Olá pessoal, blz! Fico muito feliz que todos estão gostando da cena, esse é um material que estou fazendo com muito carinho, espero mais pra frente poder fazer outras cenas do universo tolkiniano. Segue um up da cena, finalmente minha máquina chegou, hehe. danilo_icf - e ai cara, pois é eu andei um pouco sumido, muito trabalho, e agora tb nasceu meu filho, então as prioridades mudam. Quanto as luzes eu usei o sistema daylight com mr sun e mr sky, e 3 mr sky portal, 1 pequena dentro da casa e 2 fora focando pelas aberturas. Outro fator importante para a iluminação é que estou trabalhando com gamma 2.2 AO por enquanto só o do shader A&D, vou deixar pra renderizar um pass de AO quando estiver tudo pronto. Quanto a outras vistas... quem sabe um dia, hehehe, pra fazer só essa vista já ta dando bastante trabalho :P john john - Fala cara blz, to usando mental ray sim, mas não tenho preferencias por render, trabalho tanto com mental quanto com vray, esse trabalho quis usar o mental pra testar as sky portal. Nhuks - é eu tb curto usar distorção cromatica, mas normalmente tenho cautela no quanto usar, pois ele é um efeito semelhante ao DOF. DIgo isso no sentido de que o dof muitas vz é usado de maneira errada, pois é colocado de maneira fisicamente impossivel, o que acaba deixando a cena falça. Nessas horas entender de fotografia ajuda muito, recomendo a todos fazer cursos de fotografia (esqueçam maquina digital, a não ser que tenham uma profissional) Falando na distorção novamente, eu tenho um shader fantastico pro mr que faz esse efeito, é um shader de lente, é o melhor que eu conheço, porem é muito pesado pro render. Então quando faço uso o photoshop pra gerar ele, tem um filtro no distort chamado Lens Correction, ele gera distorção cromatica e vignet de maneira muito eficiente. wendell - E ai fera, po fico até emocionado cara, seus trampos tb são ótimos, sempre dou uma olhada nos teus post, acompanhei off topic o teu ovini e o teu batmovel, ficaram fantásticos, parabéns! wagnertico - Valeu cara :D Dellos-br - :D :D :D :D :D