Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Stherno   Vila Velha - ES/BR
clebercmds   Timbó - SC - SC
Pescinelli   São Paulo - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
dallest91   Porto Alegre - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Cestari   São Paulo - AC
estudionilo   Assaí - AC
Rick render   São Paulo - AC
maiconsl   Rio Grande do Sul - RS

Aprendizado iluminação.

Por: tK  

Em: 15/03/2014 22:15

Tukith, as manchas tem relacao com o GI. Experimenta os valores abaixo, que sao valores pra testes. Testa com esses valores e va aumentando gradativamente ate obter o resultado desehado.

Maximum Num. Photons per Sample: 600. 600 aqui é muito alto, começa com 150.
Multiplier: 2,0. Esse valor geralmente nao se muda, deixa com 1.0 do padrao.
Average GI Photons per Light: 30000. Esse valor mesmo pra testes é baixo, deixa ele com pelo menos 100.000 e nao altere o valor de decay deixa no padrao mesmo.
Deixa zerado o valor de difuse bounces.
Habilita o Maximum Sampling Radius e coloca 15cm inicialmente.
Nao habilite o Caustics, se estiver habilitado desliga ele.
Deixa o FG em low pra os testes.
Todo o restante dessa janela deixa no padrao se alterou mais alguma coisa, recomeça o MR no padrao e so altere os valores citados.

Luzes:
Deleta todas as luzes da cena, salva e dá um reset.
Coloca uma Daylight e nao altere nada alem da localidade, deixe os valores padrao e aponte pra janela, se precisar direcionar manualmente, mude somente a direçao norte dessa luz.
Coloca uma Mr Sky Portal em cada abertura, hanelas e portas e deixe nos valores padrao, marque a caixinha From \"Outdoors\" e nada mais.
Pra testes nao coloque nenhuma outra luz, somente essas pra voce perceber as mudanças a medida que for adicionando mais luzes. Particularmente apos o teste, adicionaria somente uma Mr Area Omni e marcaria a caixa Ambient Only dessa luz.
Quando for colocar a dayligth sera perguntado se quer colocar uma MR Sky no environment e habilitar o Exposure Control aceita tudo, entra no Exposure Control, habilita a opçao Exposure Value (EV) e coloca 12,0 inicialmente. (se nao perguntar nada no momento que colocar a dayligth é porque ja existem na cena e ja estaria habilitado o Exposure Control).

AA:
Deixe em valor baixo pra testes e escolha o tipo \"Mitchell\".

Observe que todos os valores sao correlacionados, por isso deve fazer testes e mais testes pra se chegar num resultado satisfatorio.
Começa por esses valores citados e independente do resultado coloca aqui as imagens de configuracao das luzes, FG, GI e AA, assim a gente tem uma ideia maior onde podemos ajudar.
A camera, mantenha o habito de deixar na altura do que seria a visao de uma pessoa, como sou baixinho deixo com 1,5 mt de altura rsrs brincadeira, o ideal é 1,75 por ai na horizontal.
Muito obrigado pela ajuda JoaoFreitas ! Vou arrumar a imagem e renderizar, assim que estiver pronta eu posto aqui.

Apenas duas coisas: o Max. Num. Per Samples que botei 600 era o do GI e não do Volumes. E o Diffuse Bounces, pelo que vi, ele não serviria para a luz \"ricochetear\" e iluminar melhor o ambiente todo ? E a Mr Area Omni não teria como mudar de cor ?

Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Extamente é do GI mesmo que citei, nao foi do caustics.
O valor de Maximum Num. Photons per Sample que te passei é valor inicial somente pra testes. Deve-se ter em mente que um valor muito alto pode ultrapassar no render sem haver necessidade, 150 é um valor pra testes. Voce deve sentir a necessidade de aumentar de acordo com os valores do FG e do Average GI photons Per ligth, Todos esses valores devem trabalhar em conjunto.
Ja em relacao ao Bounces, nao se usa ele quando o GI esta habilitado. Mas é uma questao de observar quando uma cena pede um ou outro. Em algumas cenas eu prefiro usar o Bounces ao inves do GI ja que ele é otimo pra alcançar pequenos detalhes.

Tudo quer te passei sao pra testes inclusive as luzes, sao valores iniciais é provavel que precise de mais luzes alem do que citei ou nao, vai depender dos testes.
Nao te passei regras, isso nao é uma regra, sao valores iniciais de uma forma geral, pode ficar bom logo de inicio ou nao, é um conjunto complexo (particularmente é exatamente essa complexidade que eu gosto rsrs). Depende da cena no sentido geral, materiais e texturas bem aplicadas mapeadas, modelagem bem feita, posicao da camera, luzes e render com suas devidas configuracoes em conjunto.

Voce acaba de entrar num mundo maravilhoso meu amigo, seja paciente os resultados vao depender da sua observacao e claro conhecimento, nao se apegue ao dados que te passei veja tutoriais, experiencias de outros usuarios e aqui tem um vasto campo pra se aprender MR e quando se consegue um resultado acima do que esperamos e isso sempre acontece quando ha dedicacao (isso sei que voce tem) dai é uma alegria so. Vale a pena!
Apesar de não saber ainda, o legal mesmo é aprender algo complexo, concordo com você hehe. Sobre o GI e o Bounces, entendi, muito obrigado. Renderizei a imagem aqui, a única mudança que fiz foi colocar o Shadows para Segment em vez de Simples ( o render dava erro nesse modo ). Porém, as duas coisas continuam: as manchas na parede e a luz do Mr Area Omni não aparece. E a dedicação, to tentando hehe, mesmo sem poder mover uma perna eu to aqui todo dia pra avançar um pouco kkk e to feliz, sinto que avancei bastante, e como estou escolhendo isso para fazer da vida, e não apenas como um hobby, não vou desistir. Bom, aqui está a imagem:

Novamente muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Isso ae uma hora chega la!
To achando que voce nao habilitou o Exposure control, mas so to achando rssr.

colocou mr phisycal sky no environment?

No FG precison presets passa pra medium.

Diminua o valor do exposure value no Exposure Control pra 11,0.

Coloca no Maximum Num. Photons per Sample 250.

Aumenta bastante agora o Average GI photons per ligth coloca 200.000.

Testa novamente.

Lembre-se de deixar valor baixo no AA, enquanto estiver nos testes.
Esqueci de diminuir o Exposure Control de 15 para 12, falha minha hehe.

Modifiquei os valores e estou renderizando novamente.

Sobre as luzes, saberia me dizer o motivo de apenas as Photometrics funcionarem ? As Standard não funcionam na cena, como a Mr Area Omni.

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Aqui está o novo render, mas ambos os problemas continuam: as manchas e a Mr Area Omni não funciona.

Abraços,

// Tukith
coloca uma skyligth, deixa no valor padrao.

Se for possivel coloca as imagens de configuracao do FG, GI e enviroment (aperta a tecla \"8\" pra aparecer a janela do environment), mais as luzes ok.

ajusta a camera, coloca ela na horizontal na altura dos olhos de uma pessoa.
Coloquei a Skylight. Mais tarde posto as imagens das configurações. E a câmera também está na altura correta.

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710645.

Total de membros registrados: 138120

Últimos membros registrados: leonardo1, jonatasrocha1234, Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica, fhel11, quickchargepro.

Usuário(s) on-line na última hora: 1611, sendo 24 membro(s) e 1587 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: leonardo1, fsan_tos, Thiago Couto, Fabio Amorim, Ricardo Paranhos, Fabio Catelleno, Celso Borttoloto, Frederico Wagner N. R., rafaelgmarotta, Eduardo Ramos, jonatasrocha1234, Duda, Gabriel.C, je042, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, Reinaldo Silva, Pedro Juliato, gago, Le_Andro, Nuno, Osvaldo Arquiteto, Fabianomonte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.