grommie, vou dar uma pesquisada. quanto ao discutir...ninguem ta...como eu falei no post anterior. concordo contigo que a "discussão", no bom sentido, não cabe aqui no topico.
Eduardo, realmente esse frabriano é bom...só que não se acha em qualquer lugar...pelo menos aqui onde moro é dificil. na minha epoca só vendia em folhas grandes...maior que cartolina e tinha marca d'agua nas bordas...ainda é assim? na minha epoca só usavamos para aquarela....da pra usar o lapis aquarelavel nele...logico que não existe uma regra pra isso...mesmo que um papel seja destinado a uma tecnica...não quer dizer que seja a unica possivel. ja vi desenhos maravilhos feitos no avesso (parte aspera) de papel pardo...aqueles de envelopes. bom, quando puder...experimente o faber castell aquarelavel...ele é identico ao que voce usa, porem, é mais macio (sem ser cremoso como um pastel oleoso)...deixanddo o trabalho com mais contraste. voce pode usa-lo somente como lapis ou depois do trabalho pronto....voce pode passar terebentina...que da um efeito interessante. quando eu fazia curso la em meados de 92...eu só usava faber aquarelavel, pois não tinha grana pra comprar um conté da vida. na epoca a diferença entre o faber aquarelavel e o cumum era gritante...hoje ja não sei como esta...devido a evolução. vejo como exemplo o nanquim...antigamente se usava bico de pena...depois passou para a "malditas" canetas recarregaveis com traço fixo (entopiam toda hora...um saco) e por fim vieram as canetas nanquim descartaveis...muito melhor que as recarregaveis.
bom, mudando de assunto...se tiver mais trabalhos...posta ai...me da uma grande nostalgia. sou fan de desenhos a mão-livre...apesar de meio enferrujado...da vontade de voltar a desenhar. eu tenho até uma tablet....mas não consigo me adaptar...acho muito ruim. sem contar que nada mais prazeroso que lapis e papel.