Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
Fernando: oi Fernando!! tudo bem?? pois fechou o pacote irmão, vamos logo acabar com essa confusão, tudo bem??
Sobre os morangos, qual o problema que sejam models 3d prontos?? eu estudei o tutorial e os produzi por mim mesmo. Modelo faz tempo tanto no Maya e no 3ds Max. Será que eu seria tão retardado a ponto de não modelar um simples morango?? O que é um morango?? não tem nada demais.
É só criar uma esfera no Maya, Menu >> Create >> Polygon Primitives >> Sphere. Depois é só mudar os parâmetros de \"Polysphere\": Subdivisions axis = colocar algo em torno de 16,00 e em Subdivision height= 16,00.
Seleciona a esfera, clica com o botão direito para aparecer as opções flutuantes do Maya >> escolher a opção \"Vertex\" e habilitar a ferramenta Scale tool ( tecla de atalho \"R\") e ir re-escalonando a esfera até ficar na forma do morango.
Para fazer os gomos basta selecionar as faces alternadas, ir em Edit Mesh >> Extrude só que antes tem que desabilitar a opção \"Keep faces together\", para desabilitar as faces juntas e fazê-las separadas, independentes uma das outras.
Pode dar uma extrusão neggativa ( para dentro ) da malha do morango, e habilitar a opção de malha high-poly ( Subdivision smoothness ) no Maya, teclando \"3\".
Para fazer a parte do meio do morango que é mais saliente, para fora, é só escolher a opção Vertex >> Habilitar o soft selection no Maya ( tecla de atalho \"B\" ) e ir remodelando tomando cuidado com o fallof radius do Maya.
Na parte de cima do morango que já é reto, rente a malha, escolhe a opção Vertex >> Habilita novamente o Soft selection \"B\" ) e escolhe a ferramenta Scale tool ( tecla de atalho \"R\" ) e deixa essa parte modelada reto.
Depois escolhe a opção Vertex, seleciona todos os vértices do morango, e clica com o botão direito do mouse e escolhe a opção \"Average vertices\" ( vértices medianos )e em Interation coloca = 6,00.
Depois escolhe a opção Face >> Poken Faces e no Outliner do Maya você escolhe a opção \"Set\" >> botão direito do mouse >> Select set members.
Depois escolhe a opção Face >> seleciona tudo ( ctrl + A ) e escolhe a opção \"Extrude face\" para extrusionar as faces em separado. ( cada uma ).
No channel box do Maya, nas opções de \"Local scale X e Y, é só colocar um valor menor do que 1,00; pode colocar por exemplo 0,70, assim as faces derão um outline para dentro delas.
Depois clica com o botão direito e escolhe a opção \"Toogle Keep faces together\" e no Channel box coloca algo em torno de 0.50 em \"Local Scale X\" e \"Local scale Y\".
Isso é feito para suavizar a malha das faces dos gomos do morango. Clica com o botão direito e escolhe novamente a opção de \"Extrude face\" e no channel box escolhe a opção de \"Local Translate Z\" e coloca um valor de algo em torno de -0.07 e controla esse parâmetro com o botão do meio do mouse ( MMB- middle mouse button )que é a rollout, e escolhe um valor negativo bem pequeno, para haver furos ( sulcos internos ) na malha do morango.
Ainda no channel box em \"Local Translate Z\" coloca mais ou menos 0.1. Vai no menu superior Create >> Sets >> e escolha outro set, chamado set2 ( automaticamente o Maya renomeia o próximo Set ).
Seleciona a malha 3d do morango novamente e escolhe a opção \"Local Translate Z\" e coloca algo em torno de 0.05.
Em Polyextrudeface no quadro de histórico do Maya, na opção \"Local translate Z\" coloque algo em torno de -0.03 para fazer as sementes.
Para fazer as folhas, pode ser de milhares de formas, ou usando uma primitiva de um cilindro, ou então usando um polyplane do Maya, modelando em Nurbs.
Será que mais alguém ai tem dúvidas de que eu sei modelar um simples morango?? Ave maria.
A cena como um todo não deixa de ser minha, eu modelei o cavalo marinho e os chocolates, e o posicionamento das luzes estão sim iguais, mas eu configurei as luzes e mudei os valores dos multipliers delas; é tanto que a minha iluminação ficou mais quente e diferente da outra imagem.
Se somente o morango não for meu, tudo bem, para evitar problemas, então problema resolvido, eu edito o tópico lá em cima, pronto??
Espero que com isso diminuam os problemas.
Obrigado pelos comentários de todos.