Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
Claudio   Manaus - AM
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
RaffaPrado   Hortolândia - SP

Portfólios Ver Mais

guiguiluiz   Goiânia - GO
atylla   RN - PA
Frenetic   Rio de Janeiro
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Aprendizado iluminação.

Por: tK  

Em: 15/03/2014 22:15

Tukith, as manchas tem relacao com o GI. Experimenta os valores abaixo, que sao valores pra testes. Testa com esses valores e va aumentando gradativamente ate obter o resultado desehado.

Maximum Num. Photons per Sample: 600. 600 aqui é muito alto, começa com 150.
Multiplier: 2,0. Esse valor geralmente nao se muda, deixa com 1.0 do padrao.
Average GI Photons per Light: 30000. Esse valor mesmo pra testes é baixo, deixa ele com pelo menos 100.000 e nao altere o valor de decay deixa no padrao mesmo.
Deixa zerado o valor de difuse bounces.
Habilita o Maximum Sampling Radius e coloca 15cm inicialmente.
Nao habilite o Caustics, se estiver habilitado desliga ele.
Deixa o FG em low pra os testes.
Todo o restante dessa janela deixa no padrao se alterou mais alguma coisa, recomeça o MR no padrao e so altere os valores citados.

Luzes:
Deleta todas as luzes da cena, salva e dá um reset.
Coloca uma Daylight e nao altere nada alem da localidade, deixe os valores padrao e aponte pra janela, se precisar direcionar manualmente, mude somente a direçao norte dessa luz.
Coloca uma Mr Sky Portal em cada abertura, hanelas e portas e deixe nos valores padrao, marque a caixinha From \"Outdoors\" e nada mais.
Pra testes nao coloque nenhuma outra luz, somente essas pra voce perceber as mudanças a medida que for adicionando mais luzes. Particularmente apos o teste, adicionaria somente uma Mr Area Omni e marcaria a caixa Ambient Only dessa luz.
Quando for colocar a dayligth sera perguntado se quer colocar uma MR Sky no environment e habilitar o Exposure Control aceita tudo, entra no Exposure Control, habilita a opçao Exposure Value (EV) e coloca 12,0 inicialmente. (se nao perguntar nada no momento que colocar a dayligth é porque ja existem na cena e ja estaria habilitado o Exposure Control).

AA:
Deixe em valor baixo pra testes e escolha o tipo \"Mitchell\".

Observe que todos os valores sao correlacionados, por isso deve fazer testes e mais testes pra se chegar num resultado satisfatorio.
Começa por esses valores citados e independente do resultado coloca aqui as imagens de configuracao das luzes, FG, GI e AA, assim a gente tem uma ideia maior onde podemos ajudar.
A camera, mantenha o habito de deixar na altura do que seria a visao de uma pessoa, como sou baixinho deixo com 1,5 mt de altura rsrs brincadeira, o ideal é 1,75 por ai na horizontal.
Muito obrigado pela ajuda JoaoFreitas ! Vou arrumar a imagem e renderizar, assim que estiver pronta eu posto aqui.

Apenas duas coisas: o Max. Num. Per Samples que botei 600 era o do GI e não do Volumes. E o Diffuse Bounces, pelo que vi, ele não serviria para a luz \"ricochetear\" e iluminar melhor o ambiente todo ? E a Mr Area Omni não teria como mudar de cor ?

Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Extamente é do GI mesmo que citei, nao foi do caustics.
O valor de Maximum Num. Photons per Sample que te passei é valor inicial somente pra testes. Deve-se ter em mente que um valor muito alto pode ultrapassar no render sem haver necessidade, 150 é um valor pra testes. Voce deve sentir a necessidade de aumentar de acordo com os valores do FG e do Average GI photons Per ligth, Todos esses valores devem trabalhar em conjunto.
Ja em relacao ao Bounces, nao se usa ele quando o GI esta habilitado. Mas é uma questao de observar quando uma cena pede um ou outro. Em algumas cenas eu prefiro usar o Bounces ao inves do GI ja que ele é otimo pra alcançar pequenos detalhes.

Tudo quer te passei sao pra testes inclusive as luzes, sao valores iniciais é provavel que precise de mais luzes alem do que citei ou nao, vai depender dos testes.
Nao te passei regras, isso nao é uma regra, sao valores iniciais de uma forma geral, pode ficar bom logo de inicio ou nao, é um conjunto complexo (particularmente é exatamente essa complexidade que eu gosto rsrs). Depende da cena no sentido geral, materiais e texturas bem aplicadas mapeadas, modelagem bem feita, posicao da camera, luzes e render com suas devidas configuracoes em conjunto.

Voce acaba de entrar num mundo maravilhoso meu amigo, seja paciente os resultados vao depender da sua observacao e claro conhecimento, nao se apegue ao dados que te passei veja tutoriais, experiencias de outros usuarios e aqui tem um vasto campo pra se aprender MR e quando se consegue um resultado acima do que esperamos e isso sempre acontece quando ha dedicacao (isso sei que voce tem) dai é uma alegria so. Vale a pena!
Apesar de não saber ainda, o legal mesmo é aprender algo complexo, concordo com você hehe. Sobre o GI e o Bounces, entendi, muito obrigado. Renderizei a imagem aqui, a única mudança que fiz foi colocar o Shadows para Segment em vez de Simples ( o render dava erro nesse modo ). Porém, as duas coisas continuam: as manchas na parede e a luz do Mr Area Omni não aparece. E a dedicação, to tentando hehe, mesmo sem poder mover uma perna eu to aqui todo dia pra avançar um pouco kkk e to feliz, sinto que avancei bastante, e como estou escolhendo isso para fazer da vida, e não apenas como um hobby, não vou desistir. Bom, aqui está a imagem:



Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Isso ae uma hora chega la!
To achando que voce nao habilitou o Exposure control, mas so to achando rssr.

colocou mr phisycal sky no environment?

No FG precison presets passa pra medium.

Diminua o valor do exposure value no Exposure Control pra 11,0.

Coloca no Maximum Num. Photons per Sample 250.

Aumenta bastante agora o Average GI photons per ligth coloca 200.000.

Testa novamente.

Lembre-se de deixar valor baixo no AA, enquanto estiver nos testes.
Esqueci de diminuir o Exposure Control de 15 para 12, falha minha hehe.

Modifiquei os valores e estou renderizando novamente.

Sobre as luzes, saberia me dizer o motivo de apenas as Photometrics funcionarem ? As Standard não funcionam na cena, como a Mr Area Omni.

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Aqui está o novo render, mas ambos os problemas continuam: as manchas e a Mr Area Omni não funciona.



Abraços,

// Tukith
coloca uma skyligth, deixa no valor padrao.

Se for possivel coloca as imagens de configuracao do FG, GI e enviroment (aperta a tecla \"8\" pra aparecer a janela do environment), mais as luzes ok.

ajusta a camera, coloca ela na horizontal na altura dos olhos de uma pessoa.
Coloquei a Skylight. Mais tarde posto as imagens das configurações. E a câmera também está na altura correta.



Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707908.

Total de membros registrados: 135480

Últimos membros registrados: virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira, nexaslimpris, Maslow123, anuevarichard.

Usuário(s) on-line na última hora: 565, sendo 23 membro(s) e 542 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, helo2001, Zabor, Gabriel.C, rodolfosantos3d, claro_lima, Reinaldo Silva, Duda, Fabio Amorim, thyagoamaral, Hot, Carla Franco, claudio, WinterPT, Felipe Duarte, Eduardo Ramos, Moura, Pedro Juliato, virgus77, Eber.Silva, Fabio Marcio, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.