Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
An3dre   Araras / SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

dinizlima   Londrina - AC
Adams Silva   São Paulo - SP
Du3D   Goiânia
juniormaccedo   rio de janeiro - AC

Aprendizado iluminação.

Por: tK  

Em: 15/03/2014 22:15

Bom galera, estou começando a estudar um pouco sobre iluminação para o meu projeto de cena ( que pode ser visto aqui: http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-artisticas-variadas/90935 ). O objetivo dessa pequena cena é apenas para aprender a iluminar, e estou gostando do resultado. Apenas duas coisas: tentei colocar um mapa HDRI mas não fez diferença, e dependendo do formato salvo na imagem, o HDRI aparece na janela, só que feio, distorcido. Outro problema é o tapete do lado da cama, não sei porquê o Hair and Fur não renderizou. Bom, aqui está:

Lembrando que sou iniciante no assunto e este é o meu segundo tópico, e a primeira vez que vou estudando iluminação interna ( entendi um pouco da iluminação de 3 pontos, mas estou usando-a agora para mostrar modelos no outro tópico, e só ). Se quiserem, posto aqui as luzes e configurações utilizadas.

Críticas e sugestões / ajudas são muito bem vindas !

Abraços,

// Tukith
Boa tarde, Tukith, tudo bem?

Eu entendo que iluminação de 3 pontos é ótima e tem tudo a ver com iluminação de studio, e por isso é usada para apresentação de modelos e produtos e raramente em ambientes (como é o caso) que requerem naturalidade.

Além disso, em minha opinião, sua imagem ficou um pouco escura e sem a nitidez de detalhes que é esperada em uma iluminação de três pontos. Tenta melhorar os materiais e clarear mais a imagem que já deve melhorar bastante.

Um abraço,
Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Muito obrigado pelo comentário !

Sobre a iluminação, não estou utilizando a de 3 pontos, acabei sendo um pouco confuso na hora da explicação. Mais tarde tentarei melhorar a imagem e posto o resultado aqui, juntamente com as luzes e configurações.

Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Ta começando agora nao exija demais, devagarinho chega la, creio que o Gaona ja disse tudo, segue as dicas dele é ja da uma melhorada.
Bom, estou um pouco afastado do 3D pois tá difícil ficar no computador com a perna esticada, jogando futebol lesionei o ligamento do joelho e aí já viu... Tentarei trabalhar um pouco na imagem hoje, mas não prometo nada :\\

Muito obrigado pelos comentários !

Abraços,

// Tukith
Boa Tukith ta ficando legal... uma luz que gosto muito de usar é a mr sky portal, pra interiores eu acho ela bel legal mas é claro não só ela,uso mas em conjunto com outras luzes..postei uma cena de um vaso aki em imagens e animações e usei esta luz e ficou um tanto legal..depois se quiseres dar uma olhada...veras que é uma luz muito boa
A Alegria de um Design é poder dar vida as suas ideias!
Tentei fazer uma iluminação noturna, com apenas a luz da luminária. Lucas, muito obrigado pela ajuda ! Deixarei aqui também as luzes utilizadas na cena. Em ambas as cenas a única mudança foi na adição de uma free light na luminária, e é claro, valores nas já existentes.

------------------------------

Luzes:

Daylight

Padrão, apenas utilizei a opção de data e hora, colocando como 10 horas da noite.

Free Light ( Rectangle )

Luz na porta da cena, simulando a luz do resto do interior da casa. Apenas foram feitas as seguintes edições nos valores:

Color - Kelvin: 4000
Intensity - CD: 3000

Mr Sky Portal

Colocado na janela da cena.

Multiplier: 1,3

Free Light

Colocada no teto da cena, apenas para complementar.

Color - Kelvin: 3000
Intensity - CD: 150

Free Light 2

Luz da luminária.

Color - Kelvin: 4200
Intensity - CD: 15000

Agora, as configurações do render ( relativos à iluminação ):

Final Gather:

- Draft padrão;
- Diffuse bounces: 2

GI:

- Padrão, com mudança apenas em:
- Multiplier: 2,0
- Maximum Num. Photons per Sample: 600
- Average GI Photons per Light: 30000

Lembrando que estou tentando aprender, algumas coisas em tutorial, outras na base da fuçada mesmo. Só estou curioso para saber o motivo da parede atrás da luminária ter ficado com manchas. Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.

Críticas e sugestões / ajudas são muito bem vindas !

Abraços,

// Tukith
ta ficando realmente bom cara... depois so tenta aumentar a qualidade de uma das luzes ai que tá dando um efeito meio serrilhado na sombra inclusive na parede,acho que deve ter sido a freeligth eu particularmente evito usalas pois eles são um tanto complicadas nesse sentido ...tenta substituir ela por uma mr omi e coloca 0 no shadows dela acho que ficara mais legal ,mas no geral ta muito bom msm.tá bem legal!
Valeu Lucas !

Tentarei colocar uma Mr Omni, farei uns testes hoje, mas com o 0 no shadows não irá ficar sem a sombra ? Muito obrigado !

Edit:

Agora me lembrei, eu já tinha testado, e tentando novamente agora, a Mr Area Omni fica escura, não está gerando luz, saberia o motivo disso ?

Edit2:

Reparei que apenas as photometrics estão gerando luz, alguém saberia o motivo ?

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
cara agora realmente foi que percebi vc teve estar usando uma dayligth e realmente quando se usa uma dayligth as mr não geram luz a não ser que vc aumente bem o valor delas e aumentando muito vai dar o msm efeito de serilhado mas pra tirar isso aumenta o final gather e aumenta a precisão das sombras e o anti-aliasing* (se é que é assim que se escreve). ai as coisas ficam com mais qualidade..mas pesa mais no render.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710644.

Total de membros registrados: 138116

Últimos membros registrados: carolmous, artica, fhel11, quickchargepro, clofasholdy, Nutrim KapselnOsterreichde, incaflex, Ysnnaewrd.

Usuário(s) on-line na última hora: 1696, sendo 21 membro(s) e 1675 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, TadeuB79, carolmous, Deems, Duda, Carlos E. Nogueira, rafaelgmarotta, mastermax, João Von Rondow, Eduardo Ramos, Starter, Eng Damasceno, Frederico Wagner N. R., Sergio1987, emersonforentin, artica, Daniel Monteiro, proj.evandro, Elis, Diego Dneo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.