galera vlw mesmo... to achando bacana que gostaram do meu rig, e eu juro que é meu primeiro rig para personagens que faço com bones e recursos do próprio max sem auxilio plugins, antigamente eu só usava o CAT ou biped.. agora que ví que é bemmm melhor criar o próprio rig da maneira que bem entender abandonei de vez esses...
Bom galera, já que pediram vou criar um tópico na sessão de Colaborações e Grupos de Estudo tbm com esse rig...
Quanto ao rig facial eu fiz tudo com morph, são 34 morphs ao total que eu controlo pelas bolinhas coloridas que estão nas imagens de meu rosto, é uma técnica básica.. assim que tiver um tempinho explico melhor usando imagens de exemplos... e já tenho várias idéias de animações à anos.. hehe em breve começarei os primeiros testes.. agora to mais é dando uma estudada e observando as pessoas se moverem.. aliás eu criei o rig baseado nos movimentos que fasso de verdade, por isso fiz assim o braço pq eu percebi que não é só meu antebraço que deforma gradualmente, meu braço tbm.. hehe bom.. t+ galera