ai meus queridos...valeu mais uma vez...esteban..nhuks..tvidotto...gustavo e stherno...obrigado pelo apoio e dicas...pra falar a verdade tmb acho q o bump da parede ficou exagerado...quanto ao ventilador..sabe como é...é um elemento secundário...nem sempre a gente da o devido valor em termos de detalhes para objetos q não ficam em evidencia..de qualquer forma obrigado pelo toque tvidotto..
mas falando do ivy...então pessoal....o ivy para as versões do max 9 e anteriores funciona como um programinha a parte...na verdade tu cria no max os objetos q quer colocar a vegetação e exporta ele como obj(se não me engano) e importa no ivy...ai tu cria a trepadeira específica para esse objeto..ex: uma parede...no ivy então tu define a intensidade da planta..tamanho..o nivel de aderencia da trepadeira em relação a parede...e da um gorw para iniciar...e stop quando achar q ta bacana...é bem simples...não vou detalhar como fazer...mas com poucos testes o cara pega a manhã...depois tu exporta essa trepadeira criada no ivy e importa no max...ela vem bem certinho no lugar e tal...ja no max 2009..tu copia o arquivo para a pasta plugins do max...e ele aparece na aba create como mostra na 2°imagem...ele ja fica integrado na interface do max...bem mais prático...ai em termos de configuração...é só fazer uns testes q tu ja vai ver como funciona..
esta é a interface do programa quando não esta anexado no max....(para max 9 ou inferior)
aqui o ivy integrado no max 2009
espero q isso ajude...se mesmo asim sirgirem dúvidas é só pedir....dando uma vasculhada nas notícias aqui do site vcs podem encontar links para informações e downloads do ivy.....abraççç