Fala Danilongo;
Blz cara, que bom que aproveitou legal o tuto. Devemos agradecer ao tiagodmed que foi quem nos trouxe essa maravilha. Abraço.
Ricmage,
Não sou a pessoa mais indicada para falar de Animação. Já fiz uma, comercial, no inicio da minha carreira, mas o mercado não paga pelo serviço com certa frequencia, por ser um trampo caro, então não tenho muito conhecimento. Vou tentar dar uns toques, mas seria bom você tentar ver com alguém com maior experiência.
Pelo que vejo por aí, animações mesmo de empresas maiores tem resolução mais baixa que um video comum, normalmente elas são geradas a 640x480 ou menos, já que as telas de TV's tem resolução muito inferior que os monitores de PC. Como demoram bastante tempo para serem geradas, uma resolução maior implica em mais tempo de render.
Outra coisa que tomo cuidado inclusive em imagens estáticas é a quantidade de subdivids do efeito de reflexão e refração dos materiais, valores maiores implicam em um tempo maior de render. E muitas vezes um material muito detalhado, não irá dar um efeito assim tão espetacular devido ao movimento. Outra coisa em relação aos materiais é o tamanho dos mapas de textura, materiais com mapas muito grandes com arquivos pesados demoram de ser carregados.
O uso de displacement do material, demora o calculo de iluminação, prefira sempre usar o vraydisplacementmod, se você usar o vray. No Mray não sei se existe um comando igual, alguém que trabalhe com Mray poderá te responder melhor.
Outra questão é a quantidade de poligonos de certos objetos, se forem objetos muito pesados e importantes para a cena, tente trabalhar com proxys, o Vray e o Mray já utilizam dessa alternativa para reduzir poligonos sem perder qualidade e sem comer muita memoria. Se forem objetos secundários na cena tente reduzir o numero de faces.
A própria configuração do render influencia no tempo de render. Existe um Curso da Gnomon, que o autor faz uma relação com qualidade e tempo de render. Seria interessante, se possível, você dar uma olhada nesse curso. O nome do curso é: GNOMONOLOGY 3DMAX VRAY SPEED VS QUALITY. É um material muito interessante e bastante instrutivo, o unico problema é que é em inglês. Mas se vc mandar bem na lingua isso se resolve.
Bom, acho que é isso. Parece-me que vc não usa o vray. Qual renderizador vc utiliza? Me passa algumas informações da cena, você postou ela em algum lugar aqui no forum, se sim, passa o link. Talvez vendo a imagem surja mais alguma solução.
Quanto ao script, ele é apenas uma ferramenta de distribuição de objetos, podem ser proxys ou não, acho que é aceito por outros renderizadores, teria que testar. E não, ele não vem com biblioteca. Já que muitas vezes esse blocos são comerciais e o script é free.
Ufa, acho que é só isso. Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma duvida é só falar. Se souber te respondo.
Abraço