da luminária ter ficado com manchas. Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.

Críticas e sugestões / ajudas são muito bem vindas !

Abraços,

// Tukith
ta ficando realmente bom cara... depois so tenta aumentar a qualidade de uma das luzes ai que tá dando um efeito meio serrilhado na sombra inclusive na parede,acho que deve ter sido a freeligth eu particularmente evito usalas pois eles são um tanto complicadas nesse sentido ...tenta substituir ela por uma mr omi e coloca 0 no shadows dela acho que ficara mais legal ,mas no geral ta muito bom msm.tá bem legal!
A Alegria de um Design é poder dar vida as suas ideias!
Valeu Lucas !

Tentarei colocar uma Mr Omni, farei uns testes hoje, mas com o 0 no shadows não irá ficar sem a sombra ? Muito obrigado !

Edit:

Agora me lembrei, eu já tinha testado, e tentando novamente agora, a Mr Area Omni fica escura, não está gerando luz, saberia o motivo disso ?

Edit2:

Reparei que apenas as photometrics estão gerando luz, alguém saberia o motivo ?

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
cara agora realmente foi que percebi vc teve estar usando uma dayligth e realmente quando se usa uma dayligth as mr não geram luz a não ser que vc aumente bem o valor delas e aumentando muito vai dar o msm efeito de serilhado mas pra tirar isso aumenta o final gather e aumenta a precisão das sombras e o anti-aliasing* (se é que é assim que se escreve). ai as coisas ficam com mais qualidade..mas pesa mais no render.
A Alegria de um Design é poder dar vida as suas ideias!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707664.

Total de membros registrados: 135265

Últimos membros registrados: @Marc18**, marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex.

Usuário(s) on-line na última hora: 665, sendo 23 membro(s) e 642 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Eng Damasceno, emersonforentin, Roberto Movanni, modena3d, Hot, Ronaldo Junior, Paulo Rodrigues Lima, Roberto Trevelin, Juarez, Antigo, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Osvaldo Arquiteto, gago, cadwillem, Celso Borttoloto, cicero andre, Starter, Andre Vieira, mixel.amorim, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.