Mm.. então vc pode tentar sem também.. Desse jeito aí eu precisei usar só quando o tapete ia ser refletido em alguma coisa.. Se eu não deixasse desse jeito, a reflexão do hair não aparecia nas coisas.. Mas como o hair n tá refletindo em nada..
Mas também, uma vez q vc já renderizou duas versões, e a segunda tá com a iluminação bem \'por igual\' naquela parte, vc pode fazer uma sombra fakeosa.. Pega a segunda imagem, no photoshop, e imagine um pouco como ficaria aquela parte em especifico (atras da cadeira) sombreada e deixe dessa maneira (escurecida/sombreada) com os ajustes de brilho e contraste, níveis, etc.. e cola a primeira imagem por cima, e então usa uma borracha com zero em hardness pra gerar uma \'sombra macia\' =D.. hehe.. é um jeito tbm.. Mas aí talvez se nada der certo tentar com vrayfur.. :z...
Olha um exemplo com a composição.. claro q vc ia fazer com mais \'carinho\'.. isso eu fiz agora mesmo, etc.. É um jeito, caso os outros renders estejam demorando muito.. Mas talvez tenham probleminhas em alguma questão das luzes q vc não tá percebendo ainda, talvez.. O ideal é partindo do proprio render mesmo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..