Fala pessoal, beleza?
Valeu por todas as críticas e sugestões de todos. Estou demorando um pouco para responder para conseguir sempre postar coisas novas.
Então, to levando bastante tempo para modelar o cenário e logo posto imagens dele. Aí uma imagem ainda na estrada com o Peugeot e com a X5 que vai "ralar" com ele.
A iluminação e a config do Vray posto logo mais.
Quanto ao RIG, vou tentar explicar como fiz.
Primeiro criei um cilindro “RODA”, exatamente na mesma posição e com o mesmo tamanho das rodas do carro.
Então crio um dummy “BASE” mais ou menos com as proporções do chassi do carro exatamente ao nível do chão.
Centralizado as rodas, crio um outro dummy “EIXO”.
No centro do carro, crio um dummy “CHASSI”, que tem o pivot onde seria o centro de gravidade do carro.
Crio mais um dummy “DIREÇÃO” que fará o alinhamento das rodas dianteiras nas curvas.
Os dummys estão criados.
Agora, alinhado com a “DIREÇÃO”, crio mais 2 helper, nesse caso points, que será para onde as rodas irão “mirar”.
Agora começo a linkar.
O “EIXO”, a “DIREÇÃO” e o “CHASSI” linko com a “BASE”.
Os POINTS linko com a “DIREÇÃO”.
Para as rodas virarem, uso o Constraint LookAt. Seleciono o “EIXO”, menu Animation -> Constraint -> LookAt constraint e seleciono agora o POINT que está a frente dele. Faço isso para os dois “EIXOS” dianteiros. Nos traseiros não devem ser feitos.
Então a “RODA” linko com o “EIXO”.
Agora, quando movemos a “DIREÇÃO” para os lados, as rodas miram para os points que estão linkados a direção.
E por último, seleciono a “BASE” -> WIRE PARAMETER -> TRANSFORM -> POSITION -> Y -> Clico na roda -> ROTATION -> Y ROTATION.
Na janela que abre clico no botão do Control Direction e Então Connect.
Atenção que na parte da janela onde tem o Y_Position, tem que multiplica-lo por algum valor para o giro ficar de acordo com o movimento da “BASE”. Nesse caso usei
-0.03*Y_Position, mas tem que ir mudando e dando UPDATE para ver como está ficando.
Agora é só linkar todo a parte referente ao chassi do carro que foi modelado ao dummy “CHASSI”, e as rodas as “RODAS”. Na hora de animar essas malhas mais pesadas podem ficar HIDE para não pesar na viewport e só animamos o RIG.
Pronto, agora, conforme move a “BASE” todo o conjunto se move junto e as rodas giram. A “DIREÇÃO” faz as rodas mirarem para onde precisa. O "EIXO" pode ser movimentado para cima e para baixo no caso de algum obstáculo em que o carro passe. O “CHASSI” controla o movimento da carroceria.
Ah, o disco de freio deve ser linkado ao “EIXO”, assim ele acompanha a direção da roda, o curso do amortecedor, porém não gira igual o pneu.
Caso eu tenha errado em algum lugar e alguém perceber por favor me avise.
PS.: Esse RIG eu fiz baseado em um que eu vi algum dia, em algum site que não me lembro. Hehehe!!!
Abraço a todos