"levi_assistec" disse: Fala Galera da 3d Blz??/ Seguinte, Eu Sou Novato Aqui No ForÚm e Essa É Minha Primeira Imagem Postada. Tb Estou Aprendendo Agora No 3d, Na Facu e Muito Tutorial Por Conta Propria Acho Que Assim É A Melhor Maneira de Se Aprender. Bom Sei Que Essa Imagem Naum Ta LÁ Grande Coisa, Eu Tenho Serio Problema Com IluminaÇÃo e Ainda Mais Sem V-ray, FaÇu Tudo Com Mental Ray Ai Naum Fica LÁ Grande Coisa. Queria Que Alguem Me Ajudasse Com O Material do Cinzeiro Q Quero Fazer de Vidro Com Transparencia e Tudo Mais, Mas Apenas Consegui Essa Cor Acinzentada. e Queria Tb Colocar Um Efeito de FumaÇa No Cigarro Pra Tornar Mais Real. Sera Que Alguem Ai Pode Me Ajudar Com Esses Detalhes e Mais Alguma Coisa Pra Tornar Mais Real Essa Cena? Salvo Q Estou Fazendo Tudo No Mental Ray Pq Naum Tenho O V-ray. Vlw Galera... Logo Mais Posto Mais Alguns Outros Estudos Que Tenho Auqi No Pc.Cara, antes de mais nada, seja bem vindo ao fórum! Bom, vamos primeiramente comentar sobre o que você postou (não leve a mal, é apenas um toque amigo): 1º - Evite digitar mensagem com o caps lock acionado ou com capitulação em todas as palavras, isso torna chato a leitura (isso vale para qualquer lugar onde você for digitar texto). 2º - Eu destaquei em negrito certas coisas que você comentou relacionado ao Mental Ray, vamos deixar bem claro algumas coisas ao qual você não deva ter conhecimento e por esse motivo o leva a tomar essas idéias. Não existe esse negócio de VRay ser melhor do que o Mental Ray ou vice-versa, tá certo que o MR é mais completo e o mais usado em produções cinematográficas, e o V-Ray ser o mais utilizado para arquitetura, porém, nada impede do VR ser usado em filmes assim como o MR de ser usado para arquitetura, o que torna um melhor do que o outro é o usuário, tem pessoas que usam melhor e são mestres no VRay, outras são mestres no Mental, agora, evite afirmar que um é melhor do que o outro do jeito que você postou sem antes conhecer a fundo os dois, pois isso sempre ge